Autor Tópico: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado  (Lida 13145 vezes)

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Online: 22 de Dezembro de 2012, 10:29 »

Bom dia!

Vou virar o ano sem acesso ao ubuntu em meu computador com dual boot (windows 7), aliás é lá aonde estão todos os documentos que preciso para terminar o relatório de um cliente.
há um erro grotesco no 12.04, pois ele permitiu que acidentalmente eu apagasse a pasta de boot e fiquei sem acesso ao computador por dois dias. consegui um cd de instalação do windows 7 e ele voltou só que sem acesso ao ubuntu, parece que perdi o dual boot, ou grub, como chamam.
Ja fiz todos os malabarismos possíveis para instalar o grub e ter acesso ao dual boot - mil maneiras de instalar o grub dest fórum - youtube - dicas l - br linux e outros... Já pedi adiamento do relatório, quase quebrei este computador, xinguei quem pudia e não pudia, entrei em desespero. perdoem-me por isso, sou iniciante!!!
Agora que já me laskei todo preciso saber: fiz a instalação dentro do windows então devo reinstalar o grub no windows? tem como ter acesso aos docs do ubuntu de dentro do windows? Aqui no interior da Bahia ninguém sabe nada de linux, então eu preciso de ajuda!

Obrigado e feliz natal a todos... Detalhe: mesmo assim eu não vou desistir de software livre!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, 13:35 por Ioca100 »
Ação Ambiental

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: UM TRUQUE PARA O GRUB, seria um presente de natal...
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2012, 10:38 »
 
Vou mover o tópico para Instalação e atualização.
Usuário Linux- 449417

clodoaldops

  • Visitante
Re: UM TRUQUE PARA O GRUB, seria um presente de natal...
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2012, 11:34 »
-sempre funcionou comigo >> usando o live-cd do ubuntu instalado no hd
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: UM TRUQUE PARA O GRUB, seria um presente de natal...
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2012, 12:45 »
Citar
apagasse a pasta de boot
Porque não tenta reinstalar o Ubuntu com Ponto de Montagem /boot..? Preservando as outras partições..!

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2013, 23:58 »
ok Obrigado farei novas tentivas e respondo, espero ter acesso aos documentos!
Ação Ambiental

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2013, 10:28 »
Acho que o problema tá na partição, seu puder observem as partições... Não dá pra saber onde esta o ubuntu!
ubuntu@ubuntu:~$ sudo f disk-l
/dev/sda1              63    18854558     9427248   27  Hidden NTFS WinRE
/dev/sda2   *    25173855    25382699      104422+   7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3        25382700   488395119   231506210    7  HPFS/NTFS/exFAT

ubuntu@ubuntu:~$ sudo blkid
/dev/loop0: TYPE="squashfs"
/dev/sda1: LABEL="PQSERVICE" UUID="1EE867B3E86787BB" TYPE="ntfs"
/dev/sda2: LABEL="SYSTEM RESERVED" UUID="80D467C0D467B756" TYPE="ntfs"
/dev/sda3: LABEL="Acer" UUID="EAFC6966FC692DCF" TYPE="ntfs"
/dev/sr0: LABEL="Ubuntu 12.04.1 LTS i386" TYPE="iso9660"
Ação Ambiental

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2013, 10:32 »
Citar
ubuntu@ubuntu:~$ sudo f disk-l
/dev/sda1              63    18854558     9427248   27  Hidden NTFS WinRE
/dev/sda2   *    25173855    25382699      104422+   7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3        25382700   488395119   231506210    7  HPFS/NTFS/exFAT

Pelo entendido, o Ubuntu não está presente nesse HD..!

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2013, 12:02 »
isso que vou falar nao resolve todos os seus problemas e pelo visto vc vai ter que reinstalar o ubuntu...  pelo live cd do ubuntu vc pode entrar na sua pasta /home, copiar e colar suas coisas importantes (documentos, fotos etc) em um pendrive ou na propria partiçao do win7 pra vc ir trabalhando por enquanto..
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2013, 12:16 »

Bom dia!

Vou virar o ano sem acesso ao ubuntu em meu computador com dual boot (windows 7), aliás é lá aonde estão todos os documentos que preciso para terminar o relatório de um cliente.
há um erro grotesco no 12.04, pois ele permitiu que acidentalmente eu apagasse a pasta de boot e fiquei sem acesso ao computador por dois dias. consegui um cd de instalação do windows 7 e ele voltou só que sem acesso ao ubuntu, parece que perdi o dual boot, ou grub, como chamam.
Ja fiz todos os malabarismos possíveis para instalar o grub e ter acesso ao dual boot - mil maneiras de instalar o grub dest fórum - youtube - dicas l - br linux e outros... Já pedi adiamento do relatório, quase quebrei este computador, xinguei quem pudia e não pudia, entrei em desespero. perdoem-me por isso, sou iniciante!!!
Agora que já me laskei todo preciso saber: fiz a instalação dentro do windows então devo reinstalar o grub no windows? tem como ter acesso aos docs do ubuntu de dentro do windows? Aqui no interior da Bahia ninguém sabe nada de linux, então eu preciso de ajuda!

