Autor Tópico: Duvida 32bit ou 64bit  (Lida 14844 vezes)

Offline brioche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Duvida 32bit ou 64bit
« Online: 24 de Dezembro de 2012, 03:14 »
Ola galera sou novo aqui deu um canferida na nova versao do Ubuntu vi ke ta otima, venho me arrastando pelo win a muito tempo. mas agora kero mudar e ficar na ubuntu mas so que nao sei qual versao baixar se e 32bit o recomendado ou 64bits, pois meu pc e 4g de ram. oque eu faço. obrigado pela atenção.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2012, 06:54 »
Pode usar a de 32 bits que a tua ram será reconhecida, pois, o Ubuntu usa o kernel pae.
Boa sorte !
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2012, 09:42 »
Eu utilizaria o 64 bits porque o GNU/Linux está muito mais desenvolvido que o Windows nessa arquitetura...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2012, 09:56 »
Vai de 32 bits. Não é a toa que ele é o recomendado.

64 bits é mais indicado pra servidores (perceba que ele é o indicado na hora de baixar o ubuntu server...).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2012, 10:15 »
-se seu PC tem processador-64bits e tem mais de 3gb/ram use o UBuntu-64bits

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2012, 10:47 »
O que determina se ele usará a arquitetura x86 (x32) ou x64 é o processador dele e não os 4gb de ram. Em nenhum momento vi ele citar o modelo do processador.


Veja se você possui um modelo com arquitetura compativel com x64, caso não saiba se é poste-o aqui. Eu recomendo a x64 para máquinas acima de um dual core com mais de 4gb.

A única resposta coerente foi do clodoaldops

---

x32 é para máquinas single-core, praticamente fora do mercado atualmente.


Vai de 32 bits. Não é a toa que ele é o recomendado.

64 bits é mais indicado pra servidores (perceba que ele é o indicado na hora de baixar o ubuntu server...).

Discordo plenamente de sua opinião.

Não tem lógica alguma um cidadão usar um i3, i5, i7, um quad-core (meu caso) usando S.O. de arquiteturas x32.

Isto é para máquinas defasadas.

Já a alguns anos o x64 passou a ser recomendado, principalmente lá fora, no Brasil o pessoal tem uma tendência a ter máquinas fora de linha por isto x32 ainda é maioria.

Desde 2009 lá fora é insistido o uso continuo do x64, inclusive foi quando aconteceu minha migração.

Hoje passo longe de sistemas single-core ou até mesmo de máquinas que a utilizem, a uma deficit de leitura gigante entre ambos.


----

Quando temos processadores de 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos que o processador possui, ou seja, representa a quantidade de instruções e dados que o processador consegue trabalhar simultaneamente. O processador de 32 bit pode manipular números de valor até 4.294.967.296 em uma única operação.

Se este o valor do número for superior ao mostrado acima, o processador terá de executar 2 operações, ou seja, mais tempo gasto. E os processadores de 64bit ? Qual o número que ele poderá calcular em apenas 1 operação ?

Para calcular esse limite, basta fazer 2 elevado à quantidade de bits internos do processador. 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 10:54 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2012, 12:19 »
O que determina se ele usará a arquitetura x86 (x32) ou x64 é o processador dele e não os 4gb de ram. Em nenhum momento vi ele citar o modelo do processador.


Veja se você possui um modelo com arquitetura compativel com x64, caso não saiba se é poste-o aqui. Eu recomendo a x64 para máquinas acima de um dual core com mais de 4gb.

A única resposta coerente foi do clodoaldops

---

x32 é para máquinas single-core, praticamente fora do mercado atualmente.


Vai de 32 bits. Não é a toa que ele é o recomendado.

64 bits é mais indicado pra servidores (perceba que ele é o indicado na hora de baixar o ubuntu server...).

Discordo plenamente de sua opinião.

Não tem lógica alguma um cidadão usar um i3, i5, i7, um quad-core (meu caso) usando S.O. de arquiteturas x32.

Isto é para máquinas defasadas.

Já a alguns anos o x64 passou a ser recomendado, principalmente lá fora, no Brasil o pessoal tem uma tendência a ter máquinas fora de linha por isto x32 ainda é maioria.

Desde 2009 lá fora é insistido o uso continuo do x64, inclusive foi quando aconteceu minha migração.

Hoje passo longe de sistemas single-core ou até mesmo de máquinas que a utilizem, a uma deficit de leitura gigante entre ambos.


----

Quando temos processadores de 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos que o processador possui, ou seja, representa a quantidade de instruções e dados que o processador consegue trabalhar simultaneamente. O processador de 32 bit pode manipular números de valor até 4.294.967.296 em uma única operação.

Se este o valor do número for superior ao mostrado acima, o processador terá de executar 2 operações, ou seja, mais tempo gasto. E os processadores de 64bit ? Qual o número que ele poderá calcular em apenas 1 operação ?

