Obrigado pela atenção Edvaldo S Cruz!
O principal para mim é poder editar os meta-dados dos PDF's (somente autor, título, keywords; não coisas como número de págns., tamanho do papél etc, isso não é importante), pois são minhas leituras da faculdade, estou montando uma espécie de "biblioteca de livros digitais" (trechos de obras repassados pelos professores e que constam na grade curricular do curso).
-Utilizo o Okular para ler o PDF, porém este não me permite alterar os meta-dados.
-Tentei também com o Adobe Reader 9; este consegue sim, alterar os meta-dados Título, Autor e Assunto,(mas o campo para inserir as tags esta desabilitado); só que tem um problema ainda, eu consigo alterar esses meta-dados, porém, e o que é o importante, não consigo Pesquisar (seja na barra de busca principal do ubuntu, seja na "secundária", das pastas) com os termos desses meta-dados, o Ubuntu não encontra os livros.
Se souber de algum complemento que insira esse mecanismo no Ubuntu, ficaria grato. Andei instalando muitas coisas pelo Ubuntu Center atráz disso,mas não tenho muito conhecimento nisso.
Ou seja,resumindo tudo: a ideia é que se possa inserir/alterar meta-dados nos PDF's, mas que se possa também achar o livro que procuro (através das Tags ou Autor etc) pelo sistema de Busca do Ubuntu.
Obrigado pela paciência;
Vinicius