Autor Tópico: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder? [resolvido]  (Lida 49912 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:27 »
Nos diga qual foi sua dificuldade.?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:31 »

Pois é meu note nunca foi formatado, é uma máquina de 2011. Volta e meia dá erro de disco. Então provavel que partcionnar pelo ubuntu poderia danificar. Agora com a opção de Ubuntu, eu tenho como resolver esses problemas de erros. Infelizmente, usarei o wind pro que realmente não conseguir usar/rodar no ubuntu.

Qual tipo de erro dá? Muitas vezes o problema não está no software, e sim no hardware. O HD do meu note vêm dando uns problemas, tem apenas 2 anos mas por usar intensamente já está bem passado. Nem faço mais testes nele, com medo de perder tudo. Se o seu tiver na mesma situação, é melhor fazer um backup das coisas importantes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:41 »
Não sei se ajuda, veja este vídeo:

Instalando Linux Mint

Segue mais ou menos o q vc tem q fazer no HD, com exceção de que vc não irá criar as partições do windows.


Veja esse:

Use o Gparted para Criar, redimensionar ou excluir partições.


Esse é antigo, mas serve, o Gparted não mudou muito de lá para cá:

Como Instalar o Ubuntu Linux

Note que ele faz mais ou menos o que vc deveria fazer aí no seu notebook. Ahh, não precisa chamar o Gparted no terminal, só procurar entre os programas lá no painel inicial do Unity, ou aperte Alt+F2 e digite gksu gparted, e aperte Enter.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2013, 00:53 »
Não sei se ajuda, veja este vídeo:

Instalando Linux Mint

Segue mais ou menos o q vc tem q fazer no HD, com exceção de que vc não irá criar as partições do windows.


Veja esse:

Use o Gparted para Criar, redimensionar ou excluir partições.


Esse é antigo, mas serve, o Gparted não mudou muito de lá para cá:

Como Instalar o Ubuntu Linux

Note que ele faz mais ou menos o que vc deveria fazer aí no seu notebook. Ahh, não precisa chamar o Gparted no terminal, só procurar entre os programas lá no painel inicial do Unity, ou aperte Alt+F2 e digite gksu gparted, e aperte Enter.
Consegui particionar. Agora Estou com espaço não alocado. Já tentei o gparted...Mas nada acontece, não posso usar esse espaço, que na instalação do Ubuntu aparece Inutil. no gparted, Não tem opção nenhuma e na hora de selecionar "new" dá erro.

Ja tentei "criar partição simples" pelo win2, mas mesmo assim dá erro de espaço em disco...só que eu selciono o padrão que vem...aff.  O que eu faço agora. A única opção que tenho é extender a unidade C novamente com o que retirei dela.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:02 »
Tira um printscreen la do gparted, e mostra p gente.

Geralmente essas partições vc tem que excluir primeiro, para depois criar uma nova.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:08 »
Realoquei a partição de volta pra dentro de c: e voltei no g parted...Usei ele para particionar c: , criei uma partição de 48 GB no gparted. e na hora de usa-la deu erro novamente...Salta uma caixa com o erro e um botão OK...Clicando com o botão direito só aparace a opção New e quando eu clico dá esse erro.

Como eu tiro print no Ubuntu??? Ah o firefox não está abrindo... :( Então eu entro lá, saiu e volto aqui no win2 pra falar no forum....está cansativo...Mas vamos lá.
Não vou desistir do ubuntu...rs

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:14 »
Realoquei a partição de volta pra dentro de c: e voltei no g parted...Usei ele para particionar c: , criei uma partição de 48 GB no gparted. e na hora de usa-la deu erro novamente...Salta uma caixa com o erro e um botão OK...Clicando com o botão direito só aparace a opção New e quando eu clico dá esse erro.

Como eu tiro print no Ubuntu??? Ah o firefox não está abrindo... :( Então eu entro lá, saiu e volto aqui no win2 pra falar no forum....está cansativo...Mas vamos lá.
Não vou desistir do ubuntu...rs

Ué, como vc dá printscreen no windows? É a mesma coisa que no windows. É só apertar o botão PrtSc (é assim q ele se chama no meu teclado).

Me diz uma coisa, vc tá indo para instalar direto? Ou tá indo na opção "Testar Ubuntu sem instalar", "Try Ubuntu" ou ainda "Experimentar Ubuntu" ? Vá nessa opção, quando vc tiver no Live-CD, abra o Firefox e o Gparted por lá.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 01:17 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #22 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:52 »
Isso mesmo, experimentar ubuntu.
O firefox dá um erro, um crash.... E pede para relatar ou fechar.
 
Ok, dou o print, porém onde eu salvo esse print? é essa minha dúvida...printar eu sei, mas onde eu abro ele? Tem programa específico? No win2 eu tinha um programa só pra isso...pq usava muitos prints pra fazer tutoriais...mas no ubuntu, como faço?

Antes, de mais nada, obrigada por esse suporte.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #23 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:55 »
Isso mesmo, experimentar ubuntu.
O firefox dá um erro, um crash.... E pede para relatar ou fechar.
 
Ok, dou o print, porém onde eu salvo esse print? é essa minha dúvida...printar eu sei, mas onde eu abro ele? Tem programa específico? No win2 eu tinha um programa só pra isso...pq usava muitos prints pra fazer tutoriais...mas no ubuntu, como faço?

Antes, de mais nada, obrigada por esse suporte.


O Ubuntu já vem com um programa que abre qualquer tipo de imagem, é o Visualizador de Imagens (também conhecido como Eog - Eye of Gnome), que por sinal é muito bom. Quando vc dá print, as imagens vão parar provavelmente na pasta Imagens, se vc reparar é a opção padrão, ao apertar o botão de print, veja aí na janela. Dê 2 cliques no arquivo da imagem, lá na pasta em q vc salvou, q o visualizador abrirá automaticamente.

Para chegar na pasta Imagens, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta do Launcher, no seu lado esquerdo, no Unity, vai ter umas opções, "Imagens" vai ser uma delas.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 02:03 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2013, 10:29 »
No link de uma vídeo aula que ensina como instalar o Ubuntu em dual boot com Windows 7 que indiquei neste tópico, o autor da vídeo aula usa um particionador do próprio Windows e até dá para imaginar o motivo. Seria porque como o processo de redimensionamento/particionamento é delicado, qualquer erro que possa ocasionar perda de dados nesses procedimentos, se fosse usado o gparted do Ubuntu, iriam atribui ao linux, ao Ubuntu que não prestaria, então como uma medida de segurança foi ensinado com o particionar do Windows, pois quem seria melhor para entender bem o sistema windows senão ele próprio.

Portanto não acho que a pessoa que pergunta aqui como particionar usando a ferramenta do windows para posterior instalação do Ubuntu algo que esteja fora de ajuda nesse fórum, mas apenas, caso alguém não saiba usar o particionador do windows diga isso e oriente para usar o do Ubuntu no qual ele pode ajudar.

Quantas partições você tem no seu windows? Se tiver 4 (primárias) não vai deixar você particionar mais e pode ser um dos motivos do erro apresentado aí. De 4 partições no HD pelo menos 1 delas deve ser estendida para a partir daí poder particionar em muitas partições (todas lógicas).

Outro motivo do bloqueio pode ser pela não desfragmentação e algum dado está gravado bem dentro do espaço que você, no redimensionamento, está querendo deixar para o Ubuntu.

Entrando no Ubuntu via pendrive ou liveCD abra o terminal (atalho Ctrl+Alt+t) e digite os comandos:

sudo fdisk -l

sudo blkid

sudo lsblk /dev/sda


Copie e cole aqui os resultados dos comandos caso possa acessar o navegador e o fórum do Ubuntu pelo LiveCD/pendrive com Ubuntu.

Quanto a questão do print, para tirar o print pressione o botão com o símbolo do Windows para aparecer o dash, nele onde tem procurar digite capturar tela, se estiver em português, caso contrário procure por screen e depois clique no ícone de uma máquina de fotografar. O modo mais simples é pressionar a tecla PrtSc que já chama o programa de tirar foto da tela.

A pergunta foi como salvar, bem antes de tirar a tela você pode clicar na pasta laranja, abaixo do ícone do Ubuntu, na barra lateral esquerda e quando o nautilus abrir (gerenciador de arquivos do Ubuntu) na esquerda da janela e no topo, onde tem dispositivos, clicar na partição do windows para montá-la, assim você vai poder salvar a imagem na sua partição windows e trabalhar de lá depois.

Como falaram aqui, a imagem é salva na pasta Imagem, no Ubuntu, então copie ela para dentro de sua partição window. Montando a partição no nautilus como falado anteriormente, para navegar na partição windows, após montá-la é só navegar no lado direito da janela do nautilus entrando nas pastas desejadas.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 10:39 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2013, 11:42 »
No link de uma vídeo aula que ensina como instalar o Ubuntu em dual boot com Windows 7 que indiquei neste tópico, o autor da vídeo aula usa um particionador do próprio Windows e até dá para imaginar o motivo. Seria porque como o processo de redimensionamento/particionamento é delicado, qualquer erro que possa ocasionar perda de dados nesses procedimentos, se fosse usado o gparted do Ubuntu, iriam atribui ao linux, ao Ubuntu que não prestaria, então como uma medida de segurança foi ensinado com o particionar do Windows, pois quem seria melhor para entender bem o sistema windows senão ele próprio.

