Autor Tópico: alterar caminho do /home  (Lida 3889 vezes)

Offline icarocd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
alterar caminho do /home
« Online: 06 de Setembro de 2006, 17:13 »
olá,

como eu altero o caminho da pasta /home no ubuntu 6.06? tipo, tenho meu hd particionado e desejo separar meus documentos da partição do sistema...

grato.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: alterar caminho do /home
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2006, 17:45 »
Primeiro montas a nova partição num local temporário, e copias os conteudos do /home para a nova partição:
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/hda7 /mnt
sudo cp -rp /home/* /mnt

Se a cópia correu bem mas só mesmo se a copia correu bem !!! Apaga os dados do home actual:
Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /home/*
Depois adicionas a nova partição no /etc/fstab
Código: [Selecionar]
/dev/hda7       /home           ext3    defaults        0       2Agora é só reiniciar o sistema.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline icarocd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: alterar caminho do /home
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2006, 17:58 »
ah intao basta montar a partição que eu quero que seja o /home especificando que será montado como /home , né isso ?! putz sou uma anta ::)

na verdade quero algo um pouquinho mais sofisticado  ;D:
tenho aqui o suse e o ubuntu instalado, e pros dois quero que o /home seja apontado na verdade pra uma partição que criei so pra dados. mas como no /home temos nao somente nossos dados mas tambem arquivos de configuracao de usuario e etc (no /home do ubuntu tem trocentas pastas ocultas!), gostaria de colocar o endereço /home em ambos os sistemas pra apontar para a partição, SIM, (obs: no suse já está assim), mas prefiro manter a configuracoes pessoais e de usuario e etc na propria particação do sistema respectivo (PRA NAO EMBOLAR OS ARQUIVOS DE CONFIGURACAO DOS DOIS SISTEMAS), sacaram?!
e ai, tem como fazer isso?  :D

muito obrigado!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2006, 18:00 por icarocd »

Offline jbmacae

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Grupo JBmacaé - Oportunidade Para Todos.
Re: alterar caminho do /home
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2006, 20:00 »
Primeiro montas a nova partição num local temporário, e copias os conteudos do /home para a nova partição:
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/hda7 /mnt
sudo cp -rp /home/* /mnt

Se a cópia correu bem mas só mesmo se a copia correu bem !!! Apaga os dados do home actual:
Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /home/*
Depois adicionas a nova partição no /etc/fstab
Código: [Selecionar]
/dev/hda7       /home           ext3    defaults        0       2Agora é só reiniciar o sistema.

Ufa! Enfim a resposta para uma pergunta que fiz, por aqui,  faz tempo e ainda não tinha resposta. Quando eu chegar em casa, enfim, vou tentar acertar as coisas no meu PC. :D

Só pra ter certeza, apesar de parecer óbvio nos exemplos acima, assim mesmo vou perguntar...rs. Os dados mostrados  são exemplos, certo?
hda7 = hda* onde *= minha partição e ext3 = o tipo de arquivos que eu tenho instalado? Desculpem-me sou novato e agora que estou começando a entender as coias no mundo do pinguim! Ah, só pra constar já comecei a ler o Guia Foca Online. :)
João Batista
www.jbmacae.com