Autor Tópico: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte  (Lida 15715 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Online: 28 de Novembro de 2012, 18:13 »
Olá, caros amigos do fórum

Na empresa onde trabalho existem umas 50 máquinas rodando Ubuntu 10.04 (Antes era o CentOS).

O pessoal já tá acostumado aqui. Por curiosidade, andei conversando com o responsável de TI sobre a perda do suporte do 10.04 e apesar de ciente, ele me disse que ainda não faz a menor ideia de qual SO poderia ser instalado em substituição ao Ubuntu.

As máquinas são velhas, todas com mais de 5 anos de uso.

Já ouvi o Tota falando aqui que a perda de suporte para o usuário comum não é problema.

E o platao me sugeriu uma vez que eu poderia usar o Ubuntu 10.04 para servidor e instalar a parte gráfica, sem problemas, ainda pensando na utilização de um usuário comum.

Mas, e numa empresa?

Quais seriam as consequências de se ter o 10.04 obsoleto rodando nas máquinas, em termos de segurança?

E na opinião de vocês, qual distro deveria substituir o Ubuntu aqui?

Pra jogar conversa fora, sem maiores pretensões, o que vocês acham?

Grande abraço a todos!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 18:16 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:23 »
Olha creio que não precisa trocar para outra distro não.

Pode instalar uma versão mais nova 12.04 LTS e nela colocar uma interface leve como xfce ou lxde como as máquinas são meio antigas como você disse. Pode se também usar um fork do gnome 2, há tantas opções.

Só por curiosidade é empresa de que ? 50 máquinas com linux em terminais bem interessante.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 18:25 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:27 »
Pra jogar conversa fora, sem maiores pretensões, o que vocês acham?

Ola

Com 50 maquinas na empresa e um cartão BNDES, o que os acionistas da mesma estão esperando para atualizar o parque de maquinas? Mande o TI se mexer e começar a programar reuniões setoriais na empresa e levar os resultados à presidencia para tomar pé da situação.

1) O Ubuntu poderia rodar na versão mais nova sem problemas desde que se fizessem testes prévios devido a interface gráfica.
Pegue uma maquina significativa do lote que possui e separe para testes. Tente varios ambientes gráficos e escolha um que seja bom para os usuarios e para o sistema.

2) Qual o problema em manter o 10.04 numa empresa? Basta ler os boletins de segurança do Kernel e dos aplicativos. Se algo muito assustador aparecer, atualize. Uma grande quantidade de empresas ainda mantém um parque de maquinas baseado em Windows XP com todas as pragas virtuais rondando e não têm maiores problemas. Como o GNU/Linux tem uma baixa incidencia de virus, atualizar para quê?

Modo piada on-----

Se a empresa não tem uma politica de atualização, compre apenas uma caixa de pregos.

Pregue as portas da companhia, assim ninguém entra mais.

Ninguém dará falta do uso dos computadores.

Modo piada off----

[]'s

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:37 »
Esse é exatamente um dos motivos por eu ter saido do ubuntu e ter ido pro CentOS: o suporte curto, que vai acabar ano que vem. Analisei a situação bem a fundo, pesquisei bastante, olhei alguns reviews e fiz minha escolha: CentOS 6 vai ser minha distro principal. Olha que beleza: vem com Gnome 2, tudo tá funcionando uma maravilha (flash, vídeos, músicas, webcam, wireless...), está rápido como um foguete, é estável como uma rocha e o suporte vai até 2020. Sim! 2020!  :D

Procurem por "dedoimedo centos" e vocês irão achar reviews bem bacanas sobre essa distro que todo mundo pensa que só funciona em servidores, mas roda que é uma beleza em desktop também.

Obs.: Continuarei a testar novas versões do ubuntu em VMs. O mundo deb ainda tá no meu sangue!  :D

Ah, respondendo a pergunta do tópico: sugiro voltar para o CentOS, principalmente essa versão 6.3 que está uma montanha de estabilidade e rapidez.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:46 »
a versão 10.04 para servidores tem suporte até 2015, acho muito mais interessante continuar no ubuntu do que migrar.

caso desejem uma solução com maior tempo de suporte, iria de scientific linux.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:23 »
Nunca fiz, mas não é possível trocar os repositórios do Ubuntu pelos repositórios do Ubuntu Server? E para isso acho que nem tem que instalar tudo de novo. Porque o Ubuntu 10.04 terá mais 2 anos de suporte em servidores. Pelo menos o essencial continuará atualizado, que é o kernel.

