Autor Tópico: Editor Alacarte e refazer tamanho das partições  (Lida 2865 vezes)

Offline RicardoGnu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Editor Alacarte e refazer tamanho das partições
« Online: 11 de Setembro de 2006, 19:01 »
No meio das dúvidas, sabe sempre bem qualquer pequeno avanço, consegui finalmente ter acesso à net a partir do Ubuntu. As minhas dúvidas de hoje são estas:

1- é possível refazer o tamanho das partições nativas do ubuntu? estou a ficar sem espaço, apesar de ter dado ordem para a instalação ser feita numa partição de 15.8 que não está a ser totalmente utilizada. Caso possa montá-la, o gparted resolve a questão?

2- Instalei novos programas a partir dos repositórios, mas alguns deles não aparecem em Aplicações».......». Estão marcados no Alacarte, mas continuam sem aparecer, já marquei e desmarquei e continua sem aparecer. Que posso fazer mais pra os colocar lá ?

3 - Já vi que o tema dos acentos já levantou polémica uma vez, mas na busca que fiz no fórum não encontrei a solução. Alguém pode indicar?

Obrigado
AMD Duron 800 Mhz, 1 Gb Sdram 133 Mhz, GeForce2 MX400, Board Soltek 75 JV, Modem USB Speedtouch 300. Ubuntu 6.06 LTS.

arlei

  • Visitante
Re: Editor Alacarte e refazer tamanho das partições
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2006, 19:14 »
Citar
1- é possível refazer o tamanho das partições nativas do ubuntu? estou a ficar sem espaço, apesar de ter dado ordem para a instalação ser feita numa partição de 15.8 que não está a ser totalmente utilizada. Caso possa montá-la, o gparted resolve a questão?

O Gparted é um ótimo software para gerenciamento de partições e acredito que com ele vc poderá redimensionar sua atual partição. Mais como todo e qquer sistema que mexa com suas partições aconselho vc fazer um backup antes de mexer.
Sugiro que use o livecd do Gparted que pode ser baixado em http://gparted.sourceforge.net/livecd.php. É uma imagem ISO para gravar de um CD bootável com Gnome, o Gparted, Partimage e muitas outras ferramentas para administração de sistema.

Citar
2- Instalei novos programas a partir dos repositórios, mas alguns deles não aparecem em Aplicações».......». Estão marcados no Alacarte, mas continuam sem aparecer, já marquei e desmarquei e continua sem aparecer. Que posso fazer mais pra os colocar lá ?

Se vc não reiniciou sua maquina pode ser que tenha que atualizar o gnome-panel para que as opções do menu apareçam. Tente isso, tomara que ajude, para tanto em um terminal:

Citar
killall gnome-panel

Citar
3 - Já vi que o tema dos acentos já levantou polémica uma vez, mas na busca que fiz no fórum não encontrei a solução. Alguém pode indicar?

Qto a esta tua outra questão confesso que não consegui entender direito. Tente ser mais especifico, vc não consegue acentuar no console no X, ou ambos.

T+
Arlei