Autor Tópico: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)  (Lida 4019 vezes)

Offline Leandro Leite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Olá a todos!
Estou tentando instalar o Ubuntu 12.10 pelo live CD, mas ele sempre trava quando vai carregar o ambiente gráfico.
Já tentei com o Kubuntu e o mesmo acontece. Em ambos chega a aparecer o cursor do mouse por um instante e então a tela fica piscando e não não sai disso.
O PC que estou tentando fazer esta instalação possui a placa gráfica onboard SIS Mirage 3, sei que esta placa é problemática no linux e que existe um driver alternativo para ela, mas o problema é que nem consigo iniciar o live CD.
Gostaria de saber se existe algum modo de compatibilidade que eu possa usar para iniciar o instalador.
Desde já agradeço a colaboração.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 12:45 »
Isso é porque o Ubuntu 12.10 não possui modo gráfico em 2D e a placa SiS não tem suporte 3D em Linux. A melhor coisa a se fazer aí é trocar pelo 12.04, que usa o Unity 2D no