Autor Tópico: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)  (Lida 40100 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2013, 15:39 »
Tentei instalar o CedarView mas houve um erro. Esse foi o log que foi criado: http://migre.me/cUOlY

Reinicia aí, pelo o que estou vendo no log não houve nada. Qual a mensagem de erro? Não foi possível instalar o CedarView?

O seu Ubuntu é 32 ou 64 bits? Perae, pelo visto é 32 bits, pq vc tem kernel pae aí. É isso mesmo?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 15:44 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2013, 16:11 »
Tentei instalar o CedarView mas houve um erro. Esse foi o log que foi criado: http://migre.me/cUOlY

Ola

Onde está o erro? Eu não consegui vê-los.

O unico erro real aí foi que ele não conseguiu instalar no kernel corrente pois voce não tem instalado aí o kernel-source para seu kernel.

Basta instalar o kernel-sources para a sua versão e tentar novamente.

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2013, 16:13 »
Tentei instalar o CedarView mas houve um erro. Esse foi o log que foi criado: http://migre.me/cUOlY

Ola

Onde está o erro? Eu não consegui vê-los.

O unico erro real aí foi que ele não conseguiu instalar no kernel corrente pois voce não tem instalado aí o kernel-source para seu kernel.

Basta instalar o kernel-sources para a sua versão e tentar novamente.

[]'s

Tota, kernel-source seria os kernel-headers?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:51 »
Tota, kernel-source seria os kernel-headers?

Não!

Kernel-headers são as informações dos modulos inseridos nos kernel a ser compilado

Kernel-sources é o kernel em pacote binário

Quando voce tem por exemplo um kernel 3.2.xxx e quer inserir um módulo nele, são precisos o header e o sources, então o sistema recompila o kernel 3.2.xxx e insere o modulo desejado gerando através do header um novo kernel 3.2.xxx

No ubuntu o linux-image contém o source, não o headers

https://wiki.ubuntu.com/Kernel/BuildYourOwnKernel

http://www.howtoforge.com/kernel_compilation_ubuntu

No caso aqui do topico ele tem que ter os dois. Linux-image-3.2.xxx e Linux-headers-3.2.xxx

[]'s

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 17:53 por Tota »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:20 »
Tota, kernel-source seria os kernel-headers?

Não!

Kernel-headers são as informações dos modulos inseridos nos kernel a ser compilado

Kernel-sources é o kernel em pacote binário

Quando voce tem por exemplo um kernel 3.2.xxx e quer inserir um módulo nele, são precisos o header e o sources, então o sistema recompila o kernel 3.2.xxx e insere o modulo desejado gerando através do header um novo kernel 3.2.xxx

No ubuntu o linux-image contém o source, não o headers

https://wiki.ubuntu.com/Kernel/BuildYourOwnKernel

http://www.howtoforge.com/kernel_compilation_ubuntu

No caso aqui do topico ele tem que ter os dois. Linux-image-3.2.xxx e Linux-headers-3.2.xxx

[]'s



Caramba, então o jockey vai recompilar todo kernel só para poder adicionar o driver proprietário? Se for isso, então vai demorar um bocado para terminar a instalação.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jamilsonjr22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:36 »
Tentei instalar o kernel-source e o kernel-headers, não adiantou.
Tentei desinstalar o kernel 3.5, não consegui.
Tentei instalar o CedarTrail, deu erro.
Tentei fazer uma formatação total, o problema continuou.

Esses erros para mim são inadmissíveis, é por isso que abandonei o Ubuntu e estou de volta ao Windows 8.
Problemas com hardware e falta de programas oficiais são coisas que me fazem crer que o Ubuntu não está preparado para ser o sistema operacional principal de um PC, e também inviável para usuários iniciantes. Espero que o Ubuntu melhore (e muito!) daqui a alguns anos, e talvez eu até possa voltar a usá-lo algum dia, mas por um bom tempo vou ficar com o bom e estável Windows.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:37 »
Bom e estável Windows..? Não sabe o que fala..!  ;D ;D

Gosto de cada um..! Você gosta de Windows e eu gosto de Linux.!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:17 »
Tentei instalar o kernel-source e o kernel-headers, não adiantou.
Tentei desinstalar o kernel 3.5, não consegui.
Tentei instalar o CedarTrail, deu erro.
Tentei fazer uma formatação total, o problema continuou.

