Autor Tópico: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250  (Lida 5271 vezes)

Offline henriquev16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Online: 31 de MAR?O de 2014, 17:07 »
Olá a todos, estou com problemas a imprimir via Wi-Fi com o Ubuntu 13.10, a impressora é uma Multifunções da Canon, Modelo PIXMA MG4250, assim que instalei o ubuntu fui a Definições > Impressoras, a minha impressora estava ligada à rede Wi-Fi e foi devidamente identificada pelo Ubuntu, de seguida instalou os drivers mas de momento não estou a conseguir imprimir, a opção de imprimir uma página de teste não funciona e sempre que mando imprimir qualquer coisa simplesmente não acontece nada!

Alguém sabe ou pode tentar ajudar na resolução do meu problema?

Muito obrigado pela atenção !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2014, 17:49 »
Ola

Primeiro você deve conectá-la por cabo na USB

Depois, quando tudo funcionando via cabo explique ao forum como esta conectando pelo wifi

Em outro computador conectado a impressora

Em um roteador/printer server

Só no printer server

Diretamente à impressora (para isto é preciso uma configuração ad-hoc)

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2014, 21:58 »

Offline henriquev16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2014, 23:14 »
Obrigado Tota irei fazer isso mas terei de esperar que um colega me empreste um cabo usb para poder ligar a impressora ao computador e logo depois digo se resultou!

Vincent eu não sei quais os drivers a baixar, baixo tudo ou apenas o myPrinter? De facto já tinha ido a essa página mas li algures para não instalar esses drivers e instalar pelos repositórios oficiais do ubuntu...

Obrigado!

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2014, 00:18 »
Henrique, instale todos os .deb que estiverem neste site, ao menos é assim com minha Canon Pixma MP280, uso esses drivers pois tenho mais recursos, o driver cups também é bom, mas não tenho niveis de tinta e outras coisas que o driver by Canon oferece, mas claro que pra mim usar ele tenho que ir no modo texto pra abrir a interface do programa

Offline henriquev16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2014, 23:25 »
Olá a todos mais uma vez, desculpem a demorada resposta mas só hoje consegui que um colega me emprestasse o cabo usb para ligar à impressora, depois de ligar o cabo bastou instalar pelo Ubuntu escolhendo o driver para uma MG4100 Series... isto resultou tanto para impressão por cabo como para impressão por Wi-Fi!

Muito obrigado a todos e Vincent, felizmente não foi necessário instalar todos os .deb! Mas obrigado na mesma pela sua atenção !

Cumprimentos,
Henrique

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2014, 00:19 »
Henrique, a impressora e o scanner funcionando, tudo certo então beleza (y)

Só pra acessar o driver tem uns segredinhos, pra mim acessar o utilitário é o comando $printuimp280, mas conforme o modelo é diferente, acompanha um manual em HTML pra mais informações

Offline henriquev16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2014, 07:49 »
Funcionou para imprimir através de Wi-Fi mas para o scanner tive que instalar o driver que estava na página de drivers e sempre que quero fazer um scan tenho que executar o comando scangearmp... o meu problema agora é configurar o scan por Wi-Fi, alguma dica? Funciona por cabo na perfeição!

Cumprimentos,
Henrique!

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2014, 12:25 »
Pra mim funciona no "Digitalizador simples" normal, mas minha MP280 é só USB, pra mim o comando também é scangearmp não sei quanto a scanear por wireless, talvez só a impressão seja em rede Wi-fi!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2014, 14:14 »
Funcionou para imprimir através de Wi-Fi mas para o scanner tive que instalar o driver que estava na página de drivers e sempre que quero fazer um scan tenho que executar o comando scangearmp... o meu problema agora é configurar o scan por Wi-Fi

Olá

Não é o melhor link mas... https://wiki.archlinux.org/index.php/Sane_

Ali é explicado como acessar o scanner a partir de um host remoto.

Como a impressora/scanner tem placa de rede, ela possui um numero IP, logo é um host remoto

Com isto será, teoricamente, possível escanear via wifi (algumas multifuncionais não têm suporte no firmware interno para enviar imagem (scan) via rede, só permitindo imprimir)

Só testando para saber
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 14:29 por Tota »

Offline henriquev16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2014, 15:11 »
Esse tutorial é para o Sane, fiz uma pesquisa no google e encontrei um tutorial exclusivamente dedicado à minha impressora no ubuntu. Agora sim está tudo a funcionar como pretendia, muito obrigado a todos mais uma vez!

Se puder deixar aqui o link, http://goo.gl/WUJ1Cz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2014, 16:10 »
Esse tutorial é para o Sane, fiz uma pesquisa no google e encontrei um tutorial exclusivamente dedicado à minha impressora no ubuntu. Agora sim está tudo a funcionar como pretendia, muito obrigado a todos mais uma vez!

Se puder deixar aqui o link, http://goo.gl/WUJ1Cz

Sim, é para o sane já que não existe outra forma de gerenciar scanner no Linux se não for pelo projeto Sane.

O que você instalou foram scripts que dizem ao Sane como e onde encontrar seu scanner.

Simples assim!

Parabéns que conseguiu, é pesquisando e estudando o pinguim que conseguimos os nossos objetivos.

[]'s


Offline srpira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Imprimir no Ubuntu 13.10 / Canon PIXMA MG4250
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2014, 07:46 »
Sou novato mas vou mostrar minha experiencia no ubuntu 14, minha impressora Cannon MG-3210 wi fi tinha configurado no windows 7 o wifi no roteador  e quando instalei o ubuntu só entrei em configurações de sistema, impressora, adicionar impressora e ele  buscou e só foi dar um clik no icone com  nome da impressora e já esta funcionando via hi fi - OBS: eu tinha colocado antes via usb e instalou na hora.
Estou gostando da experiência.