Autor Tópico: Duvida 32bit ou 64bit  (Lida 14845 vezes)

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #30 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:43 »
Baixei a ISO ubuntu-12.04.1-desktop-amd64

Sem problemas para um processador i3, certo?  ;D
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #31 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:44 »
Baixei a ISO ubuntu-12.04.1-desktop-amd64

Sem problemas para um processador i3, certo?  ;D

vai de boa.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline MauricioLopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #32 Online: 31 de Dezembro de 2012, 13:48 »
[...]

Atualmente, se vc tem até 2GB de memória, [...]




O que determina a vantagem na utilização de um sistema 64 bits em um computador não é nem tanto a quantidade de memória RAM, isso porque, o GNU/Linux tem o kernel PAE que é utilizando quando o S.O. reconhece mais de 3 GB instalados na máquina. Mas sim a quantidade de memória cache no processador. Essa sim é fundamental, quanto mais memória cache melhor será o desempenho do sistema operacional de 64 bits. Esse é um dos motivos que os novos processadores multicores terem vantagens na utilização da arquitetura 64 bits ao invés da 32 bits.

Teoricamente não deveria haver diferença no consumo de memória dos dois sistemas (32 e 64 bits). Ocorre que o sistema de 64 bits carrega libs de 32bits quando executa programas com essa arquitetura, consumindo mais memória para esta atividade.

Por isso, quem tem 2GB de RAM ou menos pode sentir um consumo maior de RAM, dependendo do uso do sistema e do aplicativo utilizado. A propósito, em se tratando de RWindows, a própria Microsoft não recomenda RWin64 para menos de 2GB de memória.

64bits NÃO é só pra quem usa mais de 4GB. É para qualquer PC compatível com essa arquitetura, preferencialmente que tenha 2GB de memória, que é o mínimo recomendável para se utilizar sistemas em dual core com bom desempenho.

Se a pessoa tem mais de 4GB de memória NÃO TEM PORQUE NÃO MIGRAR PARA 64BITS! O uso de kernel PAE não se justifica hoje, na minha humilde opinião.

Uso 64bits de dois anos pra cá, e apenas no começo tive problema na instalação de algum programa. Hoje isso não existe.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 20:55 por MauricioLopes »

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2013, 09:30 »
Bom terminei de instalar o Ubuntu 64 Bits, até agora tranquilo, sem problemas.

Só não conseguir Adicionar os repositórios do GetDeb.

Mas acho que o site está fora.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #34 Online: 02 de Janeiro de 2013, 09:32 »
Bom terminei de instalar o Ubuntu 64 Bits, até agora tranquilo, sem problemas.

Só não conseguir Adicionar os repositórios do GetDeb.

Mas acho que o site está fora.
getdeb tá foraa do ar mesmo,mas tente isso:
www.ubuntugeek.com/getdeb-mirror-site.html
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:11 »
O colega ioca100 disse tudo, e o colega Sérgio finalizou com chave de ouro:

Citar
Tá certo a Canonical, tem q procurar facilitar mesmo.

Deixe os amantes de 64bits com suas compilações de kernel e ganho de performance de 0.0000008% pra lá. Foquemos nos usuários iniciantes que querem apenas a coisa toda funcionando, nada mais.  :D

Uso sistema 64bits já a algum tempo e nunca precisei compilar nada. O Tota só falou que não existe diferenças entre compilar um e outro, minha nossa!! Quem falou que precisa compilar algo pra usar sistema 64bits? Leiam as postagens, por favor, fico até com medo de ser ofensivo, me desculpem os moderadores, mas não é minha intenção.

"...ganho de performance de 0.0000008%..." !!!!! Que hiperbole, heim!!!??? Amigo leia minha primeira postagem em que mostro alguns testes que fiz e me fala se é só esse o ganho. Teste e depois diga. O usuário que criou o tópico disse que trabalharia com edição de vídeos. Com o processador dele a performance será bem acima de sua hiperbole. Não existe problema nenhum com o sistema 64bits, é tão estável quanto o de 32 e tem os mesmos aplicativos na central de programas, salvo uma exceção ou outra (posso até citar que o zsnes não tem versão 64bits, mas dá pra instalar assim mesmo) que é perfeitamente contornável, pois existem sempre diversas opções para se fazer uma mesma coisa.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 14:25 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #36 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:38 »
Processadores 32bits podem manusear valores de até 4.294.967.296,
em uma única operação.

Se o valor for superior a 4.294.967.296 o processador ira ter que processar 2 operações e terá mais tempo gasto.

Os processadores de 64bits para calcular o limite, temos que fazer acima dos bits internos do processador.
Exemplo:
2^ 64 = 18.446.744.073.709.551.616 .

---------
Só isto já basta, 64 bits tem uma boa diferença de desempenho.
32 bits em breve será apenas "versão de colecionador / peça de museu"  ::)  ::)  :D
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 18:40 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #37 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:48 »
Essa diferença de desempenho será notada apenas em softwares que se utilizam dessa tecnologia. Daí a vantagem da arquitetura de 64 bits na edição profissional de imagens, vídeos, sons, renderização 3D e cálculos matemáticos complexos. No restante das utilizações dos aplicativos (navegar na internet, processamento de textos, ouvir música, receber e enviar música, downloads em geral e etc...) o sistema operacional não fará diferença.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline MauricioLopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #38 Online: 02 de Janeiro de 2013, 23:22 »
Essa diferença de desempenho será notada apenas em softwares que se utilizam dessa tecnologia. Daí a vantagem da arquitetura de 64 bits na edição profissional de imagens, vídeos, sons, renderização 3D e cálculos matemáticos complexos. No restante das utilizações dos aplicativos (navegar na internet, processamento de textos, ouvir música, receber e enviar música, downloads em geral e etc...) o sistema operacional não fará diferença.

64 bits não é só pra edição profissional de imagens. Muita gente usa aplicativos pesados no dia-a-dia. Alguém pode querer jogar no PC, assistir um vídeo em MKV em Full HD, por exemplo, ou converter formatos de vídeos e músicas. Para muitas dessas aplicações já existem programas de 64bits que fazem um bom trabalho.

A regra, pra mim, seria uma linha assim:

1 GB < 32 bits recomendável < 2GB < 64 bits recomendável < 4GB ou mais < 64 bits obrigatório.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 23:34 por MauricioLopes »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #39 Online: 02 de Janeiro de 2013, 23:36 »
Essa diferença de desempenho será notada apenas em softwares que se utilizam dessa tecnologia. Daí a vantagem da arquitetura de 64 bits na edição profissional de imagens, vídeos, sons, renderização 3D e cálculos matemáticos complexos. No restante das utilizações dos aplicativos (navegar na internet, processamento de textos, ouvir música, receber e enviar música, downloads em geral e etc...) o sistema operacional não fará diferença.

64 bits não é só pra edição profissional de imagens. Muita gente usa aplicativos pesados no dia-a-dia. Alguém pode querer jogar no PC, assistir um vídeo em MKV em Full HD, por exemplo, ou converter formatos de vídeos e músicas. Para muitas dessas aplicações já existem programas de 64bits que fazem um bom trabalho.

A regra, pra mim, seria uma linha assim:

1 GB < 32 bits recomendável < 2GB < 64 bits recomendável < 4GB ou mais < 64 bits obrigatório.


O processador tem que ter arquitetura 64 bits também.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline chicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • sai da janela e não sei o que fazer com a liberdad
    • Ver perfil
Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Resposta #40 Online: 03 de Janeiro de 2013, 10:47 »
sempre usei o 64bit , :D