Autor Tópico: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10  (Lida 16565 vezes)

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Online: 16 de Dezembro de 2012, 19:25 »
Olá a todos,

Pesquisei minha dúvida no google e nesse fórum (entre outros), mas não achei nada que realmente solucionasse meu problema, na verdade só piorou mesmo. Li as regras do fórum e acho que estou por dentro das mesmas (assim espero).
Eu não entendo NADA de computador e isso dificulta muito, muitas pessoas disseram para eu deixar o Linux de lado, mas eu realmente prefiro o Linux ao Windows/Mac.
Achei esse o lugar mais adequado para o post, caso não seja, moderadores mudem de lugar, por favor.
Enfim, meu netbook é usado por muitas pessoas e alguém tirou o relógio.
Primeiramente tentei um tutorial que pedia para eu acessar o painel de controle e digitar "configuração do sistema", porém meu painel de controle não acha nada das coisas que busco.
Consegui achar o painel de controle no canto direito superior da tela, mas quando clico o mesmo não abre.
Vou enumerar meus problemas para ficar mais fácil para mim e para quem puder me ajudar:
1- Não consigo por o relógio;
2- Não consigo encontrar nada na busca do painel de controle;
3- Não consigo abrir o painel de controle.

Agradeço a todos desde já e espero não ter feito nada de errado nem quebrado nenhuma regra nesse post. Espero que vocês possam me ajudar.

Ubuntu 12.10
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 13:22 por Mariana Menezes »
Menezes.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:09 »
Qual o desktop que vc está utilizando? Unity, Gnome fallback? Unity 2D?

Tem um recurso no Ubuntu (e todas outras distros) muito interessante, que é resetar o desktop, de maneira que ele fique igual ao momento da instalação. Basta abrir a pasta (é nautilus o nome do programa), verifique se vc está na sua pasta pessoal (onde tem as pastas de Downloads, Músicas, Vídeos e etc) e apertar Ctrl+H. Vc vai ver que vai aparecer um monte de pastas, todas iniciando o nome com um ponto (.). Essas pastas são ocultas normalmente, e ao apertar Ctrl+H, elas apareceram. Delete todas elas, não precisa ter medo, delete também os arquivos que iniciarem com ponto. Faça logout e entre de novo, provavelmente seu desktop voltará ao normal.

E não ouça essas pessoas que falam para vc voltar ao windows, elas não sabem o que falam.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:14 »
Citar
não ouça essas pessoas que falam para vc voltar ao windows, elas não sabem o que falam.

Concordo plenamente Sergio..!

Mariana, para "resetar" o Desktop Unity, abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset e para resetar os ícones:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset-icons

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:27 »
Citar
não ouça essas pessoas que falam para vc voltar ao windows, elas não sabem o que falam.

Concordo plenamente Sergio..!

Mariana, para "resetar" o Desktop Unity, abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset e para resetar os ícones:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset-icons

Fiquei na dúvida se era o Unity, pois os ícones são fixos, não tem como sumir com eles. Uma dica valiosa: como é mais de um q mexe no computador, seria uma boa usar os dois usuários disponíveis por padrão, um seu e outro convidado. Essa conta de convidado já se encontra disponível na tela de login, e ela não tem senha, e ao sair, todas as configurações são resetadas. É o melhor tipo de conta para o pessoal q gosta de sair fuçando em tudo e não se preocupa com o q vai acontecer, rsrs.

E acho q falei besteira, eu tinha lido Ubuntu 11.10, mas é o 12.10, e não há Unity 2D.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 07:21 »
Qual o desktop que vc está utilizando? Unity, Gnome fallback? Unity 2D?

Tem um recurso no Ubuntu (e todas outras distros) muito interessante, que é resetar o desktop, de maneira que ele fique igual ao momento da instalação. Basta abrir a pasta (é nautilus o nome do programa), verifique se vc está na sua pasta pessoal (onde tem as pastas de Downloads, Músicas, Vídeos e etc) e apertar Ctrl+H. Vc vai ver que vai aparecer um monte de pastas, todas iniciando o nome com um ponto (.). Essas pastas são ocultas normalmente, e ao apertar Ctrl+H, elas apareceram. Delete todas elas, não precisa ter medo, delete também os arquivos que iniciarem com ponto. Faça logout e entre de novo, provavelmente seu desktop voltará ao normal.

