Autor Tópico: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?  (Lida 3025 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Online: 02 de Dezembro de 2012, 15:30 »
          Bem, mais uma vez aqui estou eu com perguntas que podem parecer bem absurdas, meio que sem sentido, porém, como me vi martelando muito sobre isso, aqui vai a pergunta, vejamos: Muitas distribuições linux tem como origem alguma outra distribuição na qual ela se baseia, ok. Porém, e se essa distribuição que deu origem a uma sequência de outras distribuições "quebrar"? "fechar as portas"? O que ocorre com as demais distribuições que tiveram origem nela? Não ocorre nada? Especificamente me refiro ao Ubuntu (e seus muitos derivados) bem como ao Mint, ou o tão aguardado ElementaryOS... e na verdade, muitas outras distribuições que se baseiam no Debiam.
          Aliás, já fazendo uma outra pergunta dentro do mesmo contexto: E as distribuições que afirmam ter origem no Ubuntu, não seria consequentemente, o mesmo que dizer que tem origem no Debian? Faz sentido dizer que "tem origem no Ubuntu mais não tem origem no Debian?

Valeu.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2012, 15:57 »
Dificilmente vai acontecer alguma coisa, já que o ubuntu tem repositórios próprios agora. Provavelmente continuaria, e o ubuntu seria um novo debian (no caso do debian ir pro limbo).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2012, 15:59 »
A grande questão são os repositórios.
O Ubuntu baseou-se no Debian mas criou seu próprio acervo já com suas variações. Neste caso não há nenhum problema na morte da originária.
No caso de algumas distro baseadas no Ubuntu, eles usam os repositórios da Canonical. Morrendo o Ubuntu (toc toc toc) elas não teria esta estrutura para atualizar seus sistemas.

No caso apenas da "árvore genealógica", um Mint seria um neto do Debian, filho do Ubuntu. Tem uma fonte comum, não tem jeito.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2012, 16:08 »
Ou seja, então no caso dos repositórios, distribuições como o Mint e muitas outras que utilizam os repositórios do Ubuntu, caso esse "sumisse" essas distribuições teriam como característica não ter mais atualização para elas, porque mesmo sendo uma distro que parece (visualmente) bem diferente do Ubuntu, ainda assim tem suas correções e atualização de pacotes, baseados no Ubuntu?!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2012, 16:21 »
Talvez pudessem lançar algum script (ou arquivo .deb) que trocasse o endereço dos repositórios.
E claro, criassem seus próprios repositórios.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2012, 16:27 »
Olha desculpa a falta de informação, mais o que de fato vem a ser "repositório"?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2012, 16:31 »
Olha desculpa a falta de informação, mais o que de fato vem a ser "repositório"?


Um repositório de software é um local de armazenamento de onde pacotes de software podem ser recuperados e instalados em um computador. Muitos editores de software e outras organizações mantem servidores na Internet para este fim.

Fonte.
Usuário Linux- 449417

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2012, 17:19 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2012, 17:35 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?
acho que nao depois deste topico fiquei com a pulga atras da orelha ;)
ubuntu 12.04

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2012, 18:26 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?

Acho que isso não implica nada, de modo que o ubuntu e o pessoal da canonical tenha cacife o bastante para manter as atualizações e os pacotes sozinhos, sem o debian. O ponto chave mesmo são os repositórios e gente para mantê-los.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2012, 18:42 »
Bem, recapitulando... então quer dizer que os repositórios são pacotes de softwares que tem como função poderem ser recuperados e instalados em um determinado computador. Ok. Porém, esse repositório é alimentado de "pacotes de softwares" por quem? Eu posso escrever um programa e ter meu programa nesse "pacote"?

Obs. Pacote de Software é aquilo que vemos na Central de Programas?
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 18:47 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:04 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?
acho que nao depois deste topico fiquei com a pulga atras da orelha ;)
Acho que o Ubuntu "pega" a .iso de Debian Testing e faz as alterações que acha necessárias, como se fosse uma remasterizada. Depois disso, atualiza através dos próprios repositórios.
Se o Debian morresse num teria mais o que remasterizar. Ia ter que virar rolling release ou criar as próprias iso's.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:05 »
Simples!
Aparece um fork como o Mageia que é um fork do Mandriva e que acabou ficando melhor que a distro de origem!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:48 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?

É a primeira faze do ciclo de lançamento, onde novas versões de componentes são puxados do upstream. Do Sid para as versões normais e do Testing para LTS.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Curiosidade: E se a distro que deu origem "quebrar"?
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2012, 20:41 »
o ubuntu tem repositórios próprios, mas ele não usa o debian testing como base para suas versões?

É a primeira faze do ciclo de lançamento, onde novas versões de componentes são puxados do upstream. Do Sid para as versões normais e do Testing para LTS.
essa era minha duvida.


Simples!
Aparece um fork como o Mageia que é um fork do Mandriva e que acabou ficando melhor que a distro de origem!
bem melhor! alguns dias atrás usei um pc com o mandriva 2010, comparado a versão atual é decepcionante o caminho que a distro levou.