Autor Tópico: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.  (Lida 12168 vezes)

Offline TomodachiRadio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Um comando por vez.
    • Ver perfil
Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:15 »
Prezados,

Recentemente comprei este dispositivo (http://www.walmart.com.br/produto/Informatica/Ultrabook/Samsung/356522-Ultrabook-Intel-Core-i3---NP530U3C-AD1BR) Acredito que pela configuração ele deveria rodar bem suave. Mas não é o que acontece.

Tive dificuldade para instalar, já que tive que descobrir como instala o sistema no iSSD de 24GB e deixar o resto no  HD de 500GB.

A única coisa que eu fiquei realmente surpreso foi com o boot. -4 segundos!!- Somente isso, porque de resto, ele peca em "processamento". Seja para abrir a central de programas, o libreoffice ou até mesmo as minhas músicas.

Li que os drivers da intel funcionam sem problemas no Ubuntu. Mas tenho minhas dúvidas se estão realmente funcionando como deveriam.
Só hoje, o note travou 3 vezes, sem conversa, sem negociação. :-\ Tive que desligar na marra. (o que me deixou assustado, confesso.)

Bem, é isso. Ando procurando ajuda em diversos fóruns, lendo e tudo mais. Mas não consegui resolver meu problema pois sou usuário final e não entendo muito de linha de comando e tudo mais. (Só o famoso "sudo apt-get"!!) ;D

Tenho outros problemas. Pequenos, mas incômodos.
Será que a instalação foi feita corretamente? Drivers ok?

Abraços e muito obrigado pela ajuda.

Dan>>
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 03:08 por TomodachiRadio »
“Diante da honestidade dos companheiros não há outra forma senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade com sinceridade.” - Nitiren Daishonin

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:46 »
Precisamos saber qual versão foi instalada no seu UltraBook e o estado da máquina..!

Execute os seguintes comandos em terminal e poste os resultados aqui.

sudo lshw -C video
lspci
lsusb
uname -r
cat /etc/issue

Offline TomodachiRadio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Um comando por vez.
    • Ver perfil
Re: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:21 »
Obrigado por responder!

Bem, os dados:

  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:45 memória:90000000-903fffff memória:80000000-8fffffff ioport:3000(tamanho=64)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Panther Point USB xHCI Host Controller (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Panther Point MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation Panther Point USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Panther Point High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Panther Point PCI Express Root Port 1 (rev c4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Panther Point PCI Express Root Port 4 (rev c4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation Panther Point USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Panther Point LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation Panther Point 6 port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Panther Point SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Advanced-N 6235 (rev 24)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 003: ID 2232:1035 
Bus 002 Device 003: ID 8087:07da Intel Corp.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.2.0-37-generic
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ubuntu 12.04.2 LTS \n \l
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

;)

Abs!

“Diante da honestidade dos companheiros não há outra forma senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade com sinceridade.” - Nitiren Daishonin

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2013, 11:07 »
Ola

Pelo visto voce não tem travamento causado por placa de video.

Como voce mesmo disse, placa Intel já vem com o suporte necessário.

O que voce precisa é definir melhor o "tavamento".

Existem vários motivos para isto, quer seja um problema no ambiente grafico, memórias Ram, ou um programa que se comporta mal.

Então, o que precisamos é isolar o(s) problemas(s).

1) Ao ligar a maquina, na tela de logon, entre com seu usuario e senha, clique no logo do Ubuntu acima a direita e escolha => modo seguro ou Ubuntu 2D

Isto irá alterar seu ambiente grafico e voce pode experimentar para ver se a maquina trava.

2) Ao ligar sua maquina de modo convencional, abra um terminal e digite o comando
Código: [Selecionar]
top
Deixe a tela do terminal aberta e visivel até o travamento (Continue usando a maquina e oberde o resultado de top).

Este comando irá lhe mostrar os processos abertos e em ordem de consumo de ram. Quando do travamento, examine qual o pacote e como a memória esta sendo consumida. Assim podemos analisar se é algum pacote que entre em loop ou esteja causando lentidão em sua maquina.

Lembrando que o GNU/Linux dificilmente "trava", mas sim fica lento por algum motivo.

Descartadas as duas possibilidades (se trava mouse e teclado, não significa que o sistema travou), passemos a outros exames.

3) Ao ligar a maquina, após o logotipo da BIOS + P.O.S.T., pressione ambas as teclas <shift> de seu teclado.

Surgirá em sua tela as opções do GRUB.

Nelas, escolha a opção MEMTEST. Faça um extensivo teste de memorias e veja se retorna algum erro ( posso apostar que não seja iste o problema, mas é importante fazer para se descartar isto também).

4) Ao ligar a maquina, após o logotipo da BIOS + P.O.S.T., pressione ambas as teclas <shift> de seu teclado.

Surgirá em sua tela as opções do GRUB.

Escolha a segunda opção ( modo seguro). Neste "modo seguro" voce pode optar por iniciar apenas em modo terminal ou prompt de comandos.

Sem a parte gráfica, deixe a maquina ligada e veja se existem travamentos ( acredito que não )

Instale o w3m
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install w3m
Após instalado, navegue na internet em modo texto invocando o comando w3m<ste web> como por exemplo=> w3m www.google.com

Verifique se a maquina trava.

5) Resta então examinar como está sua partição de swap, ou se a instalou e onde.

Discos SSD não se dão bem com swap, sendo interessante que instale a partição de swap no hd de 500.

Entre normalmente no sistema, e abra um terminal. Lá digite o comando
Código: [Selecionar]
sudo swapoffEste comando irá desabilitar a swap, e como voce tem 2 gigas de Ram não haverá problemas e o comando é temporário, ou seja, ao religar a maquina sua swap estará de volta.

Verifique se trava.

6) Para finalizar, teste o descanso de tela (alguns "travamentos" ocorrem aqui). Após um tempo de inatividade, o descanso de tela é acionado, e em algumas maquinas é apresentada uma tela preta ou ainda o próprio fundo de tela,  mas sem controle de mouse e teclado, dando a percepção de que o sistema "travou"o que não é verdade. É apenas alguma incompatibilidade dos modulos ACPI em não conseguir entrar em descanso de tela ou "dormir" a maquina (swap e outros problemas).

Nestes casos um teste inserindo-se o comando ACPI=OFF no grub pode dar uma luz. Como é um comando mais dificil de inserir no boot, deixei para o final, caso nenhuma opção acima resolva o problema.

Por favor reporte cada um deles ao forum para que se tente um diagnóstico mais preciso do tal "travamento".

[]'s

Offline TomodachiRadio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Um comando por vez.
    • Ver perfil
Re: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2013, 14:25 »
Obrigado por sua ajuda.

No momento estou no trabalho e não tenho como testar todos estes comandos.
Mas posso adiantar que a Swap eu coloquei no SSD. (22gb para instalar o sistema e o restante para a área de Swap)

Essa poderia ser uma causa. =/
De qualquer forma, tão logo faça os testes, retorno.

Abraços e boa tarde.
“Diante da honestidade dos companheiros não há outra forma senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade com sinceridade.” - Nitiren Daishonin

Offline TomodachiRadio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Um comando por vez.
    • Ver perfil
Re: Travamento e lentidão constante no Samsung Series 5.
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 03:08 »
Bom dia!
Como estão?

Seguinte, reinstalei o sistema colocando a área de troca no HD de 500. Até agora, tudo ok. =)

Acho que essa era a causa, já que não havia nenhum problema aparente.

Muito obrigado a todos!

“Diante da honestidade dos companheiros não há outra forma senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade com sinceridade.” - Nitiren Daishonin