Autor Tópico: Ubuntu 12.10 muito lento  (Lida 11487 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 15:53 »
Velocidade de processamento não é determinada pela arquitetura 32 ou 64 bits e sim pelo clock do processador...

Ok na memória tem diferença, mas isso não explica o fato principal desse tópico...  

Você esta me dizendo que se uma pessoa possui um dual core com um SO 32 bits vai ter mais desempenho do que um core i7 com SO 32 bits ?

Não tem lógica o PAINEL INICIAL do ubuntu ficar lento por causa disso

Lembrando que eu não estou comparando a velocidade de 32 x 64 bits na minha configuração (Hardware) , estou reclamando que o PAINEL INICIAL do ubuntu esta lento em minha maquina, somente o PAINEL INICIAL  os outros softwares estão com excelente desempenho...

Sua afirmação é errônea. Clock não determina arquitetura e muito menos qual SO utilizar.

Tem máquinas x32 single core com Core mais alto que um x64 quadcore por exemplo, e nem por isso será determinado a arquitetura por causa disto.

Por exemplo o pentium 4 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentium_4 (tabela de clock)

Por exemplo o Core2 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_Core_2 (tabela de clock)

hugoleal85 já explicou.

-------

Outro detalhe que ninguém falou aqui, você instalou os drivers proprietários da placa gráfica radeon ?
O 12.10 quando não se instala o driver proprietário ele joga toda responsabilidade de execução de processos e de gráficos para o processador sozinho.

http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 16:05 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 01:36 »
Tudo bem minha configuração é errônea não é só o clock que determina a velocidade do processador

Agora eu só questionei que SOMENTE O PAINEL INICIAL  esta lento... o resto esta com excelente desempenho

Ai todos me falam que é por causa que eu coloquei um SO 32 bits.. só contestei que isso não é justificativa para uma pequena parte do sistema ficar lenta....

Eu sei que para determinados objetivos não é só o processador e concordo com vocês e etc....








Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 06:24 »
Tudo bem minha configuração é errônea não é só o clock que determina a velocidade do processador

Agora eu só questionei que SOMENTE O PAINEL INICIAL  esta lento... o resto esta com excelente desempenho

Ai todos me falam que é por causa que eu coloquei um SO 32 bits.. só contestei que isso não é justificativa para uma pequena parte do sistema ficar lenta....

Eu sei que para determinados objetivos não é só o processador e concordo com vocês e etc....



Dá uma checada no driver de video, como eu disse o 12.10 quando o driver não está instalado corretamente ele usa o processador para tarefas gráficas do ambiente.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 06:28 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:13 »
Tudo bem minha configuração é errônea não é só o clock que determina a velocidade do processador

Agora eu só questionei que SOMENTE O PAINEL INICIAL  esta lento... o resto esta com excelente desempenho

Ai todos me falam que é por causa que eu coloquei um SO 32 bits.. só contestei que isso não é justificativa para uma pequena parte do sistema ficar lenta....

Eu sei que para determinados objetivos não é só o processador e concordo com vocês e etc....



Dá uma checada no driver de video, como eu disse o 12.10 quando o driver não está instalado corretamente ele usa o processador para tarefas gráficas do ambiente.



Tudo bem, vou dar uma olhada e te falo... mas de qualquer forma obrigado pela atenção...

Um debate saudável é sempre bom hahahahah

Agora fica minha pergunta, a maioria das pessoas que relataram isso tinham placa de video AMD, será que tem algo contra algum modelo especifico..???

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:22 »

Agora fica minha pergunta, a maioria das pessoas que relataram isso tinham placa de video AMD, será que tem algo contra algum modelo especifico..???

Atualmente, ao contrário de algum tempo atrás, vemos os drivers AMD para Linux não estão tão bons como os drivers NVidia (e principalmente em comparação aos drivers Intel), sendo assim é natural que usuários de placas gráficas desse fabricante se queixem um pouco mais que os demais.

Entretanto, depois da chegada da Valve ao Linux (e da provável chegada em breve da Blizzard) vemos um maior envolvimento dos fabricantes de placas gráficas com o pinguim, o que tem resultado numa melhora nos drivers disponíveis para a arquitetura. Ainda assim, de fato há alguns modelos bem problemáticos, os quais quando utilizados com o pinguim resultam em mais bugs e problemas que os demais.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Charrabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #20 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:54 »

Agora fica minha pergunta, a maioria das pessoas que relataram isso tinham placa de video AMD, será que tem algo contra algum modelo especifico..???

Atualmente, ao contrário de algum tempo atrás, vemos os drivers AMD para Linux não estão tão bons como os drivers NVidia (e principalmente em comparação aos drivers Intel), sendo assim é natural que usuários de placas gráficas desse fabricante se queixem um pouco mais que os demais.

Entretanto, depois da chegada da Valve ao Linux (e da provável chegada em breve da Blizzard) vemos um maior envolvimento dos fabricantes de placas gráficas com o pinguim, o que tem resultado numa melhora nos drivers disponíveis para a arquitetura. Ainda assim, de fato há alguns modelos bem problemáticos, os quais quando utilizados com o pinguim resultam em mais bugs e problemas que os demais.



Entendi, a chegada dessas empresas é excelente pois incentiva outras empresas e evolui o pinguim....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:58 »
Eu uso Amd Radeon em minhas 2 máquinas da assinatura, sempre que faço uma instalação nova dá uma dor de cabeça como tela preta, ou ter que reverter drivers e tal.

