Autor Tópico: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!  (Lida 2564 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Online: 27 de Novembro de 2012, 00:49 »
E aeaee galera, blz? Seguinte, Montei um servidor com LTSP 4.2 + Ubuntu 11.4 LTS para 15 thin clients EZ700. Mas quando toco som pela estação, o som sai no servidor, nunca vi isso! e no microfone da estação não sai nada, ja fui no Alsamixer, em "Sons" e só tem a placa do servidor, como fazer para o som ficar na estação.
O Hardware de som da estação é: CODEC VT1612A para ver o módulo que o linux carrega durante do boot na estação espetei um pendrive com "linux DamsMall" na estação, pois outos por serem pesados ele não boot no thin client, dei um "lspci" e vi que o nome do módulo de audio carregado é: CS5536. Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 07:20 »
Citar
Mas quando toco som pela estação, o som sai no servidor, nunca vi isso!
É o que acontece quando vc usa som no LTSP, principalmente na versão 4.2 (mais antiga que andar pra frente).
Pra que o som saia na estação, vc tem que executar sua aplicação no thinclient, não como uma aplicação comum. Aplicações comuns são executadas no servidor, por isso o LTSP consegue ser rápido mesmo com terminais lentos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:40 »
humm! mas o problema amigo, é que meus terminais não suportam LTSP 5, por isso to usando o 4, e bem... pesquisando na net, vi um pessoal dizendo que nesse caso, eu deveria setar uma configração do módulo de audio no lts.conf, mas não estou conseguindo fazer isso. Como eu poderia setar essa cofiguração? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:15 »
Se vc disser que uma configuração do módulo de áudio é essa, e o que acontece pra vc não conseguir fazê-la, fica mais fácil de eu opinar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 20:55 »
É como devo setar o módulo de som que é carregado pelo linux durante o boot no arquivo "lts.conf". o módulo que ele carrega é CD5536. Porque tentei setar mas não deu certo!

[SoundStation]
    SOUND = Y
    SMODULE_01 = auto
    SOUND_DAEMON = esd

Alguma idéia de como posso configura isso no meu cenário? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:29 »
Então... o fato de vc fazer essa configuração não significa que a aplicação vá seguí-la. Pra que funcione, a aplicação tem que usar o serviço "esd" (que foi abandonado pela maioria das aplicações, que adotaram o "alsa").

Lembro que quando eu trabalhava com o LTSP 4.2, eu passei muitas noites e madrugadas procurando uma forma de fazer com que o som da estação fosse pros terminais. Abandonei o LTSP 4.2 sem conseguir resolver isso (e até onde eu sei, foi uma das motivações pra criar o LTSP 5).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Som do terminal no LTSP 4.2 sai no servidor!
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:23 »
hum!!! Entendi! Resumindo então, na versão 5 do LTSP fizeram esse aprimoramento, que alias, funciona muito bem no 5 mesmo! Porém o que vc me disse um dia, sobre o LTSP 5 ser mais pesado que o 4.2 é mesmo muita verdade, mas nao imaginava que tanto. Quiz fazer o teste, rodei os dois no meu server e nossa! fiquei impressionado. No 4.2 os terminais sobem rapidinho e ficam levissimos, se não fossem esses contras era perfeito! Ja no 5 o mouse e teclados demora demais pra reconhecer, e na abertura de aplicações mesmo é demorado, pesado, chega a travar! Mas bem, então minha unica alternativa mesmo é trocar os pcs de meu laboratório, rsrsrsr que não acontecerá tão cedo! pq meus thin clients não suportam do LTSP5 não, pesa muito, ja tentei várias mudanças em arquivos e nada... Bem, então por enquanto, vou ter que continuar usando "Rwindows" mesmo, até trocar os pcs. Mas bem, de qualquer forma obrigado! Abraços!