Autor Tópico: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu  (Lida 58712 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:35 »
O meu ambiente é o mesmo que o seu (Ubuntu 10.04 com MV Windows XP) e eu nunca tive problema com nenhum dispositivo. Já conectei HD externo, scanner, pendrive, leitora de cartões, máquina fotográfica, celular Nokia e por aí afora. Nunca tive nenhum problema.

E, se teu pendrive não estivesse sendo reconhecido no Ubuntu, seria problema do pendrive. Então, não é o caso.

Algumas dúvidas quanto ao que você fez (me desculpe se forem óbvias mas, às vezes, pode-se não saber destes detalhes):

(1) você se incluiu como parte do grupo vboxusers? Se não se incluiu, veja nos posts anteriores deste tópico como se faz.
(2) você instalou os adicionais para convidados na máquina virtual? (Na janela da MV, clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidados e siga as instruções.

Se já fez isso, seria interessante testar outros dispositivos USB. O mouse e o teclado me parece que vêm meio que por "default" na máquina virtual. Você testou outros dispositivos além do mouse, do teclado e do pendrive? Qualquer um que você tenha com interface USB (HD externo, máquina fotográfica... qualquer coisa). Só para testar e ver se tua MV reconhece dispositivos USB ou não.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2010, 21:08 »
Olá pessoal!

Eu estou usando o Ubuntu 10.04 LTS, e o Virtualbox 3.2.8.

No entanto, não consigo fazer o VB reconhecer meu pendrive. Na verdade, ele reconhece, mas não monta.

Na janela da MV, quando clico em Dispositivos > Dispositivos USB aparece "Kingston DT 101 II [0200]" e "USB OPTICAL MOUSE [0100]", entretanto, os dois como inativos (não posso clicar em nenhum).

O engraçado é que o mouse funciona perfeitamente, mas o pendrive, não tem jeito.

Se eu tentar clicar no ícone do USB na parte inferior direita da tela da MV, aparece a mesma coisa, os dois nomes, mas não sendo possível clicar em nenhum.

Já instalei os adicionais para convidados, já fiz a dica de adicionar no vboxusers, já editei o fstab...acho que já fiz quase tudo...mas não tem jeito...alguém teria alguma ajuda??

Obrigado!
Caro amigo comigo acontecia a mesma coisa e resolvi no chute, em Usuários e Grupos cliquei no botão configurações avançadas, ele pediu autenticação digitei a senha e na janela que  aparece vá até o final e marque a opção  usar unidades flexíveis e clique em OK, espere que a janela feche(demora alguns segundos). Depois feche a janela do Usuários e Grupos, reinicie o PC e verifique novamente.
Obs:  Usando o Oracle VBox 3.2.8. Espero que ajude.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline orivaldir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2010, 16:07 »
Pessoal, já passei por inúmeras tentativas, incluindo as deste forum e, preciso ser sincero, nenhuma delas surtiu efeito comigo.

Não sei por qual motivo, mas nenhuma delas deu certo. Pesquisei também por essa net afora e uma havia dado certo, depois não deu mais. Até que um dia vi uma solução simples por aí e, até hoje, foi a que mais rápido e mais eficazmente deu certo.

1 - Instale a versão mais nova do VirtualBox (3.2.8)
2 - Abra o terminal e digite:
     $ sudo hald --daemon=no

Reinicie o seu computador e pronto... nunca mais sofra com problemas de USB no VirtualBox....

P.S.: Caso vc queira um virtualizador mais prático e mais leve, experimenta também o VMWare Player.

Valeu...

Offline ubunewbie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2010, 19:46 »
LFelipe,

Para que qualquer dispositivo USB seja reconhecido na tua máquina virtual, você tem que conectar o dispositivo e, depois que ele estiver conectado (e reconhecido pelo Ubuntu), você vai na barra inferior da máquina virtual. Ali, do lado direito, há vários ícones. Um deles é o de um pequeno conector USB. Clique com o botão direito do mouse e, se teu pendrive estiver reconhecido, ele aparecerá lá. Se aparecer, é só clicar nele com o botão esquerdo do mouse que a MV passa a reconhecer o dispositivo (só que o Ubuntu deixa de reconhecê-lo, ou seja, ele é desmontado no Linux e só volta a ser montado quando você clicar de novo nesse ícone ou quando você desligar a máquina virtual).

Pode acontecer que demore um pouquinho (no caso de HDs externos, que são maiores, demora bastante).

