Autor Tópico: Impressão em domínio Windows sem pedir senha  (Lida 7876 vezes)

Offline mariopljr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Online: 21 de Novembro de 2012, 14:38 »
Galera, estou precisando de ajuda.

Estou rodando Ubuntu 12.04 em um equipamento. Este, já está ingressado no domínio Windows (utilizei o likewise).
No Ubuntu tenho instalado uma impressora Samsung SCX6555N de rede disponibilizada por um Servidor de Impressão Windows Server 2008.
O driver utilizado é o Samsung Unified Linux Driver.
As impressões funcionam perfeitamente somente se coloco um usuário válido do domínio Windows nas configurações da impressora.
Como meu monitoramento de impressão é feito por usuário, se deixar assim a configuração, perderei o controle de impressões por usuários, visto que o Ubuntu é utilizado por diversos outros usuários.
Minha pergunta é. Existe algum meio de a autenticação ser feita de maneira automática utilizando as credenciais da própria sessão do usuário logado (usuário do domínio Windows utilizado no Ubuntu)?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2012, 19:18 »
Informe-se sobre o software PaperCut.
http://www.papercut.com/

Não é OpenSource, mas acho que faz tudo que vc precisa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mariopljr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2012, 07:44 »
Informe-se sobre o software PaperCut.
http://www.papercut.com/

Não é OpenSource, mas acho que faz tudo que vc precisa.

Prezado zekkerj,

o Papercut é uma solução de gerenciamento de impressão (monitoramento, cotas e outros). Isso eu já tenho.
Meu problema é o Ubuntu não enviar para o servidor de impressão Windows as credenciais (de domínio) utilizadas no logon.

Mesmo assim, agradeço sua ajuda.

Forte abraço 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2012, 11:10 »
É que não tem como fazer o que você quer apenas com o Ubuntu. Até onde eu sei, a impressora é um recurso do sistema, não do usuário. Assim, a instalação vai ser a mesma para todos os usuários da máquina.

O Papercut vai te dar um cliente a instalar na estação que vai permitir autenticar cada usuário de forma diferente (pelo menos no Windows funciona assim; eu nunca usei o cliente Papercut pra Linux).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mariopljr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2012, 14:59 »
É que não tem como fazer o que você quer apenas com o Ubuntu. Até onde eu sei, a impressora é um recurso do sistema, não do usuário. Assim, a instalação vai ser a mesma para todos os usuários da máquina.

O Papercut vai te dar um cliente a instalar na estação que vai permitir autenticar cada usuário de forma diferente (pelo menos no Windows funciona assim; eu nunca usei o cliente Papercut pra Linux).

Ok zekkerj.

O Papercut é pago e tem um custo relativamente alto.
Estou tentando implementar o Ubuntu justamente para reduzir custos. Então, o uso do Papercut no meu caso não se enquandra. Existe algum outro aplicativo que faria esta função?

Grato

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:02 »
Me interessando no seu projeto, pretendo instalar um serviço semelhante ao meu servidor, mas meu Servidor é Linux..! Encontrei isso:
Espero que ajude..!  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:11 »
É que não tem como fazer o que você quer apenas com o Ubuntu. Até onde eu sei, a impressora é um recurso do sistema, não do usuário. Assim, a instalação vai ser a mesma para todos os usuários da máquina.

O Papercut vai te dar um cliente a instalar na estação que vai permitir autenticar cada usuário de forma diferente (pelo menos no Windows funciona assim; eu nunca usei o cliente Papercut pra Linux).

Ok zekkerj.

O Papercut é pago e tem um custo relativamente alto.
Estou tentando implementar o Ubuntu justamente para reduzir custos. Então, o uso do Papercut no meu caso não se enquandra. Existe algum outro aplicativo que faria esta função?

Grato
Como eu disse, até onde eu sei, não tem como fazer o que você quer fazer apenas com o Ubuntu. O CUPS --- serviço de impressão --- reconhece as impressoras como recursos de sistema, não do usuário. Talvez --- talvez!!! --- seja possível cadastrar impressoras diferentes para usuários diferentes na mesma máquina, mas isso envolve configuração do CUPS que eu não conheço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:31 »
Para adicionar novas impressoras basta pressionar o botão “Add Printer”. O CUPS mostra uma janela como a apresentada na figura 3, solicitando informações do nome da impressora a ser compartilhada ou fila da impressão (Name), a localização da impressora (Location) e uma descrição (Description) que possibilita identificar melhor a impressora.