Para calcular esse limite, basta fazer 2 elevado à quantidade de bits internos do processador. 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616.

Traduzindo em palavras simples: só sentirá efeito significativo se a pessoa trabalhar profissionalmente em edições de vídeo, áudio ou imagem, renderização 3D e cálculos matemáticos complexos, para o resto, a diferença é insignificante...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:36 »
Vai de x64, é verdade que hoje ela não tem uma diferença significante. Mas para que a evolução chegue precisa-se dos seus adeptos, não é?

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:00 »
Vai de x64, é verdade que hoje ela não tem uma diferença significante. Mas para que a evolução chegue precisa-se dos seus adeptos, não é?

Concordo plenamente.

Ainda mais com a chegada do Steam.

E não tem lógica usuários de i3, i5, i7, quad cores e demais multi-cores, usarem uma arquitetura antiga para single-cores.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline FabioW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • You'll never survive in a jungle!
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2012, 18:35 »
Vai de x64, é verdade que hoje ela não tem uma diferença significante. Mas para que a evolução chegue precisa-se dos seus adeptos, não é?

Concordo plenamente.

Ainda mais com a chegada do Steam.

E não tem lógica usuários de i3, i5, i7, quad cores e demais multi-cores, usarem uma arquitetura antiga para single-cores.

Poxa, eu estou usando a versão 32 bits. Há como "atualizar" para a versão 64 bits? Acabei de procurar algum material, mas só achei coisa antiga (no máximo de um ano atrás), e a solução apontada é começar do zero a instalação.

Fiquei interessado pelo processador que tenho, e também pelo fato de fazer algumas edições de vídeos (ainda que simples) e usar um software matemático.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:03 »

[...] a solução apontada é começar do zero a instalação.

[...]

Não tem solução paliativa. É instalar do zero mesmo.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline FabioW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • You'll never survive in a jungle!
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:33 »

[...] a solução apontada é começar do zero a instalação.

[...]

Não tem solução paliativa. É instalar do zero mesmo.

Obrigado, jkmsjq!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2012, 05:22 »
Se o seu processador é 64bits, o desempenho com sistema 64bits será melhor, obviamente.

Na prática eu posso garantir.

Rode um programa que exija alto desempenho do processador com um jogo pesado, um emulador como o Dolphin-emu no Ubuntu 32bits e depois rode no 64bits. A diferença é gritante meu amigo. Eu tentei rodar Godfather 2 e Devil May Cry 4 pelo Wine num pentium IV dualcore 3.06 GHz com Ubuntu 32bits e nem abriram os jogos. No godfather 2 apareceu a mensagem de que o hardware não suportava, quando instalei o Ubuntu 64bits testei novamente e os jogos abriram e ainda ficaram bem jogáveis. Daí pra frente só uso 64bits, desde o Ubuntu 8.04.
Outra coisa são a conversão de formatos (para edição de vídeo e etc) e transferência de arquivos, que também são bem mais rápidos no 64bits.
Em geral, se você quer mais desempenho use 64bits. Sem medo.

Obs.: Existem aplicativos que não tem versão 64bits (por isso o 32bits aparece como recomendado na página de download do Ubuntu), mas são pouquíssimos mesmo, raros de verdade, é até difícil achar um que não tenha em 64bits. Além disso, se você instalar o ia32libs, poderá instalar a maioria dos programas 32bits sem problemas. Não sei porque a galera nutre esse medo do 64bits. A arquitetura não foi criada atoa, foi criada pra aumentar o desempenho, não é mais indicada só para servidores, é indicada também pra quem precisa de mais desempenho.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 05:37 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2012, 08:27 »
[...]

Não sei porque a galera nutre esse medo do 64bits.

[...]

Em uma palavra: preconceito.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2012, 09:47 »
[...]

Não sei porque a galera nutre esse medo do 64bits.

[...]

Em uma palavra: preconceito.

+1
Preconceito e falta de conhecimento.

Pior que isto o tal do brasileiro cerca de 90% usa hardware defasado, antigo demais no mercado. Portanto arrastam o máximo de usuários para S.O. de arquiteturas antigas como a x32.

Basta olhar ao redor que o mercado de hardware a arquitetura que está a venda é a x64, com multi-cores, máquinas que superam fácil 4 gigas de ram.

Ainda bato na tecla de que não se deve arrastar um usuário que tem i3, i5, i7, quad-core ou superiores para uma arquitetura defasada (x32), porque o cidadão que tá ajudando usa um single-core.

Ou seja o cidadão que instalar um sistema x32 em máquina de múltiplos cores jogará o dinheiro no lixo.

Esta história de estabilidade do x32 diferente do x64 é coisa de mais de 5 anos atrás, portanto deve ser desconsiderado como base legal para argumentar alguma coisa.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 09:51 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2