Obrigado e feliz natal a todos... Detalhe: mesmo assim eu não vou desistir de software livre!


Uma pergunta você instalou o Ubuntu em dual boot com o windows, portanto em partições separadas ou instalou via wubi, dentro da partição do Windows?

Se você pode acessar o Ubuntu instalado via liveCD do Ubuntu faça cópias dos seus arquivos com já comentado.

Agora você já tentou copiar a pasta /boot do liveCD do Ubuntu e colocar no mesmo local da pasta /boot que você apagou do Ubuntu instalado, isso como root pelo LiveCD?

Se você removeu a pasta (ou partição) de boot, não adianta querer usar os tópicos de como recuperar o Grub, pois não vai adiantar nada. O que você tem de recuperar é a pasta (ou partição) de boot antes.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 12:20 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2013, 23:59 »
otimo linuser, adilson e Arthur acho que agora estamos nos entendendo...

Realmente eu instalei o ubuntu dentro do windows via wubi e nao consigo de forma alguma reinstalar o grub, tentei todas. Nem a reinstalacao do grub via windows funcionou. Ponto importante não acho meus arquivos qdo rodo o 12.10 do CD!

Vc tem razao eu apaguei a pasta boot do ubuntu. Depois recoloquei a pasta boot no windows nao funcionou, no ubuntu eu não acho a pasta para repor os arquivos perdidos.

"isso como root pelo LiveCD?" Essa parte eu não entendi não sei o que é root. Mas não consigo localizar os documentos do ubuntu e nem a pasta de boot do 12.04, apagada. Usei o analisador de disco para localizar os documento do ubuntu e não consegui.

A primeira questao é que estou usando o CD do ubuntu 12.10 e o ubuntu em dual boot com windows 7 era 12.04, tem diferença? Como posso repor a pasta boot se nao localizo o a partiçao do ubuntu mesmo com cd de boot  carregado. Segue o resultado da ultima tentativa de instalar o boot nas tres partições possíveis:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda3
Caminho `/mnt/boot/grub' não é legível por GRUB no boot. A instalação é impossível. Abortando.
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda2
Caminho `/mnt/boot/grub' não é legível por GRUB no boot. A instalação é impossível. Abortando.
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda1
Caminho `/mnt/boot/grub' não é legível por GRUB no boot. A instalação é impossível. Abortando.

Valeu pelo apoio!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 18:04 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2013, 18:05 »
O comando certo é ==> sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Mas instala o Ubuntu com o ponto de montagem ==> /boot
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 22:10 por Arthur Bernardes »

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2013, 00:35 »
bom dia arthur.

Obrigado...

Como seria a instalação com este ponto de montagem? Como ainda sou iniciante não consego entender bem este comando. Na unica instalação que fiz na vida foi via wubi, dentro do windows e ainda to aprendendo a fazer partições com o G Parted...
Como identificar um ponto de montagem?
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 00:38 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2013, 10:52 »
Esse Ubuntu instalado está via Wubi ou em Dual-Boot mesmoo?

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2013, 11:58 »
Bdia!
O ubuntu foi instalado via wubi, rodando o CD de instalaçao no windows 7 que era o unico SO da maquina. Apos instalaçao antes de iniciar ele abria a tela de opçoes de boot - ubuntu 12 ou windows 7. Consegui algo apos tentar instalar o grub. Mudei como sugeriu para sda ao final do camando e ele nao iniciou direto o windows apareceu uma tela similar ao dual boot com a seguinte mensagem...
gnu grub version 200 - 7 ubuntu 11
mininal bash-like line editing is suported. for the first word, tab lista possible comand completions
Anywhere tab lists possible device or file completions.
grub»

Neste terminal eu tentei o comando boot - E ele responde desta forma...
you need to load the kernel first.
Porque iniciar o kernel primeiro se ele ja esta instalado no ubuntu 12.04 que esta na maquina?????
veja como aparece agora do sudo fkdisk -l
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1            8064     7823359     3907648    b  W95 FAT32

20JAN13 Ainda não desisti... Achei software para ler arquivos do ubuntu no windows, e agora estou tentanto do CD do GRUB 2!
30JAN13 Instalei o dual boot com o super grub, mas apesar de aparecer a tela com as duas opções o linux ubuntu não abre...
04FEV13 Não consegui localizar os arquivos com o softwares de leitura a partir do windows, acho que já havia feito back-up no pen drive que deu pau.... Como não conseguimos resolver devo fazer a partição e reinstalação do ubuntu.
07FEV13 Com o software eu consegui a tela de boot na inicialização, oferecendo as duas opções, mas tem o grub logo não abre o ubuntu e eu continuo no windows. Será que a reinstalação do wubi funcionará?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 19:47 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Um truque para o GRUB, seria um presente de natal...Moderado
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:03 »
Instalação via Wubi eu nunca fiz..! Creio que o haereticus tenha melhor experiência com essa de Wubi.! Vamos aguardar ele..!