Quanto ao comentário do CentOS, não sei se compensa trocar o Ubuntu pelo CentOS. Eu instalei em uma máquina, e curti bastante, sistema estável para caramba, rápido, com Gnome 2 ainda, gostei até do tema do desktop! Mas... ele é um pouco mais complicadinho, demorei para entender a dinâmica dele de repositórios, tem repositório que não pode ativar junto de outro, e ainda não tem os famosos PPA's do Ubuntu (creio que os repositórios pessoais são em menor quantidade do que no Ubuntu). E tem outra coisa a se pensar: a comunidade dele não é tão forte, e parece que há poucos desenvolvedores (e os poucos que têm mantém uma política meio fechada, ninguém de fora participa ativamente), tanto que algumas atualizações demoram mais para aparecer no CentOS do que no Scientific Linux. Talvez o Scientific Linux seja melhor opção do que o CentOS, já que os dois tem a mesma origem, que é o RedHat, e possuem muitas coisas em comum.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:27 »
Nunca fiz, mas não é possível trocar os repositórios do Ubuntu pelos repositórios do Ubuntu Server? E para isso acho que nem tem que instalar tudo de novo. Porque o Ubuntu 10.04 terá mais 2 anos de suporte em servidores. Pelo menos o essencial continuará atualizado, que é o kernel.

posso estar velho mesmo. Eu nunca vi os repositorios do ubuntu server, pelo que me consta é o mesmo do Ubuntu com gnome, kde.

[]'s


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:49 »
Nunca fiz, mas não é possível trocar os repositórios do Ubuntu pelos repositórios do Ubuntu Server? E para isso acho que nem tem que instalar tudo de novo. Porque o Ubuntu 10.04 terá mais 2 anos de suporte em servidores. Pelo menos o essencial continuará atualizado, que é o kernel.

posso estar velho mesmo. Eu nunca vi os repositorios do ubuntu server, pelo que me consta é o mesmo do Ubuntu com gnome, kde.

[]'s



Vish, não tem repositório diferente? Realmente não sei... mas como então é mantido o suporte 5 anos no server e apenas 3 no desktop? Isso falando das versões anteriores ao 12.04, já que nessa versão o suporte é de 5 anos para ambas as versões.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2012, 02:39 »
No ubuntu server somente pacotes para servidores (apache, php, kernel, sysadmin...) são mantidos para a atualização, no suporte. O que é de uso desktop (firefox, nautilus, gnome...) o suporte é menor (no caso da versão 10.04 do ubuntu).

Resumindo:

Pacotes usados por servidores: continua sendo atualizados por mais dois anos.
Pacotes usados no desktop/ambiente gráfico: acaba em abril do ano que vem/menos tempo de suporte.

A partir do 12.04 é que a canonical unificou esse sistema de suporte a longo prazo para ambos (servidor e desktop), com 5 anos de suporte.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:11 »
Oi, gente!

Eu trabalho aqui: http://www.ebras.com.br/onde_estamos.html

Todos os comentários são bastante interessantes. Obrigado pela participação de todos.

Scientific Linux? Vou ver isso.

Bom, antes do Ubuntu era tudo CentOS. Pelo que me lembro, o pessoal usava numa boa. Eu mesmo cheguei a usei o CentOs 4 por quase um ano e foi através dele que descobri que existia uma coisa chamada Linux.

Mesmo assim, fizeram a migração para Ubuntu justamente pra facilitar a vida do pessoal (E de tanto eu encher o saco do cara de TI sobre as vantagens do 10.04, kkkkkkk) Tem até umas máquinas aqui rodando kernel omnislash por minha causa...

Quanto aos servidores, não me lembro qual distro estão rodando. Sei que não é o CentOs, mas é alguma distro baseada em .rpm...

Nossa, CentOs com suporte até 2020? De uma única versão?