Portanto não acho que a pessoa que pergunta aqui como particionar usando a ferramenta do windows para posterior instalação do Ubuntu algo que esteja fora de ajuda nesse fórum, mas apenas, caso alguém não saiba usar o particionador do windows diga isso e oriente para usar o do Ubuntu no qual ele pode ajudar.

Quantas partições você tem no seu windows? Se tiver 4 (primárias) não vai deixar você particionar mais e pode ser um dos motivos do erro apresentado aí. De 4 partições no HD pelo menos 1 delas deve ser estendida para a partir daí poder particionar em muitas partições (todas lógicas).

Outro motivo do bloqueio pode ser pela não desfragmentação e algum dado está gravado bem dentro do espaço que você, no redimensionamento, está querendo deixar para o Ubuntu.

Entrando no Ubuntu via pendrive ou liveCD abra o terminal (atalho Ctrl+Alt+t) e digite os comandos:

sudo fdisk -l

sudo blkid

sudo lsblk /dev/sda


Copie e cole aqui os resultados dos comandos caso possa acessar o navegador e o fórum do Ubuntu pelo LiveCD/pendrive com Ubuntu.

Quanto a questão do print, para tirar o print pressione o botão com o símbolo do Windows para aparecer o dash, nele onde tem procurar digite capturar tela, se estiver em português, caso contrário procure por screen e depois clique no ícone de uma máquina de fotografar. O modo mais simples é pressionar a tecla PrtSc que já chama o programa de tirar foto da tela.

A pergunta foi como salvar, bem antes de tirar a tela você pode clicar na pasta laranja, abaixo do ícone do Ubuntu, na barra lateral esquerda e quando o nautilus abrir (gerenciador de arquivos do Ubuntu) na esquerda da janela e no topo, onde tem dispositivos, clicar na partição do windows para montá-la, assim você vai poder salvar a imagem na sua partição windows e trabalhar de lá depois.

Como falaram aqui, a imagem é salva na pasta Imagem, no Ubuntu, então copie ela para dentro de sua partição window. Montando a partição no nautilus como falado anteriormente, para navegar na partição windows, após montá-la é só navegar no lado direito da janela do nautilus entrando nas pastas desejadas.
Gostei de sua resposta.
Realmente tenho muito medo de perder meus sistema hoje, não posso, infelizmente.

Olha só, eu consegui particionar o HD pelo windows, tirei 50GB da unidade C pelo próprio gerenciador de discos, mas entrou como "Não alocada", apareceu 4 azuis, (2 partições OEM e 2 Partições fisicas C e D) e apareceu uma preta de 50GB que acabei de criar...Só que eu não consigo usa-la, nem pelo win2 nem pelo ubuntu,  se eu ao menos conseguisse aumetar o volume de D: que hoje está com disco cheio poderia instalar o ubuntu por lá. Mas nem aumentar o D eu consigo, só consigo voltar a expandir o C e foi o que fiz, e refiz...Tirei 50GB e depois coloquei novamente em C.

AFF
Já desfragmentei Umas 20 vezes (não estou exagerando). Até aparecer 0 arquivos fragmentados...Usei o defrag.
 Na hora da instalação do Ubuntu ele não reconhece essa partição, apararece "Inúltil". Ja tentei mudar isso no prórprio gerenciador de disco tentado criar uma "partição simples". Para deixa-la alocada, mas não consigo. Nunca fiz isso. Quando fazia há anos atrás era pela tela preta...aff.

Só quero saber como particionar e manter a partição viável para instalar o ubuntu. Seja pelo windows ou pelo ubuntu.
Mas pelo ubuntu tenho medo de perder o sistema win2.

Será que vou ter que desistir desse dual boot? Estou ficando tão frustrada a cada tentativa. :(

Não consigo acessar a firefox pelo ubuntu e eu printei e achei que fosse direto pro pen drive...kkk E sai de lá e não estava no pen. nem no wind2...Sinceramente, não estou querendo muito fazer esse particionamento por lá não. u_u

Será que vc poderia me orientar? Eu consegui particionar. Fiz uma partição, mas ficou preta, o ubuntu não reconheceu nem o wind2, nem pra formata-la e criar em NTFS, nem para usa-la dentro do ubuntu com o gparted.

