Autor Tópico: Problemas com driver AMD no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal (de novo)  (Lida 888 vezes)

Offline pedro180

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com driver AMD no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal (de novo)
« Online: 10 de Dezembro de 2012, 02:53 »
Boa noite (ou madrugada). Sim, eu sei que muita gente tem o mesmo problema, mas meu quadro está bem precário, e preciso de ajuda para sair do buraco que eu mesmo cavei xD.
Eu tenho um Ubuntu 12.10 AMD x64 instalado em uma partição de 60GB ext4 em dual boot com Windows 7 (pelo menos por enquanto 8)) e uma placa AMD Radeon HD 5850. O problema começou quando eu fui tentar ativar os restricted drivers (Canais de Software, Drivers Adicionais, restricted). A instalação deu certo, mas quando reiniciei o compiz e o unity não iniciaram :-\ (só apareceu a área de trabalho), o que me fez desinstalar e tudo voltou ao normal.
 Então eu tentei denovo com o restricted-update, e o resultado foi o mesmo :'(. Então baixei a versão 12.11 beta no site da AMD, instalei por pacotes gerados para o Quantal e adivinhem? Mesma coisa >:(. Então comecei a desinstalar os dois pelo terminal, porém eu acho que no processo desinstalei o driver xorg (o open source que eu estava usando) e agora estou sem driver XD. Como não podia reinstalar o xorg, tentei instalar o proprietário e ver se resolvia.
Eu tentei reinstalar o driver mas ele dizia que não tinha as ferramentas necessárias, e a Central de Programas acabava em crash constante. Então, no desespero, resolvi instalar usando as opções --force, Instalar S.O. Xorg 6.9 ou acima e Instalação Automática. Quando reiniciei vi que a área de trabalho aparecia mas só isso. Sem atalhos, sem programas. Porém, consigo acessar o terminal (mesmo de maneira um pouco instável) mas não consigo usar o TTY (metade da tela fica com a imagem do terminal marcada de forma borrada).
Por isso, achei melhor para de brincar com o terminal antes que eu fizesse meu PC explodir e vir aqui pedir ajuda à vocês xD. O meu problema é que minha internet é de 50kbps (sim. 3G mas nem parece) e é um sofrimento baixar qualquer coisa, e portanto, prefiro evitar a reinstalação do 12.04 novamente. E o engraçado é que poucas pessoas tem problemas com as placas da série 5000, e a maioria tem sistemas híbridos, sendo que sequer tenho vídeo onboard. E uma outra complicação (sim, tem outra) é que não sei conectar a internet 3G por meio do terminal. Então os comandos que usei tiveram de ser offline (o que inviabiliza baixar o driver xorg novamente).
Agradeceria muito se pudessem me ajudar (AMD vai ver comigo depois. Depois dessa estou até pensando em no próximo upgrade comprar Nvidia...). Ainda estou começando a entender como o Ubuntu funciona e não sei fazer debug, então se precisarem de mais informações terão de me explicar como eu consigo xD.

Notas:
Quando tentei carregar o unity e compiz pelo terminal, eles acusaram erro no driver
fglrxinfo dava erro também, porém não lembro qual
Aplicações acusavam falta de OpenGL
usar aticonfig --px-active-alguma-coisa acusava que o driver estava usando o Vídeo Integrado (Low Power Mode), porém não possuo vídeo integrado. e usar aticonfig --px-dpgu não ajudou em nada.
Instalei todas as libraries que tutoriais do Google mandavam, mas nada adiantou
Mudar o driver para o Open Source sem reinstalar fazia com que o Ubuntu funcionasse perfeitamente
list-hardware ou coisa parecida (desculpem, estou com sono e irritado por ser obrigado a usar o Windows ¬¬) reconhecia a minha placa e dizia que a mesma estava como padrão
aticonfig --initial e aticonfig --initial -f também não fizeram diferença.

Obrigado.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 02:57 por pedro180 »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Problemas com driver AMD no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal (de novo)
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2012, 09:13 »
Citar
pensando em no próximo upgrade comprar Nvidia

Vai ser pior. Essa versão do ubuntu sabe lá por quê tem um **sério** problema para instalar drivers de placas de vídeo. Infelizmente o usuário tem dar uma de hacker para fazer um driver funcionar a contento (ao contrário das versões anteriores, onde era só dar um clique em aplicar e boom, driver instalado e funcionando).

Para saber mais sobre esse problema nessa versão, leia esse artigo: http://www.dedoimedo.com/computers/ubuntu-quetzal-high-end.html (em inglês)

http://www.dedoimedo.com/computers/ubuntu-quetzal-nvidia.html (em inglês)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline pedro180

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com driver AMD no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal (de novo)
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2012, 12:57 »
Ah... então não importa para onde eu corra eu estou ferrado :D. Espero que a Valve force elas a fazerem um driver decente para o Linux. O guia é bom, porém não sei configurar a internet pelo terminal T.T.
Mas então, como eu posso fazer backup dos meu programas para transferir para o 12.04? Se eu conseguir fazer backup de tudo (inclusive os instalados) eu mudo agora mesmo.
EDIT: Vou seguir esse tutorial aqui: http://linuxologist.com/03software/howto-fresh-ubuntu-install-without-losing-your-current-settings/
Estou fazendo backup da minha home folder (usando o Déjà Dup) e vou usar o tal comando no terminal lá. Vocês acham que isso vai dar certo? Que eu não vou precisar usar a internet?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 17:58 por pedro180 »