Autor Tópico: Linux e o "Faça você Mesmo".  (Lida 972 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Linux e o "Faça você Mesmo".
« Online: 06 de Dezembro de 2012, 15:11 »
               Creio que para praticamente todos aqui, é muito comum nos depararmos com muitos sites afirmando que em se tratando de "Linux" - "qualquer um pode pegar uma determinada distribuição e a partir dela, criar a sua própria distribuição". Pois bem, acontece que tenho o hábito de mesmo usando o Ubuntu 12.10, o modifico a tal ponto que são poucas as pessoas que ainda reconhecem ser ele o Ubuntu. Fica meio que com cara de "iMac" porém, sem ser um daqueles "patchs". E por sinal, arriscaria dizer que o meu Ubuntu é até mais bonito que o sistema da Apple. (Isso levando em consideração a opinião de várias pessoas... rsrsrs...).
               Agora, estive pensando: "e se eu quisesse pegar essas minhas alterações e escrevendo uma página de internet colocasse tudo como se fosse "uma nova distribuição linux" daí estabeleço algumas coisas como versão, nome, um "clique aqui", características etc etc... como isso funciona? certamente que não é só isso (creio eu). Se eu pego tudo já pronto da Canonical e aparentemente só coloco um "Cairo-Dock", uns "ícones Faenza", um player de áudio que gosto (o Clementine), e mais alguns programas que acho interessantes, bem como uns efeitos Compiz... então posso dizer coisas como "Adquira já o jd.OS - O sistema Linux baseado em Ubuntu e que usa os repositórios deste (.deb)". É isso? então eu não tenho o compromisso de dar as atualizações? pois elas viriam da Canonical/Ubuntu? Não bastasse isso eu ainda poderia cobrar por esse "novo" sistema? (que na verdade a meu ver nem tem nada de novo).
               Enfim, resumindo muito do que escrevi acima: "Como se faz pra lançar um novo sistema linux ainda que baseado em outro (por exemplo, baseado no Ubuntu)"?

Valeu.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux e o "Faça você Mesmo".
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2012, 11:05 »
-acho que existe diferença entre uma "Distribuição" e uma "Remasterização"
-se não tem repositorios proprios e alguns programas "proprios" EU acho que não pode ser chamado de distribuição
-por exemplo o Mint é baseado no Ubuntu, tem repositorios em comum, mas tbem tem repositorios proprios, tem programas proprios como o mintmenu, mintupdate, cinnamon
-mas o melhor lugar p/ vc ver isso é no Distrowatchonde estão disponiveis a gde maioria das distribuições disponiveis
-o PearLinux é um MacBuntu bem semelhante c/ essa sua ideia