Autor Tópico: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.  (Lida 4759 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Online: 09 de Dezembro de 2012, 11:43 »
Olá pessoal, tudo bem? Seguinte, to com um Servidor LTSP 5 rodando para 15 thin clients aqui, e tipo, estava tudo rodando normalmente no dia em que instalei, já no outro dia quando fui iniciar a estação, aparece na tela de boot o TFTP tentando iniciar mas não conegue, so fica assim: TFTP....... e logo da erro de "Open timeout" PxE32. Está tudo aparentemente configurado corretamente, mesmo pq no dia em que instalei funcionou perfeito.
O que será que pode ser? Obrigado! no Aguardo!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2012, 09:54 »
Reinicie o servidor, confirme que todos os serviços necessários estão ativos. DHCP, TFTP, SSH, etc.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2012, 00:45 »
Opa! então! Descobri o problema, na verdade era só setar o endereço do Servidor na linha "Next server" no arquivo dhcpd.conf e descomentá-la que deu certinho!!! Porém tem outro acaso agora. Tipo, os terminais dão o boot certinho e tal porém demora demais para a estação reconhecer o mouse e teclado, tipo, o mouse fica travado na tela por alguns instantes, não sei pq demora desse tanto, e ja coloquei um pc comum, básico no lugar de um thin client e não demorou nada. Será que são meus thin clients que são muito ruins ou tem alguma configuração no lts.conf que pode tornar esse reconhecimento mais rápido? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2012, 04:16 »
Qual é a configuração dos seus clientes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2012, 13:38 »
HARDWARE

Processador
- VIA Eden 533MHz / AMD Geode LX 700 / 800

Memória RAM
- 128MB a 512MB DDR SO-DIMM

Memória Flash (Compact Flash)
- 32 MB a 4GB

Vídeo
- 1920x1440 32-bit true color, 85Hz
- 1600x1200 32-bit true color, 85 Hz
- 1280x1024 32-bit true color, 85Hz
- 1024x768 32-bit true color, 85Hz
- 800x600 32-bit true color, 85Hz
- 640x480 32-bit true color, 85Hz

Memória de vídeo
- Compartilhada 8 a 64 MB VT 8623 AGP 8X

Áudio
- Saída: CODEC VT1612A, full stereo 16 bits
- Entrada: microfone 8 bits

Conexões (entrada/saída)
- 01 porta serial, padrão RS-232
- 01 porta paralela, bidirecional
- 01 SVGA DB-15
- 04 USB 2.0 (duas frontais e duas traseiras)
- 03 USB 2.0 (uma frontais e duas traseiras opção wireless)
- 02 portas PS/2 mouse com roda e teclado abnt2 br

Rede
- TCP/IP (suporte a DNS, PPP, DHCP e PPPoE)
- PXE
- 10/100 Mbps, RTL 8139C conector RJ45
- Wireless (opcional)

Temperatura
Operação: 5°C a 40°C
Armazenagem: -40°C a 60°C

Umidade
- 10% a 90% sem condensação

Energia Elétrica
- 5V DC / 30W fonte externa
- Fonte: 100 ~ 240 autosense

Dimensões e Pesos
- Altura: 190 mm
- Largura: 40 mm
- Profundidade: 140 mm
- Peso 0,7 kg

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2012, 14:58 »
Mas akonady, você já tinha aberto outro tópico reclamando do desempenho desses thinclients com o LTSP. 

