Autor Tópico: Hospedagem de Site  (Lida 7488 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Hospedagem de Site
« Online: 07 de Janeiro de 2013, 18:39 »
Saudações.!

Bom, meu problema é o Seguinte.! Tenho um Servidor Linux, e infelizmente ainda tem 1 computador com Windows na rede, onde tá hospedado um Site.! Com Jomla e WAMP (Windows + Apache + MySql + PHP) e PhpMyAdmin

Queria saber como faço para esse site ser acessado pela internet.! Como proceder.? Meu provedor é Via Rádio com Ip Fixo..!

Nota: ==> Na rede local, acessando no Browser http://192.168.0.253/site, abre normalmente..! Queria acessar pela internet..! E quais regras terão que ser adicionadas no Firewall/Ipables ??

Agradeço á todos pela ajuda..!

A maior dúvida é que o site está hospedado em Windows e o Servidor é Linux..!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 18:45 por Arthur Bernardes »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2013, 18:53 »
Só pra ter certeza que aqui é o local correto... o Ubuntu é o gateway?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2013, 19:01 »
Sim.! Ele é o Gateway..! Todos os computadores da rede são Ubuntu, apenas 1 notebook (do meu irmão) é Windows 7
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 22:09 por Arthur Bernardes »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:31 »
O seu site está hospedado no Windows e já é meio que um "ambiente de produção"? Caso positivo, se eu fosse você, hospedaria o site no Servidor Linux, por essas razões:

1. Usar Apache para hospedar sites em computadores com Windows é uma prática altamente desaconselhável, pois no Windows o Apache pode sofrer de sérios problemas de segurança provenientes deste sistema operacional. Isso sem falar que o Apache é otimizado para Linux e desempenha esta tarefa bem melhor neste SO. Usar Apache no Windows (através de softwares como WAMP, Xampp ou EasyPHP) é recomendado apenas em ambientes de teste, e não de produção.
2. Todas as ferramentas, frameworks e IDEs que você mencionou (Apache, MySQL, PHP, PhpMyAdmin e Joomla) funcionam perfeitamente no Linux, e caso você esteja utilizando Ubuntu, seus procedimentos de instalação são muito fáceis. Pra instalar o Apache, PHP e MySQL, de uma vez só pelos repositórios oficiais do Ubuntu, basta o comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install lamp-server^(Com acento circunflexo)

Já sobre fazer o site ser acessado pela Internet, você já registrou algum domínio e o fez apontar para o endereço de IP do seu servidor Linux local?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:53 »
Solid One obrigado por responder..

Certo, como instalo o Joomla no Linux..?

O domínio eu já tenho resgistrado, mas uso um provedor de internet via rádio com apenas 1 Ip válido na Internet..! Como faço para redirecionar o endereço do site para o Endereço IP Local..?

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:33 »
Já o Joomla, para instalá-lo é um pouco diferente. Você precisa baixar o Joomla no site http://www.joomla.org/download.html (um arquivo zipado contendo vários arquivos PHP prontos para ser acessados a partir de um servidor Apache com Módulo PHP) e extraí-lo para a pasta raíz do seu servidor web. Por padrão, a pasta raíz do apache é "/var/www". Após tê-lo extraído, abra no seu principal navegador de Internet o arquivo "index.php" situado na pasta do Joomla que você extraiu. Após isso, o próprio Joomla deverá exibir um passo-a-passo na janela do navegador, que fará a configuração deste.

No entanto, como acredito que você já tenha um site em Joomla pronto e funcional no Windows, se você copiar todos os arquivos do seu site (HTML, PHP, CSS, JS) do computador com Windows para o servidor com Linux, e juntamente com isso você transferir os schemas e tabelas do banco de dados em MySQL para o SGBD instalado no Linux através do comando que te enviei anteriormente, teoricamente deverá funcionar tal como no Windows. É só fazer a migração direitinho que deverá funcionar em qualquer plataforma ou SO que o usuário comum estiver utilizando para acessar seu site.

Os links abaixo contém informações mais detalhadas a respeito do processo de instalação:
http://docs.joomla.org/Installation
http://www.upubuntu.com/2012/02/how-to-install-joomla-25x-on-ubuntu.html

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:37 »
Obrigado pela disposição em me ajudar..!

Estou instalando o Joomla e volto aqui pra postar resultados..!



O Joomla está instalado e funcionando..!  :D

Como faço a respeito para redirecionar o site..?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 11:02 por Arthur Bernardes »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2013, 15:46 »
Aí, acho que já não é com o Linux, e sim no próprio roteador, ou na empresa que lhe fornece Internet.

Na casa do meu pai, tem velox de 4mb. Para redirecionar alguns serviços para minha máquina, eu primeiro configurei o modem/roteador para DHCP, de modo que a minha máquina recebe IP fixo na rede (192.168.254.1), enquanto que as outras pegam dessa faixa de IP em diante. Uma vez meu IP estando fixo, configurei o roteador de modo que ao detectar conexões de entrada de uma porta tal, estas sejam redirecionadas para o ip da minha máquina, que por sua vez está fixo na minha rede local.

Desse modo, consigo por exemplo criar servidores de jogos FPS e chamar meus amigos para se conectar, e não fico precisando conectar em servidores de gringos, cujo lag é maior.

Você pode tentar algo parecido, bastando saber qual é a porta usada pelo servidor Apache. Se não me engano, a porta que esse serviço usa é a 80.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2013, 15:49 »
Certo..! Vou seguir os passos..! Mas o Ubuntu é o Gateway.! O site vai ficar hospedado no próprio Gateway.!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2013, 16:41 »
Se está no gateway, a principio basta digitar o ip publico no navegador, da mesma forma que se faz localmente. Dependendo de como as coisas estão configuradas, você não vai conseguir ver de dentro da rede (use outra). Entretanto, na maioria absoluta dos casos isso não vale a pena pra produção, ainda mais se for um plano doméstico de internet: ip dinâmico, porta 80 quase sempre bloqueada e etc.

Outra coisa, pra isso funcionar o ip público tem que estar vinculado ao seu gateway, nas "internet via radio" que já vi a coisa não era assim.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2013, 16:45 »
É um Provedor Via Rádio com apenas 1 Ip Público..! Como devo fazer para acessar o site pelo ==> http://www.meusite.com.br ?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2013, 16:57 »
Você teria que falar com responsável pela rede pra redirecionar pro teu gateway, ainda teria que torcer pro ip ser fixo, pra não ter que rodar algo como o DynDNS. Definitivamente não vale o esforço em 99.99% dos casos, use o servidor local pra testes/estudos e contrate um plano de hospedagem.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2013, 16:58 »
Certo.! Vou procurar alternativas..! Obrigado pela ajuda..!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2013, 17:09 »
Um plano de hospedagem compartilhada (aqueles na faixa de ~10 reais o mês), deve dar e sobrar pro seu site. Fora que fazendo as contas direito, sai mais barato - e é mais confiável - que manter um servidor 24/7 doméstico.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Hospedagem de Site
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2013, 00:25 »
Um plano de hospedagem compartilhada (aqueles na faixa de ~10 reais o mês), deve dar e sobrar pro seu site. Fora que fazendo as contas direito, sai mais barato - e é mais confiável - que manter um servidor 24/7 doméstico.
Alguns fatores que muita gente esquece:
1. Gasto de energia elétrica do computador ligado 24x7;
2. Gasto de energia de ar condicionado ou ventilador no ambiente em que o computador está ligado, também 24x7.
3. Custo de manutenção desse equipamento.
4. Depreciação do equipamento --- vc não vai usar o mesmo equipamento pra sempre, vai?

Enfim: sou defensor ferrenho da hospedagem profissional. Definitivamente, não vale a pena hospedar em casa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D