Autor Tópico: ( Resolvido ) Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.  (Lida 2892 vezes)

Offline Rafazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Pessoal,


Estou preparando uma maquina servidor com  HD de 1TB, minha dúvida é o seguinte,este servidor vai ser usado como proxy, arquivo de dados,backup, posso usar o disco inteiro para instalar ou particionar conforme a necessidade?
Qual o melhor solução, se eu deixar como usar o disco inteiro vou ter problema?
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 17:50 por Rafazan »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2013, 12:37 »
Este servidor só vai ter esse único HD de 1TB para ter todos esses serviços: proxy, arquivo de dados e backup?

Vai precisar criar cota para os dados a serem armazenados dos usuários?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2013, 12:47 »
Se for agir como file server do samba, seria bom o /home  estar em um disco ou partição
separada, o mesmo serve para os backups.

Offline Rafazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 13:17 »
A princípio estarei utilizando este hd de 1 também para todos estes serviços ( proxy, arquivo de dados.... etc).
Vou configura-lo como proxy e criar cerca de 20 contas de usuário para acessar o samba.( estes usuários vão salvar fotos, documentos etc..)
Não pretendo usar cotas para usuários do samba no momento, minha única preocupacao é se depois de algum tempo algum serviço possa parar por motivos de falta de espaço em disco, por isso to na dúvida se uso o disco inteiro para tudo ou se adquiro outro hd só para backup e servidor de dados.
Pensando bem é bem mais seguro usar um segundo HD para fazer backup e usar como servidor de arquivos, do que deixar tudo em um disco só e correr o risco de acontecer alguma coisa no sistema.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:42 »
Se vai usar como proxy, seria bom que o diretório de cache estivesse em partição separada (aliás, pra desempenho máximo, seria bom que estivesse em disco separado, talvez até em matriz RAID 0 --- mas isso só se justifica pra redes muito grandes, acima de 200 usuários).

Backup também deveria estar em partição separada, e preferencialmente em disco separado; assim seus dados sobreviveriam a um crash do disco principal.

Se vc tem a preocupação de que pode vir a ter que implementar cotas de espaço em disco mais tarde, então deve deixar os dados separados em partição desde já, pois criar uma nova partição é um processo muito delicado (também demorado e trabalhoso).

Se me permite a sugestão, eu sempre uso esta organização pros meus sistemas:

1. Partição primária Swap - mesmo tamanho da memória RAM.
2. Partição lógica Raiz - 10 a 20GB.
3. Partição lógica /var - 10 a 20GB.
4. Partição lógica /opt - 10 a 100GB, conforme a disponibilidade de espaço.
5. Partição lógica /home - espaço restante do disco.

Claro que de acordo com o uso do servidor, eu posso remover algumas partições, ou criar outras; a partição /opt eu só instalo em sistemas que vão hospedar programas específicos, como Oracle, NMIS, CACTI, etc. A partição /home eu só instalo em sistemas que vão ter acesso de usuários, o que não acontece em todos os sistemas acima. A partição mais constante é a /var, que eu só não instalo em desktops.

Lá no serviço nós usamos o Linux Suse (Suse Linux Enterprise Server), e temos o costume de criar uma partição de boot (/boot) bem pequena, no máximo 500MB (menos de 1GB), porém como primeira partição primária do disco. Por conta da organização do sistema, também criamos às vezes uma partição /srv (que equivaleria ao diretório /var/www no Ubuntu).

O importante é ter em mente que embora você deva ter um padrão para as partições, isso não é escrito em bronze, então você deve sempre prever suas necessidades pra esse sistema e adaptar sua organização base adicionando ou removendo partições para dar eficiência máxima ao seu sistema. E, principalmente, deve documentar o que fez, pois você não sabe se é você que vai dar manutenção nesse sistema mais tarde.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:58 »
Só meus dois centavos.

Já que é um servidor, compre pelo menos mais um HD e procure colocar os arquivos de Backup e os dados dos usuários em discos diferentes. Se um disco der pau você não vai perder tudo.

Planeje muito bem essa formatação e se vai ou não partir logo de início para as cotas no disco. Depois com os serviços ativos, se você tiver que alterar coisas muito importantes e tiver que parar o servidor, vão te pressionar para acabar logo com o serviço e te questionar o motivo de  não ter pensado nessas coisas antes!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Dúvida entre usar instalacao disco inteiro ou assistido.
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 17:50 »
Ok pessoal, muito obrigado a todos , poderei agora iniciar a fase inicial de implantação do servidor.