Autor Tópico: novo no forum e no linux, começando com ubuntu  (Lida 5375 vezes)

Offline valgas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
novo no forum e no linux, começando com ubuntu
« Online: 02 de Fevereiro de 2013, 18:52 »
Oi pessoal, recentemente adquiri um telefone com Android e descobri toda essa tecnologia nova que vem surgindo. Fiquei pesquisando sobre o Android que me levou ao Linux, e por fim ao Ubuntu, gostei do nome. A experiência de utilizar o Android modificou completamente a forma como passei a encarar o sistema operacional e os dados pessoais que tenho salvo no pc (atualmente nas nuvens, rs).

Fiquei pesquisando por um bom tempo para aprender um pouco sobre Linux, para entender, o que é e como funciona e as diferenças entre as distribuições. Percebi que muito das soluções dos problemas se da pelo terminal (correto?), o que para mim não é muito atraente, a única coisa que goste no terminal mesmo foi o 'apt-get install'... Mas as interface gráficas me foram muito atraente, principalmente as que me lembram o android, como esse que vem com o ubuntu e aquele gnome.

Estou gostando da experiência e experimentando/brincando, para saber em qual distribuição devo ficar (ubuntu mesmo?) e compreender melhor as diferenças e tudo mais. - Com o ubuntu, como já falei, achei muito bonito a interface e a simplicidade da instalação, meu deus, instalou tudo e aparentemente de primeira... (com exceção das placas de vídeos hibridas que comentei em um outro tópico, que não achei solução ainda).  - Há também um excesso de aquecimento, que acho que é por causa dessas placas de vídeo, e uma certa lentidão, que também estou atribuindo as placas de vídeo, mas pode ser a versão do ubuntu 12.10, vi em alguns lugares que poderia ser, que talvez deveria ter instalado uma mais estável 12.04.

Só estou dando meu depoimento. Estou gostando muito do ubuntu, me parece tudo bem simples quando estou longe do terminal, e a semelhança com o android me é um grande atrativo.



Bom, se puderem me dar algumas dicas, e me mandar links que auxiliem a compreender como funciona o linux e as distribuições e as diferenças... Valeu.


Se puderem olhem o outro tópico que comentei e tentem ver se já existe uma solução, não estou com vontade de voltar ao windows.  ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,67158.msg569476.html#new )

abraçs


Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: novo no forum e no linux, começando com ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 19:47 »
Bem-vindo ao Fórum, espero que você seja bem sucedido no uso do Linux.Sugiro que fique, por enquanto no Ubuntu, de preferência no 12.04, até que aprenda mais sobre o uso do sistema, que é diferente do Windows.Lembre-se de que concentrar-se numa única distribuição é melhor que experimentar várias e não se aprofundar nelas. Observe que todas as distribuições usam o kernel(núcleo do sistema)Linux, Android também e adicionam os aplicativos, tornando-se Gnu/Linux.Umas usam  o ambiente gráfico Gnome, outras KDE,(existem mais) umas têm o empacotamento dos arquivos em .deb, outras em .rpm,(existem mais tipos).Quanto à placa de vídeo hibrida, meu irmão também teve problema com uma da Nvidia com a tecnologia Optimus, parece que ainda não existe um driver para o Linux.
Vamos aguardar outras sugestões, observe na seção de iniciantes que existem vários tópicos fixos com dicas etc.
Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: novo no forum e no linux, começando com ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 22:16 »
Bem-vindo ao Fórum, espero que você seja bem sucedido no uso do Linux.Sugiro que fique, por enquanto no Ubuntu, de preferência no 12.04, até que aprenda mais sobre o uso do sistema, que é diferente do Windows.Lembre-se de que concentrar-se numa única distribuição é melhor que experimentar várias e não se aprofundar nelas. Observe que todas as distribuições usam o kernel(núcleo do sistema)Linux, Android também e adicionam os aplicativos, tornando-se Gnu/Linux.Umas usam  o ambiente gráfico Gnome, outras KDE,(existem mais) umas têm o empacotamento dos arquivos em .deb, outras em .rpm,(existem mais tipos).Quanto à placa de vídeo hibrida, meu irmão também teve problema com uma da Nvidia com a tecnologia Optimus, parece que ainda não existe um driver para o Linux.
Vamos aguardar outras sugestões, observe na seção de iniciantes que existem vários tópicos fixos com dicas etc.
Boa sorte!
loca100,se não me engano,os drivers das placas optimus já estão em desenvolvimento,e o bumblebee parece que suporta essa tecnologia,veja:
http://bumblebee-project.org/install.html
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: novo no forum e no linux, começando com ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 00:12 »

Fiquei pesquisando por um bom tempo para aprender um pouco sobre Linux, para entender, o que é e como funciona e as diferenças entre as distribuições. Percebi que muito das soluções dos problemas se da pelo terminal (correto?), o que para mim não é muito atraente, a única coisa que goste no terminal mesmo foi o 'apt-get install'... Mas as interface gráficas me foram muito atraente, principalmente as que me lembram o android, como esse que vem com o ubuntu e aquele gnome.


Na verdade quase todos os problemas dá para resolver sem o terminal, usando só interface gráfica. Mas com o terminal é mais rápido de resolver e com menos passos, e usa-se poucas palavras para descrever uma resolução de problema. Na interface gráfica a gente aqui no fórum acaba demorando mais para ajudar, sem contar que tem gente q se perde... o terminal é bem direto, só copiar e colar e acabou.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: novo no forum e no linux, começando com ubuntu
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 08:51 »
Bem-vindo ao Fórum, espero que você seja bem sucedido no uso do Linux.Sugiro que fique, por enquanto no Ubuntu, de preferência no 12.04, até que aprenda mais sobre o uso do sistema, que é diferente do Windows.Lembre-se de que concentrar-se numa única distribuição é melhor que experimentar várias e não se aprofundar nelas. Observe que todas as distribuições usam o kernel(núcleo do sistema)Linux, Android também e adicionam os aplicativos, tornando-se Gnu/Linux.Umas usam  o ambiente gráfico Gnome, outras KDE,(existem mais) umas têm o empacotamento dos arquivos em .deb, outras em .rpm,(existem mais tipos).Quanto à placa de vídeo hibrida, meu irmão também teve problema com uma da Nvidia com a tecnologia Optimus, parece que ainda não existe um driver para o Linux.
Vamos aguardar outras sugestões, observe na seção de iniciantes que existem vários tópicos fixos com dicas etc.
Boa sorte!
loca100,se não me engano,os drivers das placas optimus já estão em desenvolvimento,e o bumblebee parece que suporta essa tecnologia,veja:
http://bumblebee-project.org/install.html

Tomara que sim, sobre o bumblebee, não resolve todos os problemas, pois, você tem de usar um comando no terminal para que o aplicativo funcione , mas tem outros como o Unity 3D, que é integrado ao sistema, no note do meu irmão ficava com tela preta e o sistema não entrava.Vamos torcer para que saia o bendito driver.Valeu bmota.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 08:54 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417