Autor Tópico: Duvida sobre escolha de placa de video  (Lida 7059 vezes)

Offline kmunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Duvida sobre escolha de placa de video
« Online: 04 de Janeiro de 2013, 13:26 »
Estou montando um PC novo, porem estou na duvida em relação a placa de video que devo escolher. Sempre usei Nvidia Geforce nas minhas maquinas linux, no entanto apareceu uma placa Radeon(Radeon HD 6670, 2giga, 128bits) que me pareceu bastante boa. Porem não sei se ela tem um bom suporte para linux, especificamente o ubuntu 12.10(a ultima versão).

Alguem saberia me dizer se farei uma boa compra ou se investir na Nvidia ainda é a melhor opção para quem usa linux? Obrigado.


Edit: A nvidia que estou olhando é uma geforce GT 440 1giga, 128bits.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, 13:36 por kmunga »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2013, 14:01 »
vai jogar nesse pc ?
se a resposta for sim,recomendo ati, e támbém pelo fato de ser o ubuntu 12.10,pois tinha um bug em relação aos drvers nvidia (não sei se já resolveram),mas essa radeon 6670 eu não me lembro se tem um bom suporte ao linux.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2013, 18:58 »
Uso ATI em minhas 2 máquinas, recomendo também.

Optaria pelo ubuntu 12.04 por mais estabilidade, lembrando que o Steam já está liberado para o linux e já conta com vários jogos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:38 »
Radeon HD sempre acima dos 5xxx de preferência acima dos 6xxx... é a melhor opção. Tô pra comprar essa mesma placa em breve, minha HD 4350 virou legacy e os drivers estão ultrapassados, por isso tô usando Geforce 8500GT, pois apesar de ser legacy também tá funcionando melhor com Steam... hehe

Galera a ati foi comprada pela AMD. Com os processadores AMD as placas de vídeo Radeon HD tem um ganho de desempenho surpreendente.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, 11:41 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:55 »
ola

bem se quer algo rapido e um pouco mais barato va de ati no caso a radeon hd 6670 que e uma boa placa de video

e a geforçe a gt 440 ja esta ficando um pouco pra tras nos testes de desempenho

entao se eu fosse voce ia de ati.
ubuntu 12.04

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:58 »
Tenho uma ATI Radeon HD4550 e uma Geforce 5300.! Ambas funcionam perfeitamente e com ótimo desempenho no Linux..!

Procure placas de vídeo que se adeque ao seu uso..! Pra comprar uma Geforce 2048 MB DDR3 256-Bits se não vai jogar.?

Compre aquilo que vai usar, as que eu citei e que uso são ótimas para Linux..! E já rodei Need For Speed Pro Street em Windows XP 512 Mb DDR, Pentium 4 tranquilo..!

Agora se quer um ótimo hardware para jogos, compre um Playstation ou Xbox, ai sim, você vai poder jogar sem preocupações..!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2013, 12:20 »
Tenho uma ATI Radeon HD4550 e uma Geforce 5300.! Ambas funcionam perfeitamente e com ótimo desempenho no Linux..!

Procure placas de vídeo que se adeque ao seu uso..! Pra comprar uma Geforce 2048 MB DDR3 256-Bits se não vai jogar.?

Compre aquilo que vai usar, as que eu citei e que uso são ótimas para Linux..! E já rodei Need For Speed Pro Street em Windows XP 512 Mb DDR, Pentium 4 tranquilo..!

Agora se quer um ótimo hardware para jogos, compre um Playstation ou Xbox, ai sim, você vai poder jogar sem preocupações..!

Verdade, ter um videogame é maneiro, lhe garante a funcionalidade de diversos games, mas os jogo lançado para PC são sempre superiores em gráficos e tecnologias imersivas em relação aos videogames. O gráfico de Star Wars Force Unleashed Ultimate sith edition no PC são extremamente superiores ao Force Unleashed do XBOX ou Playstation. A jogabilidade dos jogos de estratégia no PC são muito superiores também. Em minha opinião o PC ainda é o melhor videogame e só deve mudar nessa geração que vem sendo aberta pelo Wii U. A questão realmente é o para quê você vai usar o PC. As melhor placas de vídeo da atualidade são as AMD Radeon, é um fato, pois têm estado sempre na vanguarda desde o início da série HD.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, 12:22 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2013, 12:24 »
Bom nomade, não querendo discutir, mas cada um tem sua opinião certo.?  ;D ;D

Para mim, um computador serve pra trabalho, para internet, para textos, ou seja, uso em geral mas nunca para jogo..! Para isso eu comprei um PlayStation 2, e não me arrependo.! Sim, tem jogos melhores para computador, mas eu não quero "desperdiçar meu hardware" com jogos, quando tenho um PlayStation 2 a uma televisão LCD 32" e um Som com 5.000 Watts RMS de Potência..!

Essa é minha opinião..!  ::) ::)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2013, 12:44 »
Bom nomade, não querendo discutir, mas cada um tem sua opinião certo.?  ;D ;D

Para mim, um computador serve pra trabalho, para internet, para textos, ou seja, uso em geral mas nunca para jogo..! Para isso eu comprei um PlayStation 2, e não me arrependo.! Sim, tem jogos melhores para computador, mas eu não quero "desperdiçar meu hardware" com jogos, quando tenho um PlayStation 2 a uma televisão LCD 32" e um Som com 5.000 Watts RMS de Potência..!

