Autor Tópico: Ubuntu 12.10 muito lento  (Lida 11484 vezes)

Offline MLothus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 12.10 muito lento
« Online: 27 de Novembro de 2012, 19:37 »
Olá sou novo no Ubuntu, sempre usei Windows e decidi da uma chance ao Linux, não me arrependo, realmente é um ótimo sistema operacional, mas estou enfrentando problemas.
Ele está muito lento, estou com o Ubuntu instalado vai fazer 24h e nas primeiras horas ele rodava de forma majestosa, excelente, hoje cheguei do trabalho e encontrei o sistema bem lento, com um delay enooorme na hora de escrever no painel inicial e em todo o resto do sistema.

Não creio que seja hardware, meu PC tem força de sobra pra carregar o Ubuntu, já tentei passar o Ubuntu Tweak, reinciei, mas nada adiantou.

Minha configuração
Phenom x4 965
8GB RAM
A790GXM-AD3
HD5850
500GB

Muito obrigado.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 19:55 »
Estranho, com seu hardware deveria rodar liso, chegou a instalar o driver de vídeo proprietário.

Abraço.

Offline MLothus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:30 »
Estranho, com seu hardware deveria rodar liso, chegou a instalar o driver de vídeo proprietário.

Abraço.

Olá.
Desculpe ainda não entendo praticamente nada de Linux, você quer dizer o driver de vídeo? Se sim, está instalado sim, porem estou usando o X.Org.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2012, 16:38 »
Pelo que vi de seu hardware sua placa de vídeo é uma ATI/AMD HD5850, vá em:

1 - Menu configurações (ícone de uma engrenagem na na barra superior, na direita da tela),
2 - Depois clique em configurações do sistema;
3 - Escolha canais de software

Então aparecerá uma tela, vá agora na aba drivers adicionais e escolha seu driver.

Abraço.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:06 »
Outro detalhe você colocou o ubuntu 12.10 x32 ou x64 ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline brunosmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2012, 20:48 »
Eu tô com o mesmo problema, o painel inicial está super lento. Minha máquina é um Athlon 64-X2 com 4GB de RAM.

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:20 »
Tenho processador e placa gráfica AMD.
Estava sentindo essa lentidão, mas quando instalei os drivers de vídeo mais recentes (os que vem na página oficial da AMD) ficou voando o Ubuntu. É até simples instalá-lo, mas tive alguns problemas. Porém vale apena.

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 21:39 »
Cara eu to com mesmo Problema

Minhas configurações

Core i7-960
6gb ram ddr3 1600
Radeon 6950

E o Painel inicial esta muito muito lento...

O meu ubuntu é x86 acho que ser 32 ou 64 bits não seria problema para velocidade do Painel Inicial...

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 21:47 »
Vou tentar o que o Fernando H Soares

Talvez possa ser algo relacionado a Placa Gráfica da AMD
Vou tentar instalar e posto se algo mudou

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 22:31 »
Cara eu to com mesmo Problema

Minhas configurações

Core i7-960
6gb ram ddr3 1600
Radeon 6950

E o Painel inicial esta muito muito lento...

O meu ubuntu é x86 acho que ser 32 ou 64 bits não seria problema para velocidade do Painel Inicial...

Você acha ?

O que diabos fico a pensar um cara com uma máquina dessa está usando arquitetura x86 (defasada) no sistema operacional...

Já sabes onde está o problema né.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 22:33 »
Cara, com uma máquina dessa, coloca 64 Bits..!  ;D

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:30 »
Ok... Estou fazendo testes com a versão 32 bits

mas isso não é motivo para SOMENTE o PAINEL INICIAL do ubuntu ficar lento

Então vocês estão me dizendo que se a pessoa possuir um computador inferior ao meu usando ubuntu 32 bits vai ficar muito lento é isso ???



"Os bits de um processador não se referem à sua velocidade, mas sim à quantidade de informação que ele leva em cada viagem, logo, é necessário mais memória RAM para potencializar essa capacidade."

"A velocidade do processamento dos dados é determinada pelo clock do processador, e não pela sua arquitetura. Em suma, ao utilizar programas leves ou que não sejam desenvolvidos para o novo padrão de processamento, geralmente os mais antigos, a diferença de velocidade é nula ou muito pequena."


Deem uma olhada na diferença entre 32 e 64 bits...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 09:35 por Charrabo »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:35 »
Ok... Estou fazendo testes com a versão 32bits

mas isso não é motivo para SOMENTE o PAINEL INICIAL do ubuntu ficar lento

Então vocês estão me dizendo que se a pessoa possuir um computador inferior ao meu usando ubuntu 32 bits vai ficar muito lento é isso ???




Digamos assim sua máquina tem arquitetura x64, o x86 não está usando nem 30% do potencial do processador e muito menos a quantidade de memória que você tem.

Em termo figurativo :

É como se colocasse uma ferrari em cima de uma carroça de bois, e pedisse para a carroça arrastar o carro.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:51 »
Velocidade de processamento não é determinada pela arquitetura 32 ou 64 bits e sim pelo clock do processador...

Ok na memória tem diferença, mas isso não explica o fato principal desse tópico... 

Você esta me dizendo que se uma pessoa possui um dual core com um SO 32 bits vai ter mais desempenho do que um core i7 com SO 32 bits ?

Não tem lógica o PAINEL INICIAL do ubuntu ficar lento por causa disso

Lembrando que eu não estou comparando a velocidade de 32 x 64 bits na minha configuração (Hardware) , estou reclamando que o PAINEL INICIAL do ubuntu esta lento em minha maquina, somente o PAINEL INICIAL  os outros softwares estão com excelente desempenho...

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 15:46 »
Velocidade de processamento não é determinada pela arquitetura 32 ou 64 bits e sim pelo clock do processador...

Ok na memória tem diferença, mas isso não explica o fato principal desse tópico...  

Você esta me dizendo que se uma pessoa possui um dual core com um SO 32 bits vai ter mais desempenho do que um core i7 com SO 32 bits ?

Não tem lógica o PAINEL INICIAL do ubuntu ficar lento por causa disso

Lembrando que eu não estou comparando a velocidade de 32 x 64 bits na minha configuração (Hardware) , estou reclamando que o PAINEL INICIAL do ubuntu esta lento em minha maquina, somente o PAINEL INICIAL  os outros softwares estão com excelente desempenho...

Velocidade de processamento é determinado por vários fatores, entre eles a arquitetura sim. No link abaixo há um exemplo claro de como a simples mudança de arquitetura gera ganho de desempenho:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1204_3264&num=2

O Clock do processador é um fator importante, porém sozinho não quer dizer muita coisa. Por exemplo um Intel core i5 3317u (1.7 GHz) é muito mais potente do que um Intel B960 (2.2 GHz), apesar do clock bem menor.

Para se analisar a potência de um sistema também temos que avaliar sobre que tipo de tarefas será baseada a análise. Um exempo claro é um sistema com um processador "ruim" e uma boa placa gráfica. Se o fator de análise for games, ele terá um desempenho muito superior a um sistema com um Core i5 Ivy Bridge, mesmo com a CPU muito menos potente. Já se o fator de análise for capacidade de compactação e descompactação de arquivos, por exemplo, a situação se inverte.

Resumindo, para analisar a potência de um sistema temos que levar em conta os seguintes fatores:

1) Estamos interessados em potência para realizar que tipo de tarefas ?

2) Qual a configuração do hardware principal para execução daquela tarefa;

3) Quais as configurações do SO utilizado (incluída a sua arquitetura);

3) Qual a configuração geral do hardware do sistema.

 
Ou seja, é necessária uma análise completa do sistema (incluídos harwdare e software), e não apenas verificar qual CPU possui o clock mais alto.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 15:48 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog