Acho que quem tem essa ideia de que o Ubuntu precisa melhorar muito é porque realmente nunca leu uma linha de toda a documentação que vem junto com a instalação. Cara, tem coisa mais fácil do que abrir o synaptic, digitar o nome do programa que você quer instalar, seleciona-lo e mandar instalar? Não vem com essa de que o é dificil instalar um codec que não cola. O Windows toca por padrão alguns formatos proprietários. Agora instala o Windows e tenta rodar um arquivo.ogg pra ve o que acontece. Ué !! Cade a facilidade? Não era clicar e funcionar? Acho que existe uma grande diferença entre um usuário querer facilidade e um usuário preguiçoso. Mew você digita no Google e vem tudo que você precisa passo a passo.
Outra coisa que o Linux dá de 10 a 0 no windows. Tenta abrir uma pasta do sistema no windows e abrir um arquivo de configuração (geralmente dll) e tenta entender como ele funciona. A não ser que você entenda esse monte de caracteres você fica sem saber nada, isso se você for o administrador do sistema, do contrario nem acesso de leitura a essas pastas você tem. no linux não, arquivos texto, escritos de forma clara. Mesmo sendo somente usuario eu posso estuda-los, apenas não posso altera-los por medidas obvias de segurança. Quanto ao root, sem comentários. Não faz sentido vocês dizerem que acabou a liberdade por que acabaram como o root. primeiro porque não acabou o root. Na instalção fala que será criado um usuario com liberdade para as configurações para que não seja necessario ficar logado com o root. Depois que se vocês derem uma olhada na documentação, explica como ativar a conta de root. Quer ativá-la por uma sessão? Também tá lá. Já falei demais, Ninguém leu ate aqui mesmo :p
Falows