Autor Tópico: Meu computador é muito fraco para jogos?  (Lida 6608 vezes)

Offline web2000

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Meu computador é muito fraco para jogos?
« Online: 12 de Janeiro de 2013, 16:01 »
Boa tarde a todos! ;D

Eu quero adicionar:
  • Placa de vídeo que rode a maioria dos jogos a 60fps (mesmo que eu tenha que reduzir a qualidade dos gráficos para isso);
  • SSD de 32GB (para o SO, e mantendo os HDs para meus arquivos).

Não pretendo gastar mais de R$ 500,00. Segue abaixo algumas informações sobre meu PC que eu considerei relevantes.

SO: Ubuntu 12.04 (kernel 3.7r8 e com os drivers recomendados pela Valve)
Processador: Pentium Dual-Core CPU E5400 @ 2.70GHz
Placa-mãe: Pegatron IPM31 http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm31.php
Vídeo: Intel 82G33/G31
Monitor: AOC 2217V (1680x1050@60Hz)
Memória RAM 1: Kingston 1 GiB DDR2 667Mhz
Memória RAM 2: Kingston 2 GiB DDR2 667Mhz
HD 1: Samsung HD322HJ (320GB para SO e aquivos)
HD 2: Samsung HD080HJ (80GB para backup)

Qual é o melhor SSD e placa de vídeo que eu posso comprar sem que (juntos) ultrapassem o valor que estabeleci? E as outras peças do PC são suficientes para um jogador casual?

Desde já agrado pela ajuda.

Rafael A. de Almeida
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 16:28 por web2000 »

Willder

• Visitante
Re: Meu computador é muito fraco para jogos?
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2013, 21:55 »
Olá amigo!

Bem, para jogos eu acho que o seu computador está um pouco ultrapassado, não me leve a mal, não estou de maneira nenhuma criticando ele, mas muitos jogos atuais requerem no mínimo um Core 2 Duo, assim mesmo que você invista em uma boa placa de vídeo você vai ter o chamado “gargalo”: a placa vai ter potencia, mas o processador não, e a quantidade de RAM é pouca.

Assim eu não sei se valeria a pena ter uma boa placa, mas o SSD seria muito bom, deixaria tudo mais rápido e fluido.

Boa sorte. :D

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2013, 21:57 »
Traduzindo, se você comprar um computador pra "Jogos", vai sair muito mais em conta do que "equipar" esse seu micro.!

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2013, 22:08 »
Outro detalhe não adianta muito por uma placa de video mid/high end neste seu equipamento, grande probabilidade de dar gargalo.

Como já foi dito melhor dar um upgrade de placa mãe, memória, processador e video.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2013, 22:14 »
Porque não diz upgrade de tudo.? (Placa mãe, processador, memória, placa de vídeo, etc..)

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2013, 23:57 »
Eu colocaria uma placa de vídeo boa (Nvidia) e mais uns 4 GB de memória.

O processador dá pro gasto. E não compensa trocar a placa mãe e todo o resto, vai sair muito caro. Aliás, os jogos da Steam pro ubuntu nem são assim tão pesados.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline web2000

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2013, 06:34 »
Valeu pessoal, já vi que vou apenas colocar um SSD para melhorar o desenho do meu trabalho e outras atividades, deixando os jogos para depois. Em 2014 eu compro outro computador já pensando em jogos.

Alguém sabe me indicar um SSD bom, bonito e barato?  :o

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:22 »
Cara com uma placa de vídeo Radeon HD 6670 2048MB 128-bit, você fica bem por um tempo e ainda pode usa-la no seu próximo PC numa boa. Roda jogos no nível de Batman Arcancity, GTA IV e etc. com configurações modestas no PC que você tem. O preço dela tá na faixa de 250 à 300 reais.
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:953:31294&origem=52
Meus filhos estão com um PC que tem o mesmo processador, mas com 4GB de ram e uma Placa Radeon HD 4350 de 512MB DDR2 128-bit. Rodam Batman Arcancity, Sait Rowls the third, Fallout 3 e New Vegas e etc. Pô um pentium dual core ainda dá pra brincar galera... vocês estão sendo exigentes demais...