Mais depois de configurar direitinho o problema vai embora, estou com as 2 a pleno vapor aqui sem dar pau.

As da intel(onboard) e nvidia tem uma melhor compatibilidade com linux.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 17:58 »
Citar
Atualmente, ao contrário de algum tempo atrás, vemos os drivers AMD para Linux não estão tão bons como os drivers NVidia (e principalmente em comparação aos drivers Intel), sendo assim é natural que usuários de placas gráficas desse fabricante se queixem um pouco mais que os demais.
Hein? desde que eu me conheço por gente os drivers Linux pras placas AMD (antiga ATI) são problemáticos. Elas podem até ser melhores que as NVidia [Ei rapaziada verde, eu também sou ecológico, OK? ;D] mas no Linux, sempre foram dor de cabeça na certa...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #23 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 18:20 »
Charrabo, também não acho que o motivo da lentidão seja a arquitetura do sistema operacional, ainda mais que você diz que a lentidão é localizada em uma aplicação.

Mas realmente eu acho que você teria vantagem em passar pra 64 bits... vc tem 6GB de RAM, correto? Em 32bits, mesmo se estiver usando um kernel PAE, não vai estar usando tudo que sua máquina pode dar.

Só esclarecendo... o kernel normal de 32 bits só enxerga 4GB de RAM. Desses 4GB, vc tem que descartar ROM, memória de vídeo, CMOS, etc. Enfim; no frigir dos ovos, só sobram 3GB de RAM pra você. É isso e acabou; os outros 3GB ficam sem uso, disperdiçados.

A primeira alterntiva é o kernel PAE (também conhecido como "bigsmp"). Esse kernel mapeia a memória acima de 4GB usando um registrador de endereço, e assim permite que o sistema enxergue mais de 4GB. Mas... como a arquitetura ainda é de 32 bits, cada processo ainda está limitado aos 4GB que viram 3GB. Então se vc usa processos pesados (planilhas grandes, bancos de dados, etc) vai ter problemas, podendo até mesmo perder desempenho, pq o sistema não vai poder ficar com tanta coisa em memória, tendo que recorrer mais a disco.

Solução definitiva mesmo é o kernel de 64 bits. Aqui a arquitetura permite que vc use toda a memória que tiver, mesmo que chegue a alguns terabytes.

Mas vc já sabia disso, não? Mas nunca é demais lembrar...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:02 »
Citar
Atualmente, ao contrário de algum tempo atrás, vemos os drivers AMD para Linux não estão tão bons como os drivers NVidia (e principalmente em comparação aos drivers Intel), sendo assim é natural que usuários de placas gráficas desse fabricante se queixem um pouco mais que os demais.
Hein? desde que eu me conheço por gente os drivers Linux pras placas AMD (antiga ATI) são problemáticos. Elas podem até ser melhores que as NVidia [Ei rapaziada verde, eu também sou ecológico, OK? ;D] mas no Linux, sempre foram dor de cabeça na certa...

Não estou fazendo uma comparação histórica entre a AMD e NVidia e o seu envolvimento com o Linux, agora há algum tempo atrás a AMD estava sim mais envolvida com o Linux do que a NVidia. Este, aliás, foi um dos motivos do famoso "dedo médio" que o Linus mandou para a fabricante das GeForce, devido a falta de compromisso da empresa com o pinguim.

Recentemente, porém, esta situação começou a mudar: em primeiro lugar, devido a estar passando por dificuldades financeiras, a fabricante das placas gráficas Radeon demitiu boa parte dos desenvolvedores que estavam envolvidos com o Linux. Em segundo lugar, a Nvidia voltou a acelerar o desenvolvimento de novos drivers e ferramentas para o pinguim (especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre). Hoje dá pra se afirmar com certeza que os usuários de placas NVidia possuem um suporte bem superior no Linux do que aqueles que utilizam placas AMD, o que não era possível fazer alguns meses atrás.

Agora suporte de verdade é aquele que nos é dado pela Intel, a qual libera drivers e ferramentas para as suas placas gráficas na arquitetura livre meses antes delas terem sido sequer lançadas. Isso é simplesmente fantástico, com a empresa sendo merecedora de todos os elogios por parte da comunidade.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 22:02 »
Hugo, você está falando recentemente, e isso é muito recente. Veja cinco anos pra trás, e vai ver que numa certa época nem havia driver linux pra algumas placas ATI. Já as placas Nvidia sempre tiveram driver nativo e da comunidade.

Sobre as placas Intel... seria melhor se eles colocassem um pouco mais de esforço no projeto da placa, em si.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu 12.10 muito lento
« Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 07:02 »
Hugo, você está falando recentemente, e isso é muito recente. Veja cinco anos pra trás, e vai ver que numa certa época nem havia driver linux pra algumas placas ATI. Já as placas Nvidia sempre tiveram driver nativo e da comunidade.

Sobre as placas Intel... seria melhor se eles colocassem um pouco mais de esforço no projeto da placa, em si.

Concordo plenamente. Historicamente a NVidia sempre teve um suporte superior em relação a ATI. Se você observar meu tópico anterior verá que estava fazendo uma análise do período mais recente.

Entretanto, ressalto mais uma vez que suporte de verdade é o que nos é dado pela Intel.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog