Autor Tópico: [resolvido] KDE e ardência nos meus olhos  (Lida 8497 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
[resolvido] KDE e ardência nos meus olhos
« Online: 12 de Fevereiro de 2013, 18:23 »
Não sei se outros aqui do fórum já passaram por isso, mas deixa eu explicar...
Ultimamente tenho simpatizado muito com o Linux Mint 13, tanto que me inscrevi no fórum nacional da distribuição recentemente. Sempre usei a versão com a interface MATE, mas hoje eu quis fazer algo diferente: testar o Linux Mint 13 com KDE.
Resolvi instalar no meu notebook - que, atualmente, uso mais como máquina pra testes mesmo, pois o meu trabalho principal é no PC de mesa - pra saber como era. Gostei muito do que vi. Porém, não sei por quê, notei que essa interface me causa uma certa ardência nos olhos. Passei pela mesma situação quando testei o Kubuntu 12.04 há tempos atrás.
Certa vez achei um tutorial por aí que, supostamente, mostrava uma forma de diminuir o "impacto", aumentando ligeiramente o tamanho da fonte, adicionando Hinting etc. Mas acho que não tem a ver apenas com a fonte, pois a ardência nos olhos continua.
Quando uso interfaces baseadas em GNOME, assim como XFCE ou LXDE, isso não acontece. Posso trabalhar por horas e horas que continuo me sentindo bem, em termos visuais.
O que poderia estar provocando esse problema nos meus olhos? Seria o excesso de "brilho" da interface? Seria a moldura azul nas janelas? Ou o quê?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 00:26 por eliseu_carvalho »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:49 »
Olha qualquer ambiente gráfico do linux que eu uso sempre coloco CINZA ou PRETO.

No momento no xubuntu que uso aqui quase tudo é preto. Tenho um problema de visão que minha vista não tolera claridade.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:56 »
Sabe que também notei isso? Acabei de mudar o tema do Mint 13 KDE do notebook pra "Oxygen" e tudo melhorou muito  :D
Acho que era o tema "Air" que tava me dando isso nos olhos. Ele é muito "brilhante"  :o

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 20:50 »
por padrão, o kde usa um fundo branco com as letras em preto com uma fonte que não ajuda muito, se somar a isso com a configuração de brilho e contraste de alguns monitores, com certeza gera um cansaço visual. consegui perceber isso claramente quando troquei meu velho monitor crt por um led, apesar de você te citado que esta usando o kde no notebook (monitor de lcd ou led), talvez com a mudança da fonte do sistema (não sei qual o mint usa) e o ajuste do brilho e do contraste possa melhorar. mas a melhor solução realmente é trocar o tema :P.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 20:58 »
por padrão, o kde usa um fundo branco com as letras em preto com uma fonte que não ajuda muito, se somar a isso com a configuração de brilho e contraste de alguns monitores, com certeza gera um cansaço visual. consegui perceber isso claramente quando troquei meu velho monitor crt por um led, apesar de você te citado que esta usando o kde no notebook (monitor de lcd ou led), talvez com a mudança da fonte do sistema (não sei qual o mint usa) e o ajuste do brilho e do contraste possa melhorar. mas a melhor solução realmente é trocar o tema :P.

A fonte do Linux Mint 13 KDE é a mesma do Kubuntu 12.04: "Ubuntu". Uma coisa que eu fiz aqui, além da mudança do tema de "Air" pra "Oxygen", foi aumentar em +1 o tamanho da fonte, em "Aparência dos aplicativos" (acho que é isso). Na sequência, de cima pra baixo, era 9, 9, 8, 8, 9, 9, 9, 9. Aumentei pra 10, 10, 9, 9, 10, 10, 10, 10, e isso deu uma boa melhorada.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 22:20 »
mano,eu uso o lmde kde,e tenho notado isso também,mas o problema é minhas entradas de vídeo (olhos) que estão precisando de um adaptador (óculos). já pensaste em procurar um oftalmologista?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 22:24 »
já pensaste em procurar um oftalmologista?

Sim, mas não creio que seja o caso, pois em todas as vezes que fiz consulta, minha visão estava perfeita, 100%; no entanto, uso óculos de descanso, com lentes de meio grau, por prevenção.
Mas eu praticamente já resolvi o problema aumentando as fontes e usando um tema escuro.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 22:33 »
já pensaste em procurar um oftalmologista?

Sim, mas não creio que seja o caso, pois em todas as vezes que fiz consulta, minha visão estava perfeita, 100%; no entanto, uso óculos de descanso, com lentes de meio grau, por prevenção.
Mas eu praticamente já resolvi o problema aumentando as fontes e usando um tema escuro.
rsrss, ok mas acho que falar que o kde é tão legal que cega os olhos encaixa perfeitamente,né?  ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 22:38 »
rsrss, ok mas acho que falar que o kde é tão legal que cega os olhos encaixa perfeitamente,né?  ;D ;D ;D

Na mosca, kkkkkkkkkk  ;D
A propósito, fiz as tais mudanças visuais e agora tô curtindo demais o KDE, inclusive pensei em instalar o mesmo Linux Mint 13 KDE no PC de mesa, que tem um monitorzãããããão com resolução de 1920x1080, aí sim, ficará um SO "a perder de vista" hehehehe  :P

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 22:50 »
rsrss, ok mas acho que falar que o kde é tão legal que cega os olhos encaixa perfeitamente,né?  ;D ;D ;D

Na mosca, kkkkkkkkkk  ;D
A propósito, fiz as tais mudanças visuais e agora tô curtindo demais o KDE, inclusive pensei em instalar o mesmo Linux Mint 13 KDE no PC de mesa, que tem um monitorzãããããão com resolução de 1920x1080, aí sim, ficará um SO "a perder de vista" hehehehe  :P
vai ficar lindão, mas cuidado com os olhos, ok?  ;D ;D ;D
eu por exemplo,botei um laranjão como tema,ficou legal.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 00:20 »
[piada mode on]

Bãh... KDE laranja? Isso me cegaria de vez kkkkkkkkkkk  ::)

[piada mode off]


Enfim, consegui deixar o Linux Mint 13 KDE do meu notebook realmente confortável aos olhos. Além do tema Oxygen e da fonte maior com anti-aliasing, também pus um wallpaper com uma agradável cena de paisagem natural, pra "relaxar" mesmo. Ainda faltam vários ajustes de personalização - aliás, um dos pontos mais fortes dessa interface, ao meu ver - mas o principal, que era eliminar o cansaço visual, já foi resolvido. Assim que tudo tiver pronto devo por um print na seção "Screenshots".
Então, pra quem, assim como eu, sofreu um pouco com o excesso de "brilho" do KDE, eis as dicas: tema escuro, fonte maior com anti-aliasing e um bom wallpaper ;D

-----------------------------------------

Print do desktop já disponível  :D

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103523.msg571052.html
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 23:11 por eliseu_carvalho »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 00:29 »
[piada mode on]

Bãh... KDE laranja? Isso me cegaria de vez kkkkkkkkkkk 8-)

[piada mode off]


Enfim, consegui deixar o Linux Mint 13 KDE do meu notebook realmente confortável aos olhos. Além do tema Oxygen e da fonte maior com anti-aliasing, também pus um wallpaper com uma agradável cena de paisagem natural, pra "relaxar" mesmo. Ainda faltam vários ajustes de personalização - aliás, um dos pontos mais fortes dessa interface, ao meu ver - mas o principal, que era eliminar o cansaço visual, já foi resolvido. Assim que tudo tiver pronto devo por um print na seção "Screenshots".
Então, pra quem, assim como eu, sofreu um pouco com o excesso de "brilho" do KDE, eis as dicas: tema escuro, fonte maior com anti-aliasing e um bom wallpaper ;D
como minha mãe falou, o vermelho e derivados descansam a vista,então,pra não contrariar ela,coloquei um laranja rsrsrs, mas legal a sua dica.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: [resolvido] KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 11:28 »
Também sofro com esse problema, mas no Ubuntu mesmo, para melhorar, uso o tema Ambiance, troco o wallpaper para cinza indo para escuro, atualmente uso este, também aumento o tamanho das fontes.
OBS: ia esquecendo, também diminuo o brilho do monitor.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 13:43 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: [resolvido] KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:21 »
Primeira coisa que faço ao instalar o ubuntu justamente é escurer o ambiente gráfico, menus, wallpaper e todo resto.

 ;D
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: [resolvido] KDE e ardência nos meus olhos
« Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 01:11 »
Também sofro com esse problema, mas no Ubuntu mesmo, para melhorar, uso o tema Ambiance, troco o wallpaper para cinza indo para escuro, atualmente uso este, também aumento o tamanho das fontes.
OBS: ia esquecendo, também diminuo o brilho do monitor.

Primeira coisa que faço ao instalar o ubuntu justamente é escurer o ambiente gráfico, menus, wallpaper e todo resto.

Sim, aí que tá o segredo: escuro. Inclusive acho o wallpaper padrão do Mint muito "agressivo". É um "brilhão" cinza prateado de doer os olhos. Ainda mais pra quem tem olhos claros, o que é o meu caso...