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=100468.0

São muito fracos para rodar o LTSP 5! Só se for o 4.2 e olha lá, com um ambiente bme levinho!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2012, 15:10 »
Alguma hora a ficha vai acabar caindo, galactus.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2012, 17:09 »
Muito bem galactus, realmente eu ja havia aberto um tópico sobre o assunto em questão, e obrigado pela resposta amigo, mas em relação a colocação do colega zekkerj sobre minha fixa cair que meus terminais não suportam LTSP 5 até entendo e sei que é verdade, mas se o colega acha que minha fixa ainda não caiu, ja lhe digo que, instalei o LTSP 4.2 com Debian Squeeze aqui e ficou realmente bem levinho. Porém o áudio quando toco nos terminais sai no servidor e não consegui resolver esse problema. Por isso resolvi usar o LTSP 5 pq ao menos o que preciso funciona perfeitamente, sendo, o áudio e os vídeos. Mas se o colega acha que minha ficha ainda não caiu, resolva o problema do áudio no ltsp 4.2 no debian sair do terminal para o servidor que assim não os imcomodo mais, do contrário, contenha-se com os comentários por favor, pois até aonde sei, jamais fiz qualquer comentário aqui para ofender ninguem, muito pelo contrário, sempre tratei e trato todos numa boa. Obrigado!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2012, 21:22 »
akonady, não sei se você tentou no LTSP 4.2, mas o problema do som nos terminais pode ser solucionado se usar o ESD ao invés do OSS ou do ALSA.

http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-986931.html

http://arindamghosh.wordpress.com/2007/07/19/playing-audio-in-ltsp-workstations/

http://ltsp4.2.revamp-it.ch/twiki/bin/view/ltsp/Sound#Which sound server should I choo


Eu nunca tentei usar o LTSP 5.2 em terminais tão fracos. Pelo menos o servidor deve ser potente para ter um desempenho melhor.
Tenta usar o openbox junto com  o gnome com o tema clearlooks. Fica bem leve e ligeiro.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2012, 23:10 »
galactus, isso não é solução... as aplicações não usam mais ESD há muito tempo. É só OSS ou ALSA. Forçá-las pra usar ESD pode exigir recompilação e alteração de código.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:00 »
Realmente, agora concordo com o colega zekkerj, o ESD não é mais utilizado, inclusive não existe no debian as pastas dev\dsp e dev\mixer, para o ESD ser carregado no boot da estação, ja tentei criar essas pastas e setá-lo no lts.conf mas não deu em nada ele carrega as pastas na hora do boot mas aparece "Error: no file Such directory.  E bem.... como sugerido pelo colega galactus, seguinte, ja tentei usar Openbox, XCE, LXDE e o tema clear Looks não da diferença alguma.
   Bem, pelo que percebi quando rodei o LTSP 4.2 com o Debian, é que ficou realmente maravilhoso se não fosse esse problema do áudio, e na verdade preciso do audio no caso para vídeos do youtube, musicas pela web e tal;  justamente o que mais preciso. Mas o mais estranho, é que no LTSP5 ja notei que no terminal, ele usa a placa do servidor para tocar o som e no LTSP 4.2 ele reconhece a placa do servidor mas não consegue usá-la. Bem, eu ja desisti, gostaria muito que alguem me instruisse certinho como resolver esse problema no LTSP 4.2 mas se não houver, fazer o que né? Voltar o terminal server do Windows, pois não posso deixar meu laboratório parado enquanto tento resolver esses problemas. Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:16 »
Citar
Eu nunca tentei usar o LTSP 5.2 em terminais tão fracos.
Eu já. E não foi bonito, pode apostar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:38 »
É, eu imagino que não tenha sido mesmo, kra, é soda usar coisa que não presta, porém nao tenho alternativa, é governo federal, fazer o que. Mas preciso fazer esse som funfar kra, e outra, se for pra ser LTSP 4.2 tem que ser no Debian, pq o ubuntu é pesado demais pra rodar neles mesmo com o LTSP 4.2 pela qualidade gráfica que esta cada vez mais se aprimorando nas versões que nem tem mais suporte  até as mais atuais. Se fossem computadores, estaria perfeito com LTSP 5, pq roda muito bem mesmo. Mas.... tudo bem, vamo tentando, um dia a coisa resolve, rsrrsrrsr. Obrigado por tudo amigos, e desculpe qualquer coisa! Flw Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Serviço TFTP não sobe no Ubuntu 10.4.
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:57 »
Cara, ser governo não é desculpa. Quando há vontade, há dinheiro.

O LTSP não tem o objetivo de manter máquinas obsoletas funcionando. O verdadeiro objetivo é criar uma rede de máquinas simples e baratas, não de máquinas velhas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D