Autor Tópico: Duvida sobre escolha de placa de video  (Lida 7060 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:30 »
AMD Radeon HD anterior a série 5xxx, ou qualquer outra ATI anterior a isso é legacy (legado, ou seja, usará drivers antigos). A AMD não atualizou seus drivers legacy para o novo xorg. Essas placas vão funcionar bem até o Ubuntu 12.04, para o 12.10 o driver fglrx (FireGL and Radeon for X) funcionar é necessário fazer uma gambiarra que faz e mantém o downgrade do xorg. Eu postei essa gambiarra nesse tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=101608.0

Pois bem... eu lembro de que placas Nvidia e Intel possuíam o melhor suporte ao Linux. No caso da Nvidia ainda eu tinha um ótimo desempenho com o driver proprietário. Já com a AMD tive experiências péssimas com qualquer driver que eu tentasse instalar. Tive um notebook Lenovo X100e e o desempenho de vídeo com o driver aberto era péssimo. Instando o driver fechado da AMD melhorava muito o desempenho, mas possuía falhas inadmissíveis para uma empresa do porte da AMD. Exemplos: vídeos HD do Youtube em tela cheia ficavam lentos e com o som fora de sincronia. Algumas vezes o sistema simplesmente congelava e eu tinha que dar reset. Enfrentei também falhas com o Unity que inclusive não apareciam botões e barras. Resumo da ópera: experiência completamente traumática. Quando eu possuía um PC com Nvidia Geforce era só alegria. Não tinha dor de cabeça nenhuma

Com relação ao problema do youtube no Lenovo, que você fez referência, existem tópicos aqui no fórum (e em outros forums, incluive sobre windows com problemas de travamento no youtube e filmes em HD) sobre o assunto e com solução simples, é um questão de configuração que agora, não me recordo. Algo específico desse laptop. Esse Lenovo x100e vem com uma placa Radeon HD 3200, não é nada mal.

Já usei Radeon HD 3000 onboard de 1024MB dessas que vem com o chipset AMD 760G para desktop e funciona numa boa, redonda. Também o PC dos meus filhos tem uma Radeon HD 4350 512MB, 128Bit, funcionando redondo (quando falo redondo, quero dizer redondo mesmo, aplicações, youtube, jogos exigentes pelo Steam e etc). A Radeon HD oferece overclock por aplicativo no Linux também, postei um tópico em dicas mostrando os comandos pelo terminal, é bem simples e seguro, pois ela é feita pra isso, além disso essas placa não esquentam muito (pelo menos não tanto quanto as nVidia). Pô a única vez que tive problemas com placa Radeon HD foi no 12.10 por causa do xorg novo.

Eu, diferente de muita gente aqui no fórum, costumo ter problemas é com as placas nVidia. Já tive problemas com resolução errada, tive problema em não aparecer o grub por falha de resolução também, tive problemas com bugs de efeito no compiz, tive problemas por ela não subescrever mais o xorg.conf e não atualizar e etc. No meu PC eu to usando um esquentadinha e gastadora de energia Geforce 8500GT de 512MB, 128bit, que causa um bug bobo que não consigo remover na troca de janelas. Quando troco de janela a janela fica toda em branco, aí eu tenho que trocar denovo pra a janela aparecer. É um bug com algo no compiz que apareceu depois de uma atualização, mas não consigo achar que efeito tá causando isso, pra desligar.  Sério, essa placa esquenta muito, tanto que tive que comprar um cooler pra ela. A Radeon HD 4350 que falei, mesmo com overclock esquenta menos que essa nVidia.

*Obs.: Essa série Vision A4, A6, A8 e A10 funcionam muito bem com Ubuntu. Já experimentei!

**Obs.: A nVidia não é tão dedicada assim com relação ao suporte de seus drivers no Linux http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/linus-torvalds-critica-nvidia-por-nao-suportar-linux-18062012-35.shl
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 19:38 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre escolha de placa de video
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:46 »
nomade, mas vc acha que eu consigo instalar o driver legacy para a minha placa Radeon x1200?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !