Autor Tópico: Configuração de servidor Linux  (Lida 1922 vezes)

Offline BollaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Configuração de servidor Linux
« Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:42 »
Salve pessoal, tudo bem?

Eu estou tento algumas ideias, e gostaria de saber com vocês que são experientes em Linux se é possível ok?

Bem, minha dúvida é a seguinte;
Em minha empresa, eu gostaria de criar um servidor de arquivos que ficaria da seguinte maneira;

Pasta de Arquivos
-- Subpasta Cliente 1
-- Subpasta Cliente 2
-- E assim por diante;

Dentro da subpasta do Cliente 1
-- Pasta www
-- Pasta source
-- Pasta documentos
-- Pasta etc

Pois bem, o que eu gostaria de saber é se poderíamos colocar um servidor de arquivos (que se acessível de qualquer OS) e que meu LAMP automaticamente reconheceria que a pasta www do cliente 1, www do cliente 2 são diretórios web, ou seja, cada cliente teria seu document_root, sem precisar configurar o caminho todo,
mais ou menos como se fosse um sub-domínio. Porem toda essa configuração deveria ser feita automaticamente, bastanto adicionar a pasta www dentro da pasta do cliente, entenderam?

E para acessar essa pasta, bastaria digitar no navegador http://servidor/cliente1, http://servidor/cliente2 e assim por diante...

Não sei se consegui me expressar muito bem, mas se houver dúvida me informem que eu tento detalhar mais a ideias.

O que eu gostaria de saber se é possível fazer tal configuração e o que seria necessário para fazer a mesma..

Desde já muito obrigado!

Abraços
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 08:48 por BollaBR »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: [Por favor mover] Configuração de servidor Linux
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:47 »
Movido.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline BollaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:49 »
Obrigado! Agora vamos ver se o pessoal consegue me ajudar ;)

Vlw!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2012, 10:01 »
De forma totalmente automática, o que eu consigo pensar agora é o módulo "user_mod", onde você tem um diretório "public_html" em sua pasta HOME. Daí vc acessaria com o URL "http://www.dominio.com.br/~usuario".

Tem algumas outras formas de vc resolver isso, mas vão precisar de algum grau de reconfiguração, e algum programa de apoio pra criar redirecionamentos e/ou hosts virtuais no apache.

Sobre os hosts virtuais, como eles são controlados por DNS, vc ainda precisaria que seu programa de apoio incluísse o nome desses hosts (e removesse) na sua zona.

Não é nada impossível, mas acho que vai dar um trabalhinho até ter tudo funcionando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BollaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:05 »
é, eu havia lido algo em relação ao user_mod, mas ele funciaria apenas com "~" na frente?
Meu servidor seria totalmente local, então, não precisaria configurar dominio e etc..

Conseguiria me dizer quais seriam os passos que eu devo seguir? "ah, vou precisar disso, disso e disso" entende?

Desde já muito obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:33 »
Citar
mas ele funciaria apenas com "~" na frente?
Na configuração padrão, sim. Seria preciso consultar a documentação do módulo pra ver se é possível deixar sem o "~".

Citar
Meu servidor seria totalmente local, então, não precisaria configurar dominio e etc..
Se quiser usar virtual hosts (http://fulano.dominio.com.br, em vez de http://www.dominio.com.br/~fulano), tem que configurar domínio sim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BollaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:19 »
Como vou colocar somente local mesmo, não preciso de dominio/subdominio...
Quero fazer o mais simples, para ser mais fácil também..

Só preciso saber, o que vou precisar, para começar a trilhar o caminho..
Tenho um VirtualBox aqui para testes, to começando a mexer, mas não sei por ontem começar..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:17 »
Começa instalando o LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BollaBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Configuração de servidor Linux
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2012, 13:41 »
Certo! Isso já esta instalado e funcionando :P