E não ouça essas pessoas que falam para vc voltar ao windows, elas não sabem o que falam.
Citar
não ouça essas pessoas que falam para vc voltar ao windows, elas não sabem o que falam.

Concordo plenamente Sergio..!

Mariana, para "resetar" o Desktop Unity, abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset e para resetar os ícones:
Código: [Selecionar]
sudo unity --reset-icons
Obrigada aos dois pela ajuda!
Posso não entender de computador, mas realmente gosto do Ubuntu e depois que conheci esse sistema Windows nunca mais!
Antes de eu testar o que vocês me indicaram só tirem uma dúvida, por favor. Para onde vão minhas pastas que estão no desktop depois do procedimento dito a cima?
Menezes.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2012, 09:44 »
Vixi..! Complicou a situação.! Verifique em sua Home (Pasta Pessoal) a pasta Área de Trabalho..!  ;)

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2012, 10:40 »
Realizei todos os procedimentos ditos acima. Meu desktop voltou a ser o inicial, mas ainda não tem o relógio.
Ainda não consigo acessar as configurações do sistema e nem trocar meu fundo de tela, a busca no painel inicial também não mudou, não consigo encontrar nada por lá.
Acabei de notar que perdi também todas as configurações e favoritos do G.Chrome.
Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer?
Obrigada pela ajuda de todos.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 10:44 por Mariana Menezes »
Menezes.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:09 »
Realizei todos os procedimentos ditos acima. Meu desktop voltou a ser o inicial, mas ainda não tem o relógio.
Ainda não consigo acessar as configurações do sistema e nem trocar meu fundo de tela, a busca no painel inicial também não mudou, não consigo encontrar nada por lá.
Acabei de notar que perdi também todas as configurações e favoritos do G.Chrome.
Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer?
Obrigada pela ajuda de todos.

Me diz uma coisa, vc andou passando sua senha de usuário para o pessoal aí? Isso tá com cara que alguém desinstalou alguns pacotes do Ubuntu... até a busca do Unity o infeliz desinstalou... rsrs
Eu nem sei como chamar o "Configurações do Sistema" pelo terminal... mas provavelmente não está mais instalado. Fica difícil ajudar, porque a gente não sabe se houve mais programas desinstalados. Acho melhor mesmo vc instalar o Ubuntu novamente (solução à lá windows, infelizmente). E faça o seguinte: não passe mais a sua senha para os outros.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:13 »
Certo Sergio..! Uma complementação, criptografe sua pasta pessoal para ninguém acessar sua home, mesmo via Live CD/USB..! Instalei o 12.04 LTS, é uma versão mais estável..! Tenho certeza que vai gostar..!

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:21 »
Realizei todos os procedimentos ditos acima. Meu desktop voltou a ser o inicial, mas ainda não tem o relógio.
Ainda não consigo acessar as configurações do sistema e nem trocar meu fundo de tela, a busca no painel inicial também não mudou, não consigo encontrar nada por lá.
Acabei de notar que perdi também todas as configurações e favoritos do G.Chrome.
Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer?
Obrigada pela ajuda de todos.