O que eu tento agora?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2013, 11:58 »
Gostei de sua resposta.
Realmente tenho muito medo de perder meus sistema hoje, não posso, infelizmente.

Olha só, eu consegui particionar o HD pelo windows, tirei 50GB da unidade C pelo próprio gerenciador de discos, mas entrou como "Não alocada", apareceu 4 azuis, (2 partições OEM e 2 Partições fisicas C e D) e apareceu uma preta de 50GB que acabei de criar...Só que eu não consigo usa-la, nem pelo win2 nem pelo ubuntu,  se eu ao menos conseguisse aumetar o volume de D: que hoje está com disco cheio poderia instalar o ubuntu por lá. Mas nem aumentar o D eu consigo, só consigo voltar a expandir o C e foi o que fiz, e refiz...Tirei 50GB e depois coloquei novamente em C.

AFF
Já desfragmentei Umas 20 vezes (não estou exagerando). Até aparecer 0 arquivos fragmentados...Usei o defrag.
 Na hora da instalação do Ubuntu ele não reconhece essa partição, apararece "Inúltil". Ja tentei mudar isso no prórprio gerenciador de disco tentado criar uma "partição simples". Para deixa-la alocada, mas não consigo. Nunca fiz isso. Quando fazia há anos atrás era pela tela preta...aff.

Só quero saber como particionar e manter a partição viável para instalar o ubuntu. Seja pelo windows ou pelo ubuntu.
Mas pelo ubuntu tenho medo de perder o sistema win2.

Será que vou ter que desistir desse dual boot? Estou ficando tão frustrada a cada tentativa. :(

Não consigo acessar a firefox pelo ubuntu e eu printei e achei que fosse direto pro pen drive...kkk E sai de lá e não estava no pen. nem no wind2...Sinceramente, não estou querendo muito fazer esse particionamento por lá não. u_u

Será que vc poderia me orientar? Eu consegui particionar. Fiz uma partição, mas ficou preta, o ubuntu não reconheceu nem o wind2, nem pra formata-la e criar em NTFS, nem para usa-la dentro do ubuntu com o gparted.

O que eu tento agora?

Gostaria de ver os comandos que pedi, se fosse possível é claro, mas para mim acho que é o que suspeitava. Você tem 4 partições primárias e mesmo que diminua alguma delas, o espaço vazio, ou melhor não alocado não poderá ser usado para criar mais partições porque você já usou todas como primária.

Você pode ter 3 primárias e 1 estendida (lógica) na qual essa última pode criar várias outras partições lógicas dentro dela. Como você muito provavelmente tem 4 primárias não pode criar 1 lógica para poder criar outras dentro da lógica.

Ou você tem 4 primárias (máximo) e daí não pode criar mais nada(nem estendida) ou 1 primária e o resto estendida ou 3 primarias e o resto estendidas. Amigos mais entendidos em particionamentos de HDs se estiver falando bobagem falem aqui ok.

Se for realmente isso a única solução é você eliminar alguma dessas partições, eu escolheria a D: e depois criá-la novamente como estendida (lógica, não primária) que a partir dela você pode criar várias outras partições lógicas.

Agora como você mesmo disse que tem muitos arquivos e não pode perder esses dados fica sem solução. Só se você fizer um backup dos dados do d: para o C: ou outro local para apagar a partição d: e criar novamente como estendida.

Atenção que tudo aqui comentado é só especulação, você precisa verificar se todas as 4 partições presentes no seu HD são realmente primárias.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #27 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:15 »
Gostei de sua resposta.
Realmente tenho muito medo de perder meus sistema hoje, não posso, infelizmente.

Olha só, eu consegui particionar o HD pelo windows, tirei 50GB da unidade C pelo próprio gerenciador de discos, mas entrou como "Não alocada", apareceu 4 azuis, (2 partições OEM e 2 Partições fisicas C e D) e apareceu uma preta de 50GB que acabei de criar...Só que eu não consigo usa-la, nem pelo win2 nem pelo ubuntu,  se eu ao menos conseguisse aumetar o volume de D: que hoje está com disco cheio poderia instalar o ubuntu por lá. Mas nem aumentar o D eu consigo, só consigo voltar a expandir o C e foi o que fiz, e refiz...Tirei 50GB e depois coloquei novamente em C.