Um abraço.
Perfeito Ramon.Alias o procedimento que consiste em montar e desmontar o dispositivo na barra inferior da máquina virtual inibe aquela mensagem chata do Windows(Virtual Box emulando Windows) : Erro: O dispositivo "Volume genérico" não pode ser interrompido neste momento. Tente interromper o dispositivo novamente mais tarde..
Segue alguns screenshots do meu uso do Virtual Box 3.2.10 emulando Windows Vista Home Basic no Ubuntu 10.4 Lucid Lynx:
Reconhecimento automático do pendrive:

Segue screenshots:

Acredito que para fins didáticos,conhecer novos sistemas,o Virtual Box cumpre o seu papel.Agora a  pessoa que quer um sistema estável que funcione direitinho,o ideal é instalar esse sistema se valendo do Grub.Algumas funções do Windows quando emulado,no meu caso particularmente,foram afetados:
-O som:O áudio ficou "pipocando".Conversei com um colega que tem o Windows 7 emulado no Virtual OSE e segundo ele no icone do áudio aparece um x(som inexistente).
-Recursos gráficos:Instalei o Itunes 10 e o efeito coverflow é desativado.Tela de descanso também não dá para alterar.
Por enquanto é só.




« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 13:47 por ubunewbie »

Offline telesjulio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2010, 21:10 »
galera descobri hoje que não precisa de muita coisa, o meu hospedeiro é o ubuntu 10.04 vm ruindows xp, a bronca é a seguinte vc tem que adicionar o seu loguin no grupo do virtual box
vamos la click em sistema, administração, usuários e grupos, na tela vai aparecer do lado esquerdo o seu loguin (nome da conta) ai você clica no botão gerenciar grupos e acha o nome vboxusers e clica em propriedades vc vai ver seu loguin (nome da sua conta) desmarcado é só marcar o seu loguin e reiniciar o ubuntu quando iniciar ai você é só ligar sua VM e no dispositivos a tivar a usb que vc quiser espero ter ajudado, só uma coisa vc tem quer ter instalado Virtualbox sem ser o OSE.

Offline regisperito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #20 Online: 08 de MAR?O de 2011, 11:13 »
Já sei que o post  está um pouco antigo, mas tudo bem.
Bem, comigo deu certo da seguinte forma.
Além de adicionar o meu usuário ao grupo do virtual box, eu instalei o kernel-headers com a versão do meu kernel, claro, e depois reinstalei o virtualbox.
eu percebi que durante a instalação ele tenta compilar alguma coisa, e que na primeira vez não tinha dado certo.
bem, durante a reinstalação ocorreu tudo bem e ao reiniciar a maquina o usb foi reconhecido normalmente.

versão do ubuntu utilizada: 10.04 LTS
versão do utilizada virtual box: 4.0.4

Offline monsenford

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2011, 21:48 »
primeiramente desculpe-me por postar no topico tão antigo....no entanto creio que ajuda sempre é válida.......

amigo eu fiz como o "telesjulio" disse acima e funcionou apenas uma vez......

daí eu voltei as conta de usuário e grupos...cliquei na minha conta e fui no botão configurações avançadas >>> previlégios de usuario e marquei as opções montar sistemas de arquivos de espaço do usuario, e a opção usar unidades flexiveis...e funcionou....


Offline nettobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #22 Online: 26 de MAR?O de 2013, 12:53 »
Bom Dia Gente,

Estou usando 12.10 e o último VBox (4.2.10)

Vc. necessita colocar seu usuário no grupo vboxusers, o comando no terminal é:

"sudo adduser seu-usuário vboxusers"

agora reinicie o Ubuntu.

Qdo. o Ubuntu atualiza o kernel é necessario recompilar o VBox, pra isso é necessário baixar o kernel-headers, assim:

"sudo apt-get update"

"sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)"

Espero ter ajudado alguém no futuro.  :D

NettoBr

Offline junioleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #23 Online: 01 de Maio de 2013, 17:59 »
Bom Dia Gente,

Estou usando 12.10 e o último VBox (4.2.10)

Vc. necessita colocar seu usuário no grupo vboxusers, o comando no terminal é:

"sudo adduser seu-usuário vboxusers"

agora reinicie o Ubuntu.

Qdo. o Ubuntu atualiza o kernel é necessario recompilar o VBox, pra isso é necessário baixar o kernel-headers, assim:

"sudo apt-get update"

"sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)"

Espero ter ajudado alguém no futuro.  :D

NettoBr


Parabens irmao e muito obrigado
ja a varios dias tentando e procurando e digitando tudo quanto e codigo e nao tinha conseguido ate encontrar seu post OBRIGAdo

aceleron

  • Visitante
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2013, 11:53 »
Bom Dia Gente,

Estou usando 12.10 e o último VBox (4.2.10)
Vc. necessita colocar seu usuário no grupo vboxusers, o comando no terminal é:
"sudo adduser seu-usuário vboxusers"
agora reinicie o Ubuntu.
Qdo. o Ubuntu atualiza o kernel é necessario recompilar o VBox, pra isso é necessário baixar o kernel-headers, assim:
"sudo apt-get update"
"sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)"


A parte de adicionar o usuário atual eu sempre fiz ao instalar o virtualbox-ose a primeira vez.
Agora quanto a parte de recompilar o VBox eu nunca precisei fazer quando atualizava para qualquer kernel genérico, nem quando uma vez eu compilei um kernel. Ao instalar o kernel novo, o modulo do virtualbox era adicionado automaticamente. Talvez fosse porque eu instalava o headers do kernel junto.