Me diz uma coisa, vc andou passando sua senha de usuário para o pessoal aí? Isso tá com cara que alguém desinstalou alguns pacotes do Ubuntu... até a busca do Unity o infeliz desinstalou... rsrs
Eu nem sei como chamar o "Configurações do Sistema" pelo terminal... mas provavelmente não está mais instalado. Fica difícil ajudar, porque a gente não sabe se houve mais programas desinstalados. Acho melhor mesmo vc instalar o Ubuntu novamente (solução à lá windows, infelizmente). E faça o seguinte: não passe mais a sua senha para os outros.
Aqui todo mundo tem a senha, o problema é que o netbook não só meu, tenho irmãos ai já viu neh?
Provavelmente desinstalaram sim, pois a central de programas do ubuntu estava aberta.
Não tem chance de eu tentar instalar esses pacotes de novo? Ou de restaurar o sistema antes de ter desinstalado?
Eu não tenho conhecimento para instalar novamente o Ubuntu e não tenho como levar o netbook para arrumar, pois no momento não tenho dinheiro.
Caso eu possa fazer alguma coisa, por favor, me diga, pois seria muito importante para mim corrigir esse problema, pois caso o contrário vou ter que ficar com o netbook assim até não sei quando.
Obrigada pela ajuda! Acho que você acertou no problema, espero que tenha solução.
Menezes.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:23 »
A instalação do Ubuntu é tudo super-simples.. Você usa Dual-Boot..? Crie usuários diferentes para cada um dos seus irmãos..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:24 »
Certo Sergio..! Uma complementação, criptografe sua pasta pessoal para ninguém acessar sua home, mesmo via Live CD/USB..! Instalei o 12.04 LTS, é uma versão mais estável..! Tenho certeza que vai gostar..!

Criptografar a pasta é um recurso interessante, mas eu nunca usei, pois acesso minha home de várias distros diferentes (mantenho link das pastas para elas, acabo tendo vários usuários aqui). Eu acho q se alguém quisesse vasculhar a vida da pessoa, procurar alguma coisa, nem conseguiria achar, pq o sistema de arquivos do Linux é bem diferente do windows, embora eu ache bem organizado, para alguém de fora é totalmente estranho.

Mas na hora de criptografar, eu não sei se o Ubuntu preserva as pastas antigas, sem criptografação eu sei que o Ubuntu mantém o mesmo usuário e pastas na hora de instalar (ele reaproveita o que tinha).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:28 »
A instalação do Ubuntu é tudo super-simples.. Você usa Dual-Boot..? Crie usuários diferentes para cada um dos seus irmãos..!
Desculpe a ignorância, mas dual-boot é quando tem o windows e o ubuntu, certo? Se for isso não uso.
Sim, vou criar usuários separados.
Realmente vou ter que reinstalar o Ubuntu então? Não tem saída? :(
Achei aqui na central de programas do Ubuntu o que foi desinstalado, tem como instalar de novo? Desculpe estar insistindo nisso, mas eu realmente gostaria de resolver isso sem ter que reinstalar o Ubuntu.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 11:33 por Mariana Menezes »
Menezes.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:34 »
Se você não usa Dual-Boot é tudo mais fácil ainda..! Você pode sim instalar novamente os programas, mas tem que identificar quais foram desinstalados e suas dependências..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Relógio e Painel Inicial - Ubuntu 12.10
« Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:35 »
A instalação do Ubuntu é tudo super-simples.. Você usa Dual-Boot..? Crie usuários diferentes para cada um dos seus irmãos..!

Caramba, dá um puxão de orelha nesses seus irmãos rsrs.

Não precisa desinstalar não, o Arthur e eu vamos tentar ajudar vc. Vc falou q achou o que tinha sido desinstalado pela Central de Programas? Instale eles de novo, se puder. Caramba, eu nem lembrava do histórico da Central de Programas...



Edit: Se depois que vc instalar tudo de volta na Central de Programas, fazer logout e login, e as coisas não voltarem, faça esses procedimentos abaixo. Vamos tentar ver o histórico de desinstalações que teve aí. Digite no terminal:

Citar
cat /var/log/dpkg.log | grep 'remove'
cat /var/log/dpkg.log | grep 'purge'

Vc consegue abrir um terminal né? Se não, aperte Ctrl+Alt+F1, a tela vai ficar toda escura, digite o nome do seu usuário e a senha, aperte enter e digite o que passei acima. Retorne o que vc achou para a gente. Isso aí vai ser importante para a gente ter certeza do que foi desinstalado.

Como o Arthur falou, crie outros usuários, ou simplesmente deixe o pessoal mexer somente no convidado. Senha no Ubuntu não foi feita para ficar sendo passada, se a pessoa precisa mexer, então mexa em outra conta, sem acesso à conta que administra o sistema (dar senha na mão de iniciante é uma bomba!!!!).
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 11:45 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !