Autor Tópico: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder? [resolvido]  (Lida 50186 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #75 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:43 »

Linuser, não sei se o windows reconhece partição NTFS que está dentro de partição estendida.

Também não sei, mas caso não, então sua sugestão é a melhor de fato.

Mas ela ainda pode remover o conteúdo do D: para o C: que tem espaço livre, apenas redimensionar o D: e excluir o LG_Recovery também e usar esse espaço não alocado para criar as partições estendidas do Ubuntu.

É mais trabalhoso no sentido de copiar conteúdos, mas menos complicado, se a pesou não souber mover partições de local pelo gparted, por exemplo.

Sim, pode fazer isso também, mas daí depois vai ficar com um espação na C:, quase uns 160 GB fazendo as contas aqui. 60 GB ou 70 GB para o windows está de bom tamanho.

No Gparted não é dificil fazer isso, dá para puxar a partição de um lado para o outro com o mouse mesmo, depois que reduzir a C: (/dev/sda2), clique na /dev/sda3, vá no menu Partição -> Redimensionar/Mover, vai abrir uma nova janela, mova com o mouse a partição, até a esquerda.

Ok, vamos deixar a marmac decidir se quer reduzir o windows tanto assim, já que ela usa muitos arquivos pesados e ferramentas do windows, então até que se adapte com o Ubuntu pode ser que queira continuar com muito espaço no windows.

Sua sugestão é bem prática/coerente, então deixa ela responder aqui como pretende deixar o sistema em matéria de espaços para cada SO e aí você descreve o passo a passo dos procedimentos pelo gparted, pois muitas pessoas falando acaba que tornando as coisas mais confusas.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #76 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:46 »

Linuser, não sei se o windows reconhece partição NTFS que está dentro de partição estendida.

Também não sei, mas caso não, então sua sugestão é a melhor de fato.

Mas ela ainda pode remover o conteúdo do D: para o C: que tem espaço livre, apenas redimensionar o D: e excluir o LG_Recovery também e usar esse espaço não alocado para criar as partições estendidas do Ubuntu.

É mais trabalhoso no sentido de copiar conteúdos, mas menos complicado, se a pesou não souber mover partições de local pelo gparted, por exemplo.

Sim, pode fazer isso também, mas daí depois vai ficar com um espação na C:, quase uns 160 GB fazendo as contas aqui. 60 GB ou 70 GB para o windows está de bom tamanho.

No Gparted não é dificil fazer isso, dá para puxar a partição de um lado para o outro com o mouse mesmo, depois que reduzir a C: (/dev/sda2), clique na /dev/sda3, vá no menu Partição -> Redimensionar/Mover, vai abrir uma nova janela, mova com o mouse a partição, até a esquerda.

Ok, vamos deixar a marmac decidir se quer reduzir o windows tanto assim, já que ela usa muitos arquivos pesados e ferramentas do windows, então até que se adapte com o Ubuntu pode ser que queira continuar com muito espaço no windows.

Sua sugestão é bem prática/coerente, então deixa ela responder aqui como pretende deixar o sistema em matéria de espaços para cada SO e aí você descreve o passo a passo dos procedimentos pelo gparted, pois muitas pessoas falando acaba que tornando as coisas mais confusas.

É verdade. Não sabemos se ela instala trocentas coisas no windows, como jogos, que ocupam bastante espaço, ou os AutoCad da vida.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #77 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:17 »
Oi, gente realmente está um pouco confuso, copiei tudo em um arquivo de texto pra salvar no pen drive e usar esses passo a passo no ubuntu depois do boot.

Então eu tenho (rodo) muitas coisas pesadas no win2 sim, porém esses programas estão todos portables, rodando diretamente do D:. Instalado no win2 mesmo não tenho muita coisa não...e nem pretendo ter...Não vejo motivos. Tenho um ou dois programas, mas que posso recuperar sem problemas...O único jogo que possuo pra win2, não está instalado e só vou instala-lo novamente quando eu conseguir fazer ele funcionar pelo wine, já no ubuntu, ele pesa, cerca de 15GB com todas as extensões que tenho. Mas rodando no Wine, então não vou precisar do win2.
Até pq prefiro sempre usar os Portables Fulls eu só instalo quando não tem Full do portable.


Não sei mudar partição de lugar. Não sabia nem que era possivel fazer isso...:)

Queria realmente apagar a recovery LG, a outra tbm, mas se estão dizendo que a outra recovery não dá pra apagar, então melhor não.
Eu mesma fiz um cd do Win2 home premium.

Quero deixar pelo menos, 100Giga pra win2.
E o resto não sei como fazer, não sabia nem que tinha que usar esse espaço para memoria. :(
E como faço?
Agora sigo aquele passo a passso?
Bom, posso até mover meus arquivos pro C:. Mas são 1e tantos giga né...pesado isso. Não posso simplesmente diminuir C:, esse espaço que ficar não alocado, eu uso para extender a outra unidade onde está a recovery?

Será possível? E agora qual o procedimento, queria deixar pelo menos 200GB só pros arquivos que tenho aqui.

E o resto todo pro ubuntu.

Obrigada gente, sem esse suporte, já tinha desistido...rs


Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #78 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:24 »
Citar
/dev/sda1 - Recovery
/dev/sda2 - 60 GB, partição do windows
/dev/sda3 - 346.38 GB usado para documentos e arquivos (vc moveu primeiro para a esquerda, depois aumentou de 133.38 GB para 346.38 GB)
/dev/sda4 - Partição estendida (extend)
     /dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)

Pensando bem, acho que assim está bom. Esse tamanho para o Win2.
E o resto para guardar meus arquivos. tenho 4GB de Ram. Deixo 2GB mesmo? Esse tamanho pro ubuntu está bom?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #79 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:26 »
Citar
/dev/sda1 - Recovery
/dev/sda2 - 60 GB, partição do windows
/dev/sda3 - 346.38 GB usado para documentos e arquivos (vc moveu primeiro para a esquerda, depois aumentou de 133.38 GB para 346.38 GB)
/dev/sda4 - Partição estendida (extend)
     /dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)

Pensando bem, acho que assim está bom. Esse tamanho para o Win2.
E o resto para guardar meus arquivos. tenho 4GB de Ram. Deixo 2GB mesmo? Esse tamanho pro ubuntu está bom?


Particularmente acho 2GB para swap muita coisa. Eu só tenho 2GB de ram e uso apenas 1GB de swap e nunca o uso dela chegou a mais que 1% do espaço reservado para isso, sendo que fica na maioria dos casos em 0% mesmo.

Se gostou desse modelo, então você tem que excluir a última partição (LG_Recovery), redimensionar a C: para o tamanho de 60GB sugerido aqui. Depois redimensionar o seu D: aumentando para o valor 346.38GB e por fim mover o espaço não alocado que sobrar desse procedimento para o final do HD para se juntar ao espaço não alocado da partição LG_Recovery já deletada, então todo esse espaço não alocado ao final pode ser usado para criar a partição estendida para o Ubuntu.

Mas quem pode lhe explicar melhor é o colega da sugestão, Sergio Benjamim, pois nunca usei o mover partição do gparted. Só as outras funções.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 16:37 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #80 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:35 »
Citar
/dev/sda1 - Recovery
/dev/sda2 - 60 GB, partição do windows
/dev/sda3 - 346.38 GB usado para documentos e arquivos (vc moveu primeiro para a esquerda, depois aumentou de 133.38 GB para 346.38 GB)
/dev/sda4 - Partição estendida (extend)
     /dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)

Pensando bem, acho que assim está bom. Esse tamanho para o Win2.
E o resto para guardar meus arquivos. tenho 4GB de Ram. Deixo 2GB mesmo? Esse tamanho pro ubuntu está bom?