AFF
Já desfragmentei Umas 20 vezes (não estou exagerando). Até aparecer 0 arquivos fragmentados...Usei o defrag.
 Na hora da instalação do Ubuntu ele não reconhece essa partição, apararece "Inúltil". Ja tentei mudar isso no prórprio gerenciador de disco tentado criar uma "partição simples". Para deixa-la alocada, mas não consigo. Nunca fiz isso. Quando fazia há anos atrás era pela tela preta...aff.

Só quero saber como particionar e manter a partição viável para instalar o ubuntu. Seja pelo windows ou pelo ubuntu.
Mas pelo ubuntu tenho medo de perder o sistema win2.

Será que vou ter que desistir desse dual boot? Estou ficando tão frustrada a cada tentativa. :(

Não consigo acessar a firefox pelo ubuntu e eu printei e achei que fosse direto pro pen drive...kkk E sai de lá e não estava no pen. nem no wind2...Sinceramente, não estou querendo muito fazer esse particionamento por lá não. u_u

Será que vc poderia me orientar? Eu consegui particionar. Fiz uma partição, mas ficou preta, o ubuntu não reconheceu nem o wind2, nem pra formata-la e criar em NTFS, nem para usa-la dentro do ubuntu com o gparted.

O que eu tento agora?

Gostaria de ver os comandos que pedi, se fosse possível é claro, mas para mim acho que é o que suspeitava. Você tem 4 partições primárias e mesmo que diminua alguma delas, o espaço vazio, ou melhor não alocado não poderá ser usado para criar mais partições porque você já usou todas como primária.

Você pode ter 3 primárias e 1 estendida (lógica) na qual essa última pode criar várias outras partições lógicas dentro dela. Como você muito provavelmente tem 4 primárias não pode criar 1 lógica para poder criar outras dentro da lógica.

Ou você tem 4 primárias (máximo) e daí não pode criar mais nada(nem estendida) ou 1 primária e o resto estendida ou 3 primarias e o resto estendidas. Amigos mais entendidos em particionamentos de HDs se estiver falando bobagem falem aqui ok.

Se for realmente isso a única solução é você eliminar alguma dessas partições, eu escolheria a D: e depois criá-la novamente como estendida (lógica, não primária) que a partir dela você pode criar várias outras partições lógicas.

Agora como você mesmo disse que tem muitos arquivos e não pode perder esses dados fica sem solução. Só se você fizer um backup dos dados do d: para o C: ou outro local para apagar a partição d: e criar novamente como estendida.

Atenção que tudo aqui comentado é só especulação, você precisa verificar se todas as 4 partições presentes no seu HD são realmente primárias.
isso mesmo!!! Você está certo. É esse erro que dá quando tento criar uma nova partição. Diz o que disco está sem espaço. E no ubuntu o erro que aparece fala sobre Primary alguma coisa...rs...está cheio de termos técnicos em inglês. :(

Então eu teria que deletar o D:? Aff tenho 135 Giga nela....Nem sei pra onde enviaria isso tudo. Mas obrigada por falar...Vou ver se vou enviando os principais arquivos pra nuvem ou algum Hd virtual o resto coloco no C: Descobri que um HD externo faz tanta falta...:(

Hoje o D: não é possivel nem particiona-lo, pois tentei...e não aparece a opção de particionamente e tbm não aparece a opção de extende-lo. Deve ser isso mesmo que vc falou. Pois só posso mexer no C.

Vou tentar excluir a D. e ver como fica aqui, depois eu volto com o resultado...Obrigada pela resposta.

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #28 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:19 »
Ah e as outra duas são partições OEM, aquelas que servem para restaurar o Wind2 elas já vem com o sistema. pq não veio com cd de intalação.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #29 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:30 »
Faremos assim.,. Me corrijam se estiver errado..

Parece que seu HD está muito bagunçado e partições jogadas ao acaso..

Você tem programas específicos no Windows que não tem instaladores..? Se não tiver. Certo

Você tem arquivos importantes..? Faça backup (procure uma fonte externa, um segundo computador ou um Servidor.[Entendi que sua partição D está lotada])..

Usando o próprio Gparted pelo Live-CD, exclua todas as partições (em especial criando uma nova tabela de partição..)

Deixaremos seu HD assim:

Partições:

1- Windows (C:) ==> NTFS
2- Arquivos (D:) ==> NTFS
3- Linux (com montagem /raiz) ==> EXT4
4 /home (Opcional, se querer usar..) ==> EXT4
5- Swap ==> Linux-Swap


Deixe dessa forma..!

Quantos Gigas tem seu HD..?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 12:31 por Arthur Bernardes »