Após identificar a impressora, deve-se selecionar o dispositivo de compartilhamento. Entre os possíveis temos: impressão em portas serial, paralela, filas de impressão remotas de outros servidores de impressão, impressoras compartilhadas com o LPD e impressão para arquivo.

Na seqüência o administrador escolhe o modelo/driver da impressora que está instalando e compartilhando.

Após a seleção do driver, o CPUS procede com a instalação da impressora e se obtiver êxito uma mensagem de sucesso é enviada confirmando a operação. Assim que a impressora estiver instalada, as informações sobre a mesma podem ser consultadas.

Após a instalação, a impressora está disponível para ser usada pela máquina local ou por outra máquina da rede. Automaticamente, o compartilhamento da impressora foi criado e é disponibilizado para toda a rede, inclusive para outros servidores de impressão que passarão a visualizar esse novo compartilhamento. Essa facilidade é o ponto forte do CUPS, pois isenta o administrador de realizar configurações extras nas máquinas que precisam acessar via rede a nova impressora.


Fonte

Offline mariopljr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2012, 07:52 »
Para adicionar novas impressoras basta pressionar o botão “Add Printer”. O CUPS mostra uma janela como a apresentada na figura 3, solicitando informações do nome da impressora a ser compartilhada ou fila da impressão (Name), a localização da impressora (Location) e uma descrição (Description) que possibilita identificar melhor a impressora.

Após identificar a impressora, deve-se selecionar o dispositivo de compartilhamento. Entre os possíveis temos: impressão em portas serial, paralela, filas de impressão remotas de outros servidores de impressão, impressoras compartilhadas com o LPD e impressão para arquivo.

Na seqüência o administrador escolhe o modelo/driver da impressora que está instalando e compartilhando.

Após a seleção do driver, o CPUS procede com a instalação da impressora e se obtiver êxito uma mensagem de sucesso é enviada confirmando a operação. Assim que a impressora estiver instalada, as informações sobre a mesma podem ser consultadas.

Após a instalação, a impressora está disponível para ser usada pela máquina local ou por outra máquina da rede. Automaticamente, o compartilhamento da impressora foi criado e é disponibilizado para toda a rede, inclusive para outros servidores de impressão que passarão a visualizar esse novo compartilhamento. Essa facilidade é o ponto forte do CUPS, pois isenta o administrador de realizar configurações extras nas máquinas que precisam acessar via rede a nova impressora.


Fonte

Prezado Arthur,

necessito que o Ubuntu tenho o mesmo comportamento de um desktop Windows no que se refere a credenciais para a impressão (seja nativamente ou por  aplicativos de terceiros).
Um desktop Windows utiliza as credenciais do usuário para ter permissões no servidor de impressão e concluir o job.
Qualquer usuário do domínio Windows que se logar no equipamento e tiver permissão, imprimirá.
Como já expliquei em citação anterior, consigo imprimir normalmente mas setando um usuário/senha nas configurações da impressora.
Isso não funciona para mim pois minhas impressões são gerenciadas e contabilizadas por usuário.

Fico grato pela ajuda.

   

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2012, 11:55 »
Certo.. Servidor Linux..? O Cups não faz o mesmo trabalho, controlando impressoras por usuários..?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2012, 12:20 »
Eu acho que não. Até onde eu sei, ele controla as impressoras de forma centralizada --- a impressora é instalada pra máquina, não pro usuário.

Mas seria bom consultar a documentação do CUPS, pra confirmar se é assim mesmo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2012, 12:27 »
CUPS Documentation

Vamos dar uma olhada..

Mas será que se controla o acesso à impressora por usuário.?

Me parece que ele não tem esse tipo de serviço.. Teria uma outra solução.?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 12:29 por Arthur Bernardes »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2012, 12:41 »
O papercut faz.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Impressão em domínio Windows sem pedir senha
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2012, 13:11 »
Nos parece uma boa alternativa.. E tem versão Para Linux..!

http://www.papercut.com/products/ng/manual/