Autor Tópico: Como compilar o SDL e QT5 wayland para uma máquina ARM usando o Buildroot ?  (Lida 2659 vezes)

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
O fórum Omnimaga/Cemetech "abriu" informalmente espaço para a criação de projectos open-source baseados em Linux  :), do qual existe até a ideia de criar um modelo de uma calculadora gráfica que seja um pequeno computador ARM a correr  Linux  :D.
 Estou a tentar criar uma base para esta comunidade poder desenvolver, mas preciso de montar pelo menos uma base para que a minha proposta tenha aceitação. O meu plano é adaptar o Maxima (escrito em LISP), e servir de aplicação principal de uma distribuição Linux adaptada para máquinas ARM de baixo custo.
 Um das vias para obter o núcleo da distribuição é tentar utilizar o Buildroot que automatiza quase todo o trabalho para criar uma distribuição embebida, porém eu estou com algumas dúvidas relativamente a algumas opções que poderiam beneficiar o projecto.
 Um deles é o uso do Wayland como servidor gráfico que por ser leve e bastante modular (evitando componentes supérfluos), juntamente com o toolkit Qt que já está nativamente portado para o Wayland (e o SDL inclusive). Usando esta base, seria o ponto de partida para a criação da GUI (projecto comunitário real) para o Maxima utilizando o Qt (E seria trivialmente portado para outros sistemas  :)).
 O principal problema é que o Buildroot não contêm os ficheiros de referência para o Wayland e Weston (e só encontro para o Raspberry Pi, mas noutro contexto), e não queria arriscar uma compilação separada que arriscava abortar todo o procedimento.

 Alguém é capaz de explicar como adicionar para o Buildroot as linhas de configuração adequadas para compilar o Wayland e Weston (e de preferência o programa de emulação de Terminal do Weston), juntamente com o Qt5 e SDL versão Android ? ???
 Ou seria melhor ficar pelo X.Org mais convencional por agora, e depois migrar para o Wayland numa fase de maturação do GUI Maxima ?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como compilar o SDL e QT5 wayland para uma máquina ARM usando o Buildroot ?
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2012, 18:35 »
Ola,

Como a sessão indica
Citar
   Programação e Scripts
Problemas com programação e envio de scripts de tua autoria.

Poste qual a versão de seu Ubuntu, o que instalou e de onde descarregou os pacotes e o que já fez para resolver seu problema.

Assim o fórum pode lhe auxiliar melhor.

[]'s

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Como compilar o SDL e QT5 wayland para uma máquina ARM usando o Buildroot ?
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:54 »
Eu estou a desenvolver uma interface nova para o Maxima, e necessitava de esclarecer algumas opções do Buildroot para determinadas dependências de pacotes. Saliento desde já que estou a usar o Ubuntu 12.10.
 O Maxima necessita do LISP, e o GUI do meu projecto necessita do Qt e Webkit (Muitas GUI do Maxima operem como mini-navegadores HTML). É neste aspecto que ao criar os ficheiros de dependências (o Buildroot simplifica muita coisa), que gostava de ter alguma ajuda.
 Assim que rascunhar os scripts de compilação adicionais, eu editarei este tópico com o meu código para esclarecimento de dúvidas.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Como compilar o SDL e QT5 wayland para uma máquina ARM usando o Buildroot ?
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2012, 11:25 »
Caro nosferatu

Peço que tenha um pouco de paciencia pois o nivel da sua pergunta é alto, alguns usuarios desse forum tem larga experiencia em compilaçao mas o wayland é relativamente novo e pode ser que ninguem tenha trabalhado com ele ainda, quanto mais no contexto ARM. Se voce possuir dominio do idioma ingles tambem recomendo que tente o forum internacional, pois a quantidade de usuarios la é bem maior e talvez alguem ja tenha trabalhodo com wayland e ARM, outro forum que recomendo é o forum internacional do Arch Linux, na minha humilde opniao, o forum de mais alto nivel tecnico que existe entre as comunidades linux atualmente. Caso nao domine o ingles vamos tentar fazer o possivel para ajuda-lo, mas pode demorar um pouco.
Ubuntu Linux 10.10