Essa é minha opinião..!  ::) ::)
Desculpe Arthur, de forma alguma tenho a intensão de ofender, só esclarecer, na medida do possível, com experiência que tenho. talvez eu não tenha me feito compreender claramente, mas, até pelo fato de você não ver o PC como uma plataforma para jogos principal, pode ser que tenha me entendido mal. A questão é que a configuração de um PC pode ter um poder muito superior ao de um videogame de última geração à um custo benefício muito maior, pois o PC é mais útil que videogame e pode sofrer upgrades de forma mais econômica, pois o upgrade de um videogame é comprar um novo e melhor. Você pode montar um PC muito bom para jogos de última geração com 700 reais em média. Quanto tá um xbox 360? É caro. Eu tenho PS2, um nintendo Wii e pretendo comprar um Wii U assim que der, mas isso porque tenho filhos, se não ficava só no PC mesmo. Não falo mal dos videogames nem discordo de você, só queria fazer uma observação.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, 12:45 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2013, 13:16 »
Sem problema nomade, vimos que temos pontos de vista diferentes..! Mas não quero julgar sua opinião, como digo: Cada um sabe o que é melhor para si.!  ::)

Abraços.!

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 09:58 »
Bom pessoal, sou velho de guerra aqui no fórum, porém dei uma sumida por um tempo... Mas agora de volta, estou pretendendo pegar um notebook novo para rodar o Ubuntu. Vi diversas opções disponíveis no mercado e eu queria investir um pouco mais para ter uma placa de vídeo melhor. Não quero algo top, com máximo desempenho, pois tenho um XBOX 360. Porém queria jogar casualmente algumas coisas pela Steam que venham me interessar.

Pois bem... eu lembro de que placas Nvidia e Intel possuíam o melhor suporte ao Linux. No caso da Nvidia ainda eu tinha um ótimo desempenho com o driver proprietário. Já com a AMD tive experiências péssimas com qualquer driver que eu tentasse instalar. Tive um notebook Lenovo X100e e o desempenho de vídeo com o driver aberto era péssimo. Instando o driver fechado da AMD melhorava muito o desempenho, mas possuía falhas inadmissíveis para uma empresa do porte da AMD. Exemplos: vídeos HD do Youtube em tela cheia ficavam lentos e com o som fora de sincronia. Algumas vezes o sistema simplesmente congelava e eu tinha que dar reset. Enfrentei também falhas com o Unity que inclusive não apareciam botões e barras. Resumo da ópera: experiência completamente traumática. Quando eu possuía um PC com Nvidia Geforce era só alegria. Não tinha dor de cabeça nenhuma

Mas aí vem a questão que está pegando: grana, capilé, cascalho, bufunfa, dimdim, money... kkkkk
Estou vendo vários notebooks e sempre vejo opções AMD Vision com configurações ótimas bem mais acessíveis do que equipamentos com Nvidia Geforce.

Bom, depois desse blá blá blá todo que arrumei, vem a pergunta: como está o suporte AMD no Linux? Melhorou ou não? Quem aí possui notebook AMD Radeon, como está a experiência com vídeos em HD e em tela cheia no Youtube? E desempenho 3D? Recentemente vi que a Valve juntamente com a Nvidia otimizaram o desempenho das placas Geforce de forma assustadora. Com isso uma AMD Radeon ainda é vantagem?

Lembrando que peço que, independente da paixão por marca AMD ou Nvidia, me ajudem respondendo de forma imparcial, beleza?

Até mais!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2013, 10:01 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 18:45 »
Depois de anos do lançamento de uma placa, me parece que a AMD/ATI não atualiza seus drivers para os novos kerneis linux. Tenho um PC aqui em casa com placa ATI que não tem suporte para os sistemas atuais, como o Ubuntu 12.04 ou Linux Mint 13. O sistema acaba usando o driver open source que não tem suporte à 3D. Fui procurar a respeito, e o último driver com compatibilidade com essa placa de vídeo só funciona com kerneis antigos, se não me engano com Ubuntu 8.04!!!

Esse tipo de coisa não acontece com a NVidia (ou ocorre menos), fui dar uma verificada e é impressionante que há ainda suporte para placas antigas, seja com o driver 304 ou 310 (o novo, que dobra o desempenho).

Se for comprar placa Radeon é bom pensar que daqui 3 ou 4 anos não dê para instalar o Ubuntu 16.04 ou seja lá qual for. Vc vai ter que se contentar em usar o suporte LTS do 12.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 18:49 »
Não creio tanto, porque sempre usei Nvidia.! Mas tenho uma Radeon HD 4550, e esta tem uns 3 anos e funciona perfeitamente no Ubuntu 12.04 com o Driver Proprietário..!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 19:01 »
Não creio tanto, porque sempre usei Nvidia.! Mas tenho uma Radeon HD 4550, e esta tem uns 3 anos e funciona perfeitamente no Ubuntu 12.04 com o Driver Proprietário..!

Tenho uma ATI RS690 Radeon X1200, é onboard, compartilha memória com a RAM. Não é tão antiga assim, se não me engano é de 2007. O computador até roda bem, dá para assistir filme e rodar uns emuladores (Snes9x e Gens-gs). Só que podia estar rodando melhor, se houvesse driver proprietário compatível com os kerneis atuais, 3.2 ou 3.5.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 19:18 »
A minha não é OnBoard..! Funciona bem..! Mas como o Zekkerj diz, quem manda na sua máquina é você..!