Com 50 maquinas na empresa e um cartão BNDES, o que os acionistas da mesma estão esperando para atualizar o parque de maquinas? Mande o TI se mexer e começar a programar reuniões setoriais na empresa e levar os resultados à presidencia para tomar pé da situação.

[]'s

Puxa, Tota, a empresa tem empréstimos tomados com o BNDS mas pra comprar máquinas de lápis, rs, rs, rs

Tá difícil sobreviver à horda dos chineses...

Gente, agora sou usuário de Debian também. Tó com o Debian Squeeze aqui.

Será que o Debian bate o novo CentOS 6?

Quanto ao 12.04... Eu parei de usar, por causa das mensagens constantes de erro. Será que com XFCE ele ficaria tão leve quanto o 10.04? Será que cessariam as mensagens de erro?

Valeu pessoal, obrigado!

Abraços
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:27 »
Ambos, Ubuntu, CentOs e Debian é viável, pelo suporte, estabilidade e segurança, a questão de ser difícil não é muito importante já que computadores de empresa são geralmente especifico a algum fim, logo usuários comum não tem acesso a instalação e coisa do tipo, essa parte fica por conta do TI, que são profissionais qualificados para tal.

Ubuntu é mais voltado para usuário final, com foco na simplicidade.

Ja CentOS e Debian tem um perfil melhor para empresas, por poder ser moldado ao gosto do cliente

Mas pode ter certeza que com qualquer sistema desses vai estar bem servido

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:36 »
Olá Bruno
 
Exatamente. Na época do CentOs, quando eu queria instalar alguma coisa, solicitava ao pessoal do TI.

Somente quando eu peguei o jeito é que me liberaram a senha de root da minha máquina (só dela, não da rede! Essa eles não me passam nem a pau, kkkkkkkk!) e ai eu passei a personalizá-la.

É mesmo uma pena que o 10.04 esteja ficando obsoleto...

Aquilo sim que era LTS...

Abraço!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:04 »
Colega, no 12.04 vocês podem usar o modo fallback(clássico), fica parecido com o 10.04.
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:17 »
Citar
Nossa, CentOs com suporte até 2020? De uma única versão?

Sim, o CentOS 6 vai ser suportado até 2020. Incrível, não?  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:03 »
Oi, gente!

Eu trabalho aqui: http://www.ebras.com.br/onde_estamos.html

Todos os comentários são bastante interessantes. Obrigado pela participação de todos.

Scientific Linux? Vou ver isso.

Bom, antes do Ubuntu era tudo CentOS. Pelo que me lembro, o pessoal usava numa boa. Eu mesmo cheguei a usei o CentOs 4 por quase um ano e foi através dele que descobri que existia uma coisa chamada Linux.

Mesmo assim, fizeram a migração para Ubuntu justamente pra facilitar a vida do pessoal (E de tanto eu encher o saco do cara de TI sobre as vantagens do 10.04, kkkkkkk) Tem até umas máquinas aqui rodando kernel omnislash por minha causa...

Quanto aos servidores, não me lembro qual distro estão rodando. Sei que não é o CentOs, mas é alguma distro baseada em .rpm...

Nossa, CentOs com suporte até 2020? De uma única versão?


Com 50 maquinas na empresa e um cartão BNDES, o que os acionistas da mesma estão esperando para atualizar o parque de maquinas? Mande o TI se mexer e começar a programar reuniões setoriais na empresa e levar os resultados à presidencia para tomar pé da situação.

[]'s

Puxa, Tota, a empresa tem empréstimos tomados com o BNDS mas pra comprar máquinas de lápis, rs, rs, rs

Tá difícil sobreviver à horda dos chineses...

Gente, agora sou usuário de Debian também. Tó com o Debian Squeeze aqui.

Será que o Debian bate o novo CentOS 6?

Quanto ao 12.04... Eu parei de usar, por causa das mensagens constantes de erro. Será que com XFCE ele ficaria tão leve quanto o 10.04? Será que cessariam as mensagens de erro?

Valeu pessoal, obrigado!

Abraços

Instalei o 12.04 com XFCE em duas máquinas antigas, uma delas Pentium III com 512MB de RAM, até agora nada a dizer, inicialmente, após instalação deu alguns erros, mas neste momento e após actualizar as máquinas estão a funcionar sem problemas