Autor Tópico: Duvida 32bit ou 64bit  (Lida 14846 vezes)

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2012, 12:22 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2012, 12:35 »
Em uma palavra: preconceito.

Ou desconhecimento de como funciona um sistema operacional, pois não existem diferenças em se compilar um pacote com instruções 32X ou 64X

Compilado o pacote, este se comporta da mesma maneira.

Eu mesmo recompilei o pacote z600 para impressoras Lexmark de 32 para 64 bit sem maiores dificuldades. Originalmente ele foi escrito para arquitetura 32X.

Não é só preconceito, é ignorância (no sentido de desconhecimento)

Citar
A ignorância refere-se à falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre um determinado assunto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ignor%C3%A2ncia

[]'s e +1

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2012, 12:53 »
[...]

é ignorância (no sentido de desconhecimento)

[...]

Eu ia usar justamente esse termo, mas considerei que seria agressivo demais e poderia causar uma flame aqui no post/fórum... mas também considero falta de conhecimento...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:18 »
Porisso postei o link.

Eu não quero de forma alguma ofender ninguém, nenhuma pessoa merece ser ofendida.

[]'s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:56 »
Tudo muito bem, mas em se considerando que fui o primeiro a indicar ao NOVO usuário usar 32 bits(recomendado pela Canonical), venho esclarecer que o propósito do Ubuntu não é para "escovadores de bits" e, sim, para seres humanos.Acho muito legal o conhecimento, mas vamos nos situar no contexto da Distro, que é tornar o uso do Linux  mais simples.Imaginem o usuário que saiu do Win2,  instalou o Ubuntu e vocês mandam o cara compilar programas, kernel,lol.
Um abraço a todos e votos de um ano doce a todos e a tudo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 14:59 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:22 »
@Ioca100

Justamente pelo usuário ser novato, a arquitetura x64 ser melhor desenvolvida no GNU/Linux que no Windows, a chegada da Steam no GNU/Linux Ubuntu, a facilidade de acesso a equipamentos mais novos com processadores quad-core somados a 4 Gb ou mais de RAM é que acredito que se faça necessário a utilização da arquitetura 64 bits.

Não existirá diferença na instalação de um programa 32bits e um 64 bits na GNU/Linux, exceto, se forem pacotes externos aos repositórios oficiais. E se isso acontecer, será mais um passo que o usuário dará para domar e tomar por vez o seu sistema operacional como seu verdadeiramente, e não apenas, um usuário onde "outros" mandam e desmandam...

Vou parar por aqui se não terei que colocar esse post na sessão de Depoimentos...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:29 »
Oi Ioca100

A meu ver, opinião pessoal apenas, a indicação no site informando a versão 32 bit como recomendada, se prende apenas a marketing.

Como o Ubuntu do site é para quem nunca viu o Ubuntu, e quer testar o sistema oferecido em modo live cd, as chamces de nada dar errado é realmente indicar 32 bit, pois não se conhece a maquina de quem baixa, e 32 bit é a arquiteura de maquinas antigas.

Na minha ótica, pra quê um sujeito vai trocar seu Windows se esta tudo funcionando? Ahhh... Mas está muito lento, leu sobre o Ubuntu e resolveu baixar.

Até aí, ok, mas e se é windows xp a maquina é 32 bits. E então a recomendação é válida.

Se o interessado vem aqui ao fórum, isto já denota um interesse maior, pois o cara pesquisou, encontrou o forum e vei pedir informações. Nestes casos, é indicar sempre 64x caso a maquina suporte.

Outro tipo de usuário muito comum aqui no fórum, é aquele jovem entre 12 e 18 anos que tem maquina boa e win vista/7/8 e quer testar o Ubuntu pensando em um dia se tornar hacker.(quer aprender, ter conhecimento)

Neste caso ele tem um sistema 64 mas não tem o conhecimento. Se indicada a versão 64, ele vai ter uma
Maquina rápida e vai ficar no Linux.

E também é muito provável que versões futuras do GNU/Linux Ubuntu não sejam mais distribuídas em 32x. Até a Microsoft anunciou que o Win8 é o ultimo SO da empresa fornecido em duas versões, os próximos só em 64, já que nem samrtphones virão com 32 bit.

É minha opinião pessoal.

[]'s

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #22 Online: 30 de Dezembro de 2012, 02:39 »
Concordo com o Tota (quase que como sempre).

No site é indicada a versão 32bits, justamente porque a maioria dos usuários comuns não sabe a diferença. Se um cara que tem um processador antigo baixa a versão 64bit por engano, não vai querer saber o que ele fez de errado, vai partir do pré-suposto de que não funciona e pronto, menos um usuário. É marketing.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:34 »
Concordo com o Tota (quase que como sempre).

No site é indicada a versão 32bits, justamente porque a maioria dos usuários comuns não sabe a diferença. Se um cara que tem um processador antigo baixa a versão 64bit por engano, não vai querer saber o que ele fez de errado, vai partir do pré-suposto de que não funciona e pronto, menos um usuário. É marketing.


