Autor Tópico: Ubuntu já não é livre  (Lida 4927 vezes)

Offline tell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu já não é livre
« Online: 07 de Setembro de 2006, 09:37 »
O Windows é o sistema mais usado no mundo devido a sua facilidade de uso e sua flexibilidade na instalação e utilização de diversos softs para uma enorme variedade de utilizadores e de utilitários disponíveis.
No entanto, sua maior resistência, está no fato de ser uma distribuição proprietária que explora a humanidade. É um soft caro demais e ainda, impede o acesso ao sistema e portanto, impossibilita o desenvolvimento das nações e das pessoas.
O LINUX não é contra o Windows, mas surgiu como uma forma de protesto contra essa exploração e submissão dos povos. Contra a dificuldade de acesso a uma nova tecnologia que veio para mudar o mundo e que ficou limitada aos norte americanos e europeus a quem o código do sistema é liberado.
Assim, sou radicalmente contra toda distribuição Linux que tenta se tornar corporativa, que Impeça ou dificulte de qualquer forma ou sobre qualquer alegação ou procedimento, o acesso ao sistema.
Alegar motivo de segurança é o que faz o Windows e outros softs proprietários para proibir, explorar, enriquecer e tirar proveito próprio em detrimento dos povos, de um produto que deveria ser colocado a serviço da humanidade. Não podemos esquecer que o computador é fundamental para a nossa sobrevivência. Os softs salvam milhares de vidas todos os dias.
Uma das falhas que me incomoda demais no UBUNTU é a tentativa de impedir o acesso ao usuário ROOT.
A meu ver não justifica, a alegação de segurança ou qualquer outra que venham nos impor.
Pra mim, é uma tentativa de impedir o acesso ao sistema. Isso me basta.
Software livre, é LIVRE mesmo! Liberdade não pode admitir justificativas e impedimentos.
Em nome da "Segurança" muitas barbaridades foram feitas contra a humanidade, portanto, toda segurança que impede ou dificulta a liberdade, já não é mais segurança é uma forma de opressão.
A segurança não pode ser imposta, ela deve ser livre aos que podem, ou querem de alguma forma, se expor ao risco.
O UBUNTU precisa corrigir esse erro imediatamente, sobretudo porque, vai contra sua própria filosofia.
Impossibilitar ou dificultar o acesso ao usuário root não me parece um procedimento correto.   

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 10:03 »
Citar
O Windows é o sistema mais usado no mundo devido a sua facilidade de uso e sua flexibilidade na instalação e utilização de diversos softs para uma enorme variedade de utilizadores e de utilitários disponíveis.
No entanto, sua maior resistência, está no fato de ser uma distribuição proprietária que explora a humanidade. É um soft caro demais e ainda, impede o acesso ao sistema e portanto, impossibilita o desenvolvimento das nações e das pessoas.
O Windows é o mais utilizado no mundo por ter sido implementado na fase de nascimento dos PCs e graças às politicas de monpólio da MS onde o objectivo sempre foi a quantidade (para patentar) mesmo com soluções de pouca qualidade.
Citar
O LINUX não é contra o Windows, mas surgiu como uma forma de protesto contra essa exploração e submissão dos povos. Contra a dificuldade de acesso a uma nova tecnologia que veio para mudar o mundo e que ficou limitada aos norte americanos e europeus a quem o código do sistema é liberado.
O Linux não surgir como forma de protesto nenhuma, foi uma expressão voluntária de programar um sistema novo de código aberto e baseado em Unix, o Linux teve origem como um sistema orientado a redes e servidores espaço esse que na altura nem sequer era existia o Windows.
Citar
Assim, sou radicalmente contra toda distribuição Linux que tenta se tornar corporativa, que Impeça ou dificulte de qualquer forma ou sobre qualquer alegação ou procedimento, o acesso ao sistema.
Uma distribuição ser corpotativa signica que tem capacidade de utilização/suporte para corporações, o que não significa que tenha menos capacide/suporte para ser utilizada por qualquer pessoa indivual sem qualquer custo adicional como é no caso do Ubuntu.
Citar
Uma das falhas que me incomoda demais no UBUNTU é a tentativa de impedir o acesso ao usuário ROOT.
A meu ver não justifica, a alegação de segurança ou qualquer outra que venham nos impor.
Pra mim, é uma tentativa de impedir o acesso ao sistema. Isso me basta.
Isso só mostra que você tem poucos conhecimentos sobre informatica e não sabe que 90% dos sistemas ficam quebrados e tornam as pessoas frustradas com os computadores por as pessoas terem a capacidade de facilmente danificar o sistema, a restrição da utilização de root é para garantir que o sistema funciona correctamente não é para limitar a capacidade d eutilização do mesmo.
Citar
Software livre, é LIVRE mesmo! Liberdade não pode admitir justificativas e impedimentos.
Os impedimentos são contra outros utilizadores que possam danificar o seu sistema, não contra o legitimo utilizador do mesmo, esse tem total acesso ao sistema.


Citar
O UBUNTU precisa corrigir esse erro imediatamente, sobretudo porque, vai contra sua própria filosofia.
Impossibilitar ou dificultar o acesso ao usuário root não me parece um procedimento correto.   

O seu artigo é completamento desinformado, a unica dificuldade que o Ubuntu traz é a de danificar o o sistema e evitar que outros o façam.

Acho interessante que você defina como "dificuldade" a necessidade de utilizar uma senha (é tudo o que é preciso para ser root em Ubuntu), que tal você aproveitar e propôr a abolição das senhas de todos os sistemas informáticos ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

boi

  • Visitante
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2006, 10:57 »
Citação de: tell
O Windows é o sistema mais usado no mundo devido a sua facilidade de uso e sua flexibilidade na instalação e utilização(...)
Cara, você precisa aprender uma coisa: Linux não tem nada a ver com Windows. São sistemas que só se tornaram concorrentes por razões circunstanciais. Com práticas monopolistas, a MS foi derrubando todas as outras empresas concorrentes, e aí acabamos chegando nessa situação, em que o Linux é praticamente a única alternativa ao Windows. E o Linux só sobreviveu até agora exatamente por ser completamente diferente do Windows, não ser propriedade de uma empresa e de não depender disso que chamam "mercado". Aliás, diferentemente do que pensam Eric Raymond e outros do mesmo time, é ótimo que o Linux seja independente do mercado, pois se fosse pelo mercado, o Linux hoje estaria no mesmo lugar onde estão o OS/2 e o BeOS.
É realmente irritante que apareçam tantos usuários como você, que querem que o Linux imite o Windows em tudo. Por acaso você gostaria que o Linux tivesse os mesmo problemas de segurança do Windows? Não é porque o Windows permite que o usuário fique o tempo todo como "root", que o Linux tenha que funcionar da mesma forma.

Offline Leo_Tech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2006, 11:39 »
Bem.. depois de alguns meses ultilizando a distribuição Fedora, resolvi testar o Ubuntu.. e com certeza essa distro é facinante... so não aposentei o Windows pq ainda tem algumas aplicações que so rodam nele..
Essa questão de "limitar o acesso" ao root não é uma forma de limitar o usuario, sendo uma distro que no meu ponto de vista é a melhor para usuarios iniciantes é um ponto muito importante...
Mas tudo aqui é democratico né, cada um tem sua opnião...


Offline hraposo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
    • Página Pessoal Hélder Raposo
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2006, 12:01 »
Tanta polémica para quê? parra ter root é só fazer
sudo passwd root

e acabam-se as faltas de liberdade!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2006, 15:58 »
Não alimentem os trolls...
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2006, 16:07 »
Leia mais sobre a distribuição antes de criticá-la. Habilitar o root é um dos procedimentos mais básicos, como o colega ali em cima fez o favor de explicar. Basta digitar um comando.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2006, 17:54 »
É até engraçado ler isso ! Que tal um tópico: "Fábulas do Fórum" ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu já não é livre
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2006, 21:27 »
Por favor, continuem o debate no Café:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10236.0
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2