O título deste post bem poderia ser "minhas aventuras com o etoken da OAB"
, mas seria pouco preciso.
Por necessidade profissional, me vi obrigado a investir num token Aladdin eToken Pro 72k, para guardar o certificado digital da OAB.
Recebi o token, e o pluguei no computador. Sua luz acende, mas ele não monta. Um lsusb me mostra que ele está lá:
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 15d9:0a4f Trust International B.V.
Bus 001 Device 004: ID 093a:2620 Pixart Imaging, Inc.
Bus 002 Device 003: ID 0529:0620 Aladdin Knowledge Systems (é este aqui)
Infelizmente, apesar de ser lido pelo lsusb, ele não é acessado pelo Nautilus ou por qualquer outro programa. Pensei de ser um problema com o plug USB; troquei, e nada. Outros pendrives são lidos e reconhecidos sem qualquer problema, mas o token não.
Como ainda restava a instalação do certificado no token, deixei para ver a questão quando o fizesse, com os técnicos envolvidos. Mas o fato de a página de drivers da CertiSign (
http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens), empresa responsável pela certificação, não mostrar nenhum driver para Linux já me deixou apreensivo.
Ao encontrar com os técnicos responsáveis pela certificação, procurei saber se havia driver para Linux, e eles me disseram que procurasse a CertiSign. No computador deles, o token não só foi reconhecido como o certificado foi instalado etc..
Voltei para casa esperando que após a instalação do certificado o token fosse lido. Pluguei o token novamente, e nada de ser reconhecido.
Enquanto isto, continuei procurando pelos drivers, desta vez junto à CertiSign. Uma atendente da CertiSign, em atendimento via chat, disse secamente que eu precisava "baixar um sistema compatível" e encerrou a conversa. Além de mal-educada, incentiva a pirataria. (Já mandei uma mensagem para a ouvidoria deles alertando sobre isto.)
Na falta de drivers oficiais, parti para a pesquisa de uma solução alternativa. Descobri (
http://ubuntu.5.n6.nabble.com/etoken-pro-72k-java-drivers-p-ubuntu-12-td5000251.html) que há drivers do token para Ubuntu.num repositório (
http://repo.secdiary.com/packages/pool/main/). Instalei-o, segui as demais orientações, mas não funcionou. Um usuário observou (
http://www.vleeuwen.net/2012/08/install-aladdin-etoken-on-ubuntu-12-04-lts) que "a versão para 64 bits não funciona de jeito nenhum" ("the 64 bits version doesn’t work at all").
Pesquisei um pouco, e descobri que nos repositórios do Ubuntu há os pacotes pcscd e opensc, que, segundo vários usuários em várias páginas diferentes (foram muitas, não dá para citar todas aqui), funciona para acessar o token. Instalei-os, reiniciei o computador, pluguei o token, e ele continuou sem ser reconhecido.
Fui mais fundo. Descobri uma página bastante rica em informações (
http://www.etokenonlinux.org/et/), que chega a dar um passo a passo (
http://www.etokenonlinux.org/et/HowTos/eToken_on_Linux) para a instalação de drivers, mas como não entendo muito de programação (e este me parece ser o site de um programador), boiei. Não vou arriscar mexer no que não conheço para depois ter de lidar com um sistema defeituoso, corrompido por minha própria ignorância.
Queimei pestanas até lembrar da virtualização. Tenho uma VirtualBox com um XP instalado, então resolvi testar. Descobri, infelizmente, que a virtualbox-ose não lê USB. Removi-a e instalei o pacote da Oracle. Instalei a extensão para acessar USB. Deu o clássico erro de "Kernel drive not installed (rc=-1908)". Resolvi o problema dando permissão a todos os usuários para integrar o grupo "vboxusers" e abri a dita cuja. Pimba! O token foi reconhecido!
Um alívio. Mas não é isto o ideal. Apesar de ser uma solução imediata, não posso depender exclusivamente da virtualização para trabalhar.
Com isto, cheguei a um impasse.
(1) lsusb encontra o token quando ele é plugado, mas nenhum outro programa o reconhece. (1.1) Se o problema for parecido com o de um iPod velho que usei até se desmantelar, há alguma biblioteca impedindo o reconhecimento. No caso do iPod, bastou remover libgpod-common e ele passou a ser reconhecido. Mas, se for este o caso, que biblioteca poderia ser responsável por isto?
(2) Não há drivers oficiais. O repositório que aparece numa pesquisa é bem problemático, e o programa Safenet Authentication Client que ele fornece "não funciona de jeito nenhum". A outra solução é muito complicada para meus conhecimentos, e preferi não arriscar. Como é possível instalar estes drivers? Seria a falta deles a causa do não-reconhecimento do token?
(3) O reconhecimento pelo XP virtual eliminou qualquer possibilidade de existir defeito no token, mas não sei como fazer para acessá-lo via Ubuntu.
Como dependo deste token para trabalhar cotidianamente, vim aqui pedir auxílio. E, depois disso tudo, por favor, se houver solução para o Ubuntu reconhecer o token, me digam que é uma daquelas soluções cabulosas que só alguém com pós-doutorado do MIT poderia ter conseguido.