Esses erros para mim são inadmissíveis, é por isso que abandonei o Ubuntu e estou de volta ao Windows 8.
Problemas com hardware e falta de programas oficiais são coisas que me fazem crer que o Ubuntu não está preparado para ser o sistema operacional principal de um PC, e também inviável para usuários iniciantes. Espero que o Ubuntu melhore (e muito!) daqui a alguns anos, e talvez eu até possa voltar a usá-lo algum dia, mas por um bom tempo vou ficar com o bom e estável Windows.

Como assim cara, não conseguiu desinstalar o kernel 3.5... se vc estiver usando ele no momento, é lógico que ele não pode desinstalar. Vc tem que estar no kernel antigo para poder desinstalar o 3.5. Se eu consigo fazer (e já fiz isso diversas vezes), pq vc não conseguiu, se o sistema é o mesmo? Estou com o mesmo Ubuntu que vc aí.

Se vc não conseguiu instalar direito essa sua placa aí, não foi por culpa do ubuntu e linux. Foi culpa da Intel, em não aplicar a política open source nessa determinada placa. Aliás, qualquer problema de compatibilidade de hardware não se deve ao Linux na maior parte das vezes, e sim aos fabricantes que dão suporte porco à nossa plataforma. Engraçado que se fosse no windows, o problema não seria dele, e sim do hardware ou drivers...

Vc nem falou os problemas que deram... acho q rolou uma falta de paciência aí né?

O Ubuntu está pronto para iniciante sim, depende do hardware (não vai querer fazer milagre num hardware SiS, por exemplo) e do uso desse usuário. Se tiver paciência, tente usar o próximo lançamento do Ubuntu, o 13.04, provavelmente ele virá com suporte melhor ao seu hardware.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #23 Online: 31 de MAR?O de 2013, 21:18 »
Bem, já que o rapaz aí desistiu, deixa eu continuar o tópico rsrsrs! Tenho a mesma placa dele, tenho o driver proprietário Intel GMA 500 e Intel Cedarview instalados (curioso que instalando um driver instala os 2, se eu tento tirar um, saem os 2).

Só que o desempenho de vídeos fica muito ruim. Gostaria de uma maneira de melhorar esse desempenho. No Windows que veio nesse notebook (Starter! Arg!!!) o desempenho é excelente, vejo vídeos em HD tranquilamente...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #24 Online: 31 de MAR?O de 2013, 21:34 »
Você tá com os pacotes multímidia instalados?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2013, 22:41 »
Oi nomade, tenho sim, todos...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2013, 03:05 »
já experimentou o instalador/atualizador de drivers da intel? http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104063.0.html
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2013, 17:10 »
Sim, já experimentei e ele diz que não há drivers para meu hardware.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline PenDragon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo para Intel GMA 3600 (Ubuntu 12.04)
« Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2013, 14:57 »
Vou aproveitar o bonde andando pra pedir uma dica também. Tenho um notebook CCE e45le core i3 350M, Chipset Intel HM55 com uma bendita Intel GMA HD.
No Ruindows ela funciona muito bem, porém no ubuntu (e no kubuntu também) não funciona como deveria. Depois de muita luta no Ubuntu 11.10 consegui melhorar um pouco, consegui rodar videos em 720p, videos no youtube não travavam mais tanto. Recentemente formatei meu note, instalei o ubuntu 10.04 (foi o único DVD que consegui encontrar) e fiz a atualização pro 12.04. Voltamos a novela, youtube passa a travar com mais frequência, videos HD agora processam mais lentamente (sempre usei o parole pra assistir videos) e não só isso, sinto o ambiente ubuntu mais pesado, mesmo com os efeitos visuais desativados.
Nos dispositivos do sistema ele reconhece a placa como Intel Clarkdale Integrated Graphics Controller, um diferencial em relação ao 10.10 que reconhecia apenas como "Generic".

Desculpem o blá blá blá todo, mas gostaria de saber se há algum meio de melhorar um pouco o desempenho, principalmente porque por conta disso (ou não), o notebook superaquece (de uma hora pra outra o ubuntu começa a funcionar como se algo muito pesado estivesse sendo executado, mesmo sem o processador dar sinal algum, e geralmente o fan dispara). No 10.10 já acontecia isso. Caso não exista ainda suporte pra essa placa no ubuntu, devo retornar para o Fedora ou Mint, que não tive nenhum problema com aquecimento, mas também nenhum dos dois reconheceu a Intel GMA HD;D

Novamente, desculpa pelo texto enorme.