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Willder

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2013, 06:47 »
Cara com uma placa de vídeo Radeon HD 6670 2048MB 128-bit, você fica bem por um tempo e ainda pode usa-la no seu próximo PC numa boa. Roda jogos no nível de Batman Arcancity, GTA IV e etc. com configurações modestas no PC que você tem. O preço dela tá na faixa de 250 à 300 reais.
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:953:31294&origem=52
Meus filhos estão com um PC que tem o mesmo processador, mas com 4GB de ram e uma Placa Radeon HD 4350 de 512MB DDR2 128-bit. Rodam Batman Arcancity, Sait Rowls the third, Fallout 3 e New Vegas e etc. Pô um pentium dual core ainda dá pra brincar galera... vocês estão sendo exigentes demais...

É verdade, se você considerar que há jogos novos que são um lixo e há jogos antigos que são verdadeiramente obras de arte, você pode se divertir com muitos jogos que seu PC atual vai rodar e nem precisa gastar muito para isso.

Mas ele foi especifico na pergunta, um PC para jogos, e PC Gamer que eu saiba precisa no mínimo de um Core 2 Duo atualmente.

Aliás, eu recomendaria realmente esperar para gastar mais depois, você pode esperar os próximos consoles saírem para comprar um equipamento que vai dar conta da próxima geração, mesmo que no fim dela não esteja rodando no máximo.

Assim, esqueça o SSD (a menos que seja necessário) pois o preço deles vai estar mais baixo no futuro, e compre uma placa para rodar alguns jogos, mas não seja exigente (60fps com seu processador e memória RAM atual não vai dar), seu processador e memória RAM não vai fazer milagres com certos jogos, como o GTA IV, ô bichinho ignorante, 4GB de RAM para rodar no máximo, fora o processador e o vídeo...  :P
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 06:50 por Willder »

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2013, 17:09 »
Se você procurar encontra:

Processador AMD Bulldozer FX-6100 6-core 3.33 GHz por R$ 319,00
Uma VGA AMD Radeon HD 6670 2GB, 128 bit por R$ 265,00
Uma memória Corsair DDR3 de 4GB por R$ 58,00
Uma Placa Mãe GigaByte GA-78LMT-S2P AM3+ Box Rev 5.0 por R$ 140,00
Uma Fonte Blue Case ATX 350W Real por R$ 40,00

Total: R$ 822,00
e você monta um PC que rodará qualquer jogo lançado até hoje, além de emuladores de PS2, Wii e Gamecube, tudo no máximo da capacidade gráfica.

Obs.: levando em conta que você já tem os HDs e o Drive de DVD, né...

Ou seja, se quer montar uma máquina Gamer como disse o Willder, é melhor juntar mais uma graninha atoa aos seus 500 reais, hehe
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 17:16 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline web2000

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:58 »
Estou rodando Counter-Strike 1.6 nativamente no meu Ubuntu, isso já me distrai por enquanto  ;D

Daqui a um ano eu monto um PC para jogos (tenho outros gatos como prioridade)
A Valve tá com tudo, imagine daqui a um ano :)

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2013, 09:34 »
Beleza... só uma idéia; quando for fazer o upgrade, pense melhor com relação ao uso do SSD. Eles ainda são muito caros, a relação custo benefício não é satisfatória ainda (pelo menos pra mim). Eu, particularmente, acho melhor esperar a técnologia baratear um pouco.
Veja as vantagens e desvantagens:

Vantagens

Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes de hardware e sofware de diferentes caracteristicas fisicas

Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, o que reduz vibrações e os torna completamente silenciosos;
    Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques mecânicos, o que é extremamente importante quando se fala em computadores portáteis;
    Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
    Consumo reduzido de energia;
    Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns - cerca de 70° C;
    Banda muito superior aos demais dispositivos, com dispositivos apresentando 250MB/s na gravação [2] e até 700MB/s nas operações de leitura [3].

Desvantagens

Alto custo para o usuário final;
    Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA;

As taxas de transferência (na maioria dos modelos) são equivalentes a de um HD modesto. Em sistemas de alto desempenho, o critério de alta velocidade de acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot, mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante. Porém, para os padrões atuais de mercado e aplicação, os dispositivos SSD ainda são bastante caros se comparados a dispositivos magnéticos. Para solucionar este problema, atualmente estão sendo lançados discos híbridos, contendo aproximadamente 2GB em Flash mais um disco convencional.

Devido à esta grande diferença de preço os SSD estão atualmente restritos as notebooks ultraportáteis onde suas vantagens são melhor aproveitadas.

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 09:36 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS