Autor Tópico: Quero dar boot no ubuntu sem precisar usar o Pen Drive, como faço? (Resolvido)  (Lida 3997 vezes)

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
  • :)
    • Ver perfil
Oi,
Já fiz um tópico aqui esse: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102444.0.html

Eu instalei o Ubuntu 12.04 Lts, pra rodar em 2d, e está rodando perfeitamente, porém, Ao reiniciar o PC depois da instalação eu não retirei o Pen Drive da porta, eu instalei ele via um pen drive bootavel que fiz em outra máquina wind. Com o Universal USB.

E agora o Sistema só carrega quando eu coloco o pen drive(editado) na porta e reinicio o sistema, depois do sistema carregado eu posso retirar o Pen Drive sem problemas...Porém se vou reiniciar tenho que colocar o a droga do Pen Drive pra dar boot e o sistema carregar!!!!

Como faço para reverter isso???? Não quero ter que colocar o Pen Drive toda vez que iniciar o Sistema só pra dar o boot.
Eu estava usando o 12.10 em dual boot com o wind e eles estavam carregando normalmente sem precisar enfiar pen drive nenhum!!

E agora? Tenho que formatar tudo de novo e reinstalar o 12.04? Só pra fazer o boot "sair" do pen drive? Ou teria outro jeito?

Por favor  aqui.( Editado)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 13:39 por Ioca100 »

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Quero dar boot no ubuntu sem precisar usar o Pen Drive, como faço? AJUDAAA
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2012, 10:56 »
Vai lá na BIOS, e altera a ordem de boot, para HDD. (Hard Disk)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 11:00 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:16 »

Não sei se somente isso resolveria a questão, pois pelo relatado aqui me pareceu que ao instalar o Ubuntu ele mandou o grub ser instalado no pendrive ao invés do MBR do HD, já que ele afirma não precisar do pendrive conectado para usar o sistema após o boot.

Caso não seja apenas questão de colocar o HD na ordem de boot, veja aqui no fórum o tópico mil maneiras de recuperar o grub.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 11:19 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:19 »

Não funcionou!! Fui lá alterei, a tela ficou preta, não carregou nada.

Lembrando que o Ubuntu está instalado em uma unica partição em todo o meu HD que eu formatei para colocar Somente o Ubuntu

Olha acho que o arquivo de boot está fora do HD acho que ficou no pen drive....Como faço pra ele voltar pro HD?

No 12.10 ele carregava sem pen drive normal....

Por favor não sei o que fazer, preciso arrumar isso o Net é do meu marido e ele nao sabe alterar nada... Tenho que entregar sem nenhum problema :(

(Editado)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 13:40 por Ioca100 »

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:20 »

Não sei se somente isso resolveria a questão, pois pelo relatado aqui me pareceu que ao instalar o Ubuntu ele mandou o grub ser instalado no pendrive ao invés do MBR do HD, já que ele afirma não precisar do pendrive conectado para usar o sistema após o boot.

Caso não seja apenas questão de colocar o HD na ordem de boot, veja aqui no fórum o tópico mil maneiras de recuperar o grub.

Isso mesmo amigo!!!

Não adiantou mudar a ordem de BOOT, não sei o que é Grub. Como faço pra reverter isso?  (Editado)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 13:41 por Ioca100 »

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:23 »

Isso mesmo amigo!!!

Não adiantou mudar a ordem de BOOT, não sei o que é Grub. Como faço pra reverter isso? ME AJUDA...SOU LEIGA EM LINUX!!

Veja aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Mas no seu caso é simples, já que pode entrar no sistema pelo pendrive, entre lá abra um terminal (tecla de atalho Ctrl+Alt+t) e digite:

sudo grub-install /dev/sda

e depois:

sudo update-grub

Depois reinicia o computador sem o pendrive.

Uma observação, vai ser pedida uma senha, digite a senha que você usa para entrar no sistema. Não se preocupe que ao digitá-la no terminal não é mostrado nada, nem os caracteres ****, mas você está sim digitando a senha e desde que ela esteja correta os comandos vão rodar perfeitamente.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 11:29 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:45 »

Isso mesmo amigo!!!

Não adiantou mudar a ordem de BOOT, não sei o que é Grub. Como faço pra reverter isso? ME AJUDA...SOU LEIGA EM LINUX!!

Veja aqui:

Mas no seu caso é simples, já que pode entrar no sistema pelo pendrive, entre lá abra um terminal (tecla de atalho Ctrl+Alt+t) e digite:

e depois:

sudo update-grub

Uma observação, vai ser pedida uma senha, digite a senha que você usa para entrar no sistema. Não se preocupe que ao digitá-la no terminal não é mostrado nada, nem os caracteres ****, mas você está sim digitando a senha e desde que ela esteja correta os comandos vão rodar perfeitamente.

Pow cara, sem palavras.