Vai falar q Linux não presta, q é complicado, vai xingar tudo... lembro de um cara aqui no fórum q não sabia nem gravar o CD direito (dava dois cliques e abria com o winrar, aí já viu né), e isso no windows, daí falava que Linux era complicado e não prestava... Tá certo a Canonical, tem q procurar facilitar mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #24 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:46 »
O colega ioca100 disse tudo, e o colega Sérgio finalizou com chave de ouro:

Citar
Tá certo a Canonical, tem q procurar facilitar mesmo.

Deixe os amantes de 64bits com suas compilações de kernel e ganho de performance de 0.0000008% pra lá. Foquemos nos usuários iniciantes que querem apenas a coisa toda funcionando, nada mais.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline MauricioLopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #25 Online: 31 de Dezembro de 2012, 09:37 »
O colega ioca100 disse tudo, e o colega Sérgio finalizou com chave de ouro:

Citar
Tá certo a Canonical, tem q procurar facilitar mesmo.

Deixe os amantes de 64bits com suas compilações de kernel e ganho de performance de 0.0000008% pra lá. Foquemos nos usuários iniciantes que querem apenas a coisa toda funcionando, nada mais.  :D

Um sistema de 64 bits é como ter um caminhão. Você pode usá-lo para levar pouca ou muita areia. Pra quem não leva muita areia, não fará muita diferença levá-la em um carrinho de mão, mas sempre se deve levar em conta que um dia se precisará do caminhão para um trabalho mais pesado.

64Bits é recomendável para praticamente todos os computadores novos de hoje, considerando que a maioria é dual core e tem mais de 4GB de memória.

Aqui em casa um desktop de 4GB e um netbook de 3GB, usam sistemas de 64bits e tem um desempenho impressionante.Apenas um netbook meu, um Atom de 2GB de memória tem sistema de 32bits instalado.

Futuramente será obrigatório mudar para 64bits.

Entretanto, devemos levar em consideração que nem sempre um sistema de 64 bits é realmente necessário.

Atualmente, se vc tem até 2GB de memória, é vantajoso usar um sistema de 32 bits pela compatibilidade, e pelo consumo de memória pois como a maioria dos programas rodam em 32bits, o sistema acaba sempre gastando mais  da já minguada memória, prejudicando o rendimento.

Agora, a partir de 3GB, não há o que se pensar: 64bits sempre, pois só se tem vantagens.

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2012, 09:39 por MauricioLopes »

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #26 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:00 »
Na boa, eu já falei aqui algumas vezes que tenho no meu Note Dual Boot com o Windows, justamente por causa do meu trabalho. E no Windows uso 64 Bits de boa.

Mas no Ubuntu quando instalei pela primeira vez a versão 11.04, eu fui pela sugestão da Canonical, e estou até hoje na 32 Bits, Hoje com o Ubuntu 12.04 LTS.

Estava preparando meus Backups para formatar minha máquina nas férias, já estava com o Pen de Arranque preparado com o 32 Bits, mas acho que vou arriscar o 64.

Ou seja, sou um cara que tem experiencia zero no 64 Bits no Ubuntu. Teria muita dificuldades ? Mudaria muita coisa no Dia a dia?
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #27 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:08 »
Bruno, não muda nada na utilização.

Migrei a 1 anos e não senti diferença.

Abrs.
Junior

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #28 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:22 »
Na boa, eu já falei aqui algumas vezes que tenho no meu Note Dual Boot com o Windows, justamente por causa do meu trabalho. E no Windows uso 64 Bits de boa.

Mas no Ubuntu quando instalei pela primeira vez a versão 11.04, eu fui pela sugestão da Canonical, e estou até hoje na 32 Bits, Hoje com o Ubuntu 12.04 LTS.

Estava preparando meus Backups para formatar minha máquina nas férias, já estava com o Pen de Arranque preparado com o 32 Bits, mas acho que vou arriscar o 64.

Ou seja, sou um cara que tem experiencia zero no 64 Bits no Ubuntu. Teria muita dificuldades ? Mudaria muita coisa no Dia a dia?

Migrei desde 2009, a versão 64bits é muito mais rápida.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #29 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:24 »
[...]

Atualmente, se vc tem até 2GB de memória, [...]




O que determina a vantagem na utilização de um sistema 64 bits em um computador não é nem tanto a quantidade de memória RAM, isso porque, o GNU/Linux tem o kernel PAE que é utilizando quando o S.O. reconhece mais de 3 GB instalados na máquina. Mas sim a quantidade de memória cache no processador. Essa sim é fundamental, quanto mais memória cache melhor será o desempenho do sistema operacional de 64 bits. Esse é um dos motivos que os novos processadores multicores terem vantagens na utilização da arquitetura 64 bits ao invés da 32 bits.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2012, 10:27 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz