Cara, o 12.04 é LTS e está super estável. O objetivo da Canonical com essa versões LTS é justamente manter um sistema super estável.
O que pode estar ocorrendo aí é um problema no seu HD (problema físico, e não software). Eu tive uns problemas parecidos, o Thunderbird travava as vezes, e o resto do sistema congelava, ou já aconteceu de demorar muito para iniciar o sistema.
Dê boot no seu computador com um Live CD ou Live Pendrive com Ubuntu, abra um terminal e digite esse comando:
sudo e2fsck -c /dev/sdaX
Onde o
X é o número correspondente à partição em que o Ubuntu está instalado (se vc tem a raiz e /home em separados, faça nos dois). Abra o Gparted e verifique a numeração por lá. Dê esse comando também:
sudo badblocks -n -s /dev/sdaX
Esse comando verifica por bad blocks no seu HD. Bad blocks são blocos ruins/danificados no seu HD, em geral o próprio HD substitui esses blocos ruins por blocos reservas saudáveis, mas quando o HD está ruim ele não tem mais blocos para substituir (pq já substituiu todos possíveis).
Use esses comandos que indiquei, mas é possível que seu HD esteja com problemas e esteja prestes a quebrar. Aconteceu aqui comigo no meu notebook, tinha um HD seagate com 2 anos, e foi apresentando esses problemas que já falei, daí fui usando esses comandos, corrigia e dava tudo certo, o sistema voltava a ficar normal, mas não demorava muito e voltava a ficar travando. A última vez que fui usar os comandos, o HD quebrou de vez. Veja bem, não foi os comandos que quebraram ele, o HD já estava apresentando problemas antes.