Particularmente acho 2GB para swap muita coisa. Eu só tenho 2GB de ram e uso apenas 1GB de swap e nunca o uso dela chegou a mais que 1% do espaço reservado para isso, sendo que fica na maioria dos casos em 0% mesmo.

Se gostou desse modelo, então você tem que excluir a última partição (LG_Recovery), redimensionar a C: para o tamanho de 60 GB sugerido aqui. Depois redimensionar o seu D: aumentando para o valor 346.38GB e por fim mover o espaço não alocado que sobrar desse procedimento para o final do HD para se juntar ao espaço não alocado da partição LG_Recovery já deletada.

Mas quem pode lhe explicar melhor é o colega da sugestão, Sergio Benjamim, pois nunca usei o mover partição do gparted. Só as otras funções.

Aguardando o passo a passo dele então...pra iniciar o procedimento lá no ubuntu...*Ansiosa*


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #81 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:38 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #82 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:41 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.

Você não acha que a partição home deve ter mais espaço que a raiz?

Segundo seu exemplo está o contrário:

Citar
dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)


normalmente recomendam uns 18GB ou 20GB para a raiz (/) e o maior espaço possível para home (/home), eu usaria o contrário, 18GB para raiz (ou 20GB) e 30Gb ou mais para a partição home.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 16:47 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #83 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:35 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.

Há, esperando então. :D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #84 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:37 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.

Você não acha que a partição home deve ter mais espaço que a raiz?

Segundo seu exemplo está o contrário:

Citar
dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)


normalmente recomendam uns 18GB ou 20GB para a raiz (/) e o maior espaço possível para home (/home), eu usaria o contrário, 18GB para raiz (ou 20GB) e 30Gb ou mais para a partição home.

Depende muito, pois vai ter a outra partição, a D:, para guardar todos os arquivos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #85 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:38 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.

Há, esperando então. :D

Segue o link do vídeo:

Particionando HD e instalando Ubuntu

Está processando ainda, acabei de fazer upload, então aguarde um tempo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #86 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:48 »


Depende muito, pois vai ter a outra partição, a D:, para guardar todos os arquivos.

Ok você está considerando o uso de todos os arquivos pessoais no D:

Mas muitas configurações/dados de aplicativos instalados no Ubuntu usam a home, como por exemplo, os navegadores, gerenciadores de emails, mensageiros instantâneos, etc. De qualquer forma 18GB ainda é um bom número para esses outros casos de dados ocultos na pasta /home, entretanto eu usaria mais que isso.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #87 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:55 »
Acho mais fácil explicar com um vídeo, dá um tempo que já já sai.

Há, esperando então. :D

Segue o link do vídeo:

Particionando HD e instalando Ubuntu

Está processando ainda, acabei de fazer upload, então aguarde um tempo.
Ops. Fui ver então...Se tiver tudo explicadinho, vou direto pra instalação e volto aqui direto do ubuntu. pra dizer como ficou..rs

Obrigada a todos, a comunidade ubuntu tem que ser assim mesmo. Unida.

Fico feliz em poder contar com vocês. :)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #88 Online: 06 de Janeiro de 2013, 18:05 »
Estava vendo o vídeo, então está tudo aí, visualmente é bem melhor de entender. Espero que agora consiga instalar com a ajuda do colega Sergio Benjamim que teve todo esse trabalho de elaborar um vídeo.

No final nem era problema do Ubuntu viu, hehehe. Era só a quantidade de particionamentos primários que seu HD já tinha.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #89 Online: 06 de Janeiro de 2013, 18:08 »
É isso ai Sergio..! Sua disposição ajuda muita gente, inclusive eu.! Continue sempre assim..!

Admiro você e a comunidade Ubuntu que deixam de ganhar dinheiro mas compartilhando com todos o conhecimento adquirido..! Isso que vale no Ser Humano, a humildade e vontade em ajudar as pessoas..!

Um forte abraço e a todos da comunidado Ubuntu, um Obrigado de coração..!