Bom vou tentar ser bem sensato em minha opinião a respeito do que está acontecendo. Vamos lá:
O ubuntu-br a bastante tempo vem recebido críticas a respeito de como o canal é conduzido. Sim, críticas mesmo. Vou citar um exemplo de 2008 de um usuário que resolveu publicar a respeito:
http://iptable.wordpress.com/2008/07/19/revolta-com-o-ubuntu-br-na-ircfreenodenet/ .
Mas a questão é....tem fundamento tais críticas? coincidência ou não, da mesma forma que o usuário deste blog indaga sua revolta, eu "vitorlobo" e mais alguns outros demonstramos o mesmo ponto de vista a respeito da falta de flexibilidade e tolerância aos assuntos diversos que remetem ao mundo Linux no canal. Um usuário até veio a brincar alegando que está ocorrendo uma "Ubuntadura" trocadilho de ditadura com ubuntu. Gostaria de lembrar que Ubuntu assim como várias distribuições , prezam pela liberdade. Isso inclui a de expressão e revolta da parte dos descontentes com a forma da qual os operadores vem conduzindo o canal.
O canal pode ser de suporte ao ubuntu mas também é um meio de comunicação onde pessoas se conhecem, interagem e conversam a respeito de suas experiências no mundo Linux. Muito conveniênte da parte de quem administra e trabalha na canonical tornar o canal um veículo de facilitação do seu trabalho ( uma vez que bate-papo lá, iria desviar o foco do do seu ganha pão ...que dificilmente será admitido pelos que assim fazem).
Eu nem viria aqui dizer nada....ja estava decidido em simplesmente redirecionar os usuários para outro canal que não seja o off-topic do ubuntu "porque eles estão sem moral para isso ". O canal ainda não está morto...mas se morrer....só dificultará as coisas para quem está migrando para o ubuntu agora.
A propósito, o canal criado é #cg-br // irc.freenode.net