Autor Tópico: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando  (Lida 4149 vezes)

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Online: 24 de Janeiro de 2013, 12:01 »
ontem eu instalei o kernel 3.6.x no meu ubuntu 12.04 que estava com o kernel 3.2.x, e ele fico travando, depois tirei o kernel 3.6, e continuo travando até hoje, mas paro de travar, porém o pc demora mais para iniciar

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2013, 12:14 »
Acho melhor reinstalar tudo e deixar o kernel 3.2.x por padrão.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:51 »
Antes de trocar o kernel, vc deve observar se não há algum motivo ambiental pros travamentos.

Problemas de memória, super-aquecimento, driver de vídeo, esses motivos são muito mais comuns (e portanto mais prováveis) pra um travamento do que qualquer problema no kernel.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2013, 23:20 »
o pior de tudo, é que eu consigo mexer em sites, ver vídeos (no youtube), o problema só aparece mesmo depois que eu começo a ver vídeos no anitube, e quando eu aperto esc (para a tela ficar pequena)tem algum jeito de instalar somente o SO, e deixar os programas que eu tenho instalado? pois não estou afim de fazer tudo de novo, e eu tenho o CD de instalação

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2013, 01:56 »
então com certeza o problema deve estar relacionado com o driver de vídeo. Comece desabilitando os efeitos 3D, são os grandes vilões desses travamentos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2013, 15:00 »
então com certeza o problema deve estar relacionado com o driver de vídeo. Comece desabilitando os efeitos 3D, são os grandes vilões desses travamentos.

Como se faz? ainda sou leigo no ubuntu :D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2013, 15:03 »
Como se faz? ainda sou leigo no ubuntu :D

A maneira mais fácil é encerrar a sessão (lá no botão superior direito, depois em "Encerrar sessão...") e iniciar uma nova como "Ubuntu 2D".

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2013, 17:19 »
Antes de trocar o kernel, vc deve observar se não há algum motivo ambiental pros travamentos.

Problemas de memória, super-aquecimento, driver de vídeo, esses motivos são muito mais comuns (e portanto mais prováveis) pra um travamento do que qualquer problema no kernel.

Tenho um PC aqui em casa, que por conta de não ter o driver proprietário instalado acaba abusando mais do processador quando vai rodar vídeos ou jogos (é uma placa de vídeo ATI, acaba usando o driver open source, sem recursos 3D). Tem um Linux Mint 13 Mate instalado aqui, e como o sistema é eficiente e sem firulas acaba não acontecendo nada. Mas por conta de um problema no suporte do dissipador de calor do processador, algumas vezes o computador simplesmente reinicia ou desliga, justamente no momento de carregar um programa ou rodar vídeo, deve dar um pico na temperatura. No windows é mais difícil acontecer, pois lá o driver de vídeo se encontra devidamente instalado. Mas um simples reajuste no dissipador resolve o problema.

Veja, estou com um problema de hardware, mas se fosse outra pessoa, iria diagnosticar que o problema está no sistema operacional!

Quanta à essa troca de kernel, como vc fez para instalar o 3.6? Ele não está nem nos repositórios oficiais... deixe para os mais experientes essas instalações malucas, eu mesmo só uso o kernel disponível oficialmente pela Canonical, que no caso do 12.04 atualmente são as versões 3.2 e 3.5 (backport do quantal, do 12.10).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2013, 18:30 »
eu fiz isso, lá só tinha as opções "ubuntu" e "ubuntu 2d", eu cliquei no "ubuntu", ainda não vi vídeos no anitube, mas depois que ver eu posto aqui

Offline portaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • Flavitu
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2013, 21:52 »
Olhe eu tinha bastantes treavamentos no 12.04, com Xubuntu algo que nunca havia tido até andei para trás para o 10.04 para procurar solventar meu problema, comigo acontecia em 2 pcs distintos um portatil e um desk.

EM ambos resolvi / mais ou menos / com a instalação do pacote mesa-utils, só no portátil é que em modo bateria me continua a parar, de resto ligado à corrente anda bem e o desk tornou-se tão rápido e fiável que no passado com anteriores UBuntus.

Procurei ajuda e nunca obtive uma explicação clara para este problema que só em aparece em XUbuntus e Lubuntus. Mas está a dar que falar pois muitos users relatam lentidão e talvez seja esse o motivo.

AMbas máquinas no meu caso têm requisitos mais que razoáveis para o XFCE ou LXDE-> 1.5 gb ram numa e noutra 2 GB.


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2013, 22:05 »
Quais os processadores desses PCs?

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:38 »
vc ta falando do meu eliseu? se for é 6gb de ram e 2.1 ghz x 2 de processador

EDIT:estou instalando o ubuntu 12.04 nesse momento, ainda bem que não tinha nenhum documento, só programas...espero que o problema não continue, porque já estou ficando irritado
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 00:11 por Weller »

Offline portaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • Flavitu
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2013, 08:52 »
Quais os processadores desses PCs?

no meu caso estou a escrever-lhe da máquina desk e não do portátil o portátil penso que tem um 2.8 GHZ também Intel.


Já no desk deixo a imagem -> Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:10 »
vc ta falando do meu eliseu? se for é 6gb de ram e 2.1 ghz x 2 de processador

EDIT:estou instalando o ubuntu 12.04 nesse momento, ainda bem que não tinha nenhum documento, só programas...espero que o problema não continue, porque já estou ficando irritado

E a placa de vídeo, sabe dizer qual é?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Atualizei kernel, tirei kernel e PC continua travando
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2013, 16:19 »
não...e o gráfico aparece: desconhecido, aí uma vez eu atualizei a placa de vídeo e apareceu no gráfico tava escrito: Sandy Bridge, e depois que formatei a máquina apareceu desconhecido novamente, será que era erro na placa de vídeo ou do kernel?