Muito Obrigada!! Está funcionando  (Editado)

Esta correndo de forma Ótima. Agora me Diz uma coisa, eu atualizo a GRUB, pra Grub2?
Ou deixo como está? OU essa que vc me passou já é a versão atualizada? POis pesquisei e vi que essa Grub2 é a versão mais nova....O que eu faço?

Obrigada mesmo  :D

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 13:42 por Ioca100 »

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:47 »
Esse grub já é a versão 2, o Ubuntu trabalha com o Grub 2 por padrão.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:47 »

Isso mesmo amigo!!!

Veja aqui:

e depois:

sudo update-grub

Pow cara, sem palavras.

Muito Obrigada!! Está funcionando NORMALZINHO...MUITO, MUITO, MUITO BOOOOOM!!!

Esta correndo de forma Ótima. Agora me Diz uma coisa, eu atualizo a GRUB, pra Grub2?
Ou deixo como está? OU essa que vc me passou já é a versão atualizada? POis pesquisei e vi que essa Grub2 é a versão mais nova....O que eu faço?

Obrigada mesmo  :D

O comando que ele passou já é o do GRUB 2.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:50 »

Pow cara, sem palavras.

Muito Obrigada!! Está funcionando NORMALZINHO...MUITO, MUITO, MUITO BOOOOOM!!!

Obrigada mesmo  :D

Não se preocupe que o seu grub já é a versão mais recente para o seu Ubuntu 12.04. Aliás o sistema lhe informará sobre atualizações constantemente e basta aceitar.

Grub é o gerenciador de boot para todos os sistemas operacionais que ele detecta presente nas partições do seu HD.

Offline lcpanta

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:51 »
marmac, agora que teu problema está resolvido, faça um favor: Edite o título do teu tópico e retire a palavra "ajuda", pois é contra a regra do fórum, e daqui a pouco algum moderador vai mandar tudo pra quarentena. Ah, e coloque (resolvido). A comunidade agradece.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:54 »
marmac, agora que teu problema está resolvido, faça um favor: Edite o título do teu tópico e retire a palavra "ajuda", pois é contra a regra do fórum, e daqui a pouco algum moderador vai mandar tudo pra quarentena. Ah, e coloque (resolvido). A comunidade agradece.

Já que o lcpanta falou, edite seus textos retirando palavras em caixa alta que também é contra as regras do fórum, pois caso não faça isso a moderação pode enviar seus tópicos para quarentena.

Regras:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

...
II - Em caixa-alta (maiúsculas) e/ou com excesso de formatação de texto fora do padrão do forum
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 11:56 por linuser104 »

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Quero dar boot no ubuntu sem precisar usar o Pen Drive, como faço? (Resolvido)
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:58 »
Obrigada pelo toque, já coloquei como resolvido. :)

E retirei o AJUDA, estava mesmo preocupada em ter que reinstalar o sitema.
Ah muito bom saber que a Grub ja está atualiza...Comecei no Ubuntu tem 2 dias. E tudo me parece tão dificil e complicado.
Mas até agora estou conseguindo me arrumar...hehe

Obrigada gente.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Quero dar boot no ubuntu sem precisar usar o Pen Drive, como faço? (Resolvido)
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2012, 13:35 »

Ah muito bom saber que a Grub ja está atualiza...Comecei no Ubuntu tem 2 dias. E tudo me parece tão dificil e complicado.

Obrigada gente.

Bem-vinda ao nosso Fórum, agora te sugiro que não fique mexendo muito no sistema, calma e vá se acostumando com o Ubuntu, pois, é diferente do Win2.Outra coisa que os colegas já avisaram é sobre infringir as nossas regras, por gentileza, não faça essa "bagunça", vou considerar que vc é novata e editar alguma coisa.
Que você e família tenha o melhor possível neste próximo ano.
Usuário Linux- 449417

Offline marmac

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:19 »

Obrigada gente.

Bem-vinda ao nosso Fórum, agora te sugiro que não fique mexendo muito no sistema, calma e vá se acostumando com o Ubuntu, pois, é diferente do Win2.Outra coisa que os colegas já avisaram é sobre infringir as nossas regras, por gentileza, não faça essa "bagunça", vou considerar que vc é novata e editar alguma coisa.
Que você e família tenha o melhor possível neste próximo ano.

Kkkk que bagunça que fiz...To até sem jeito.

mas olha não foi por mal, participo de fóruns há muito tempo, e sempre costumo me interar do "que não se pode" fazer. porém estava em pânico, pq precisa entregar o Net do meu marido que fala: "não gosto de Linux", precisava mostrar os benefícios pq tirei o win7 dele.

E cada forum tem uma regra né? Os ultimos que participei não tinham esse tipo de regra, bem que poderiam ter, pq fica tudo tão poluido visualmente...rs Das próximas tomarei mais cuidados.

Mas Obrigada mais uma vez e ja entreguei o net pra ele e ele achou muito rapido.

Feliz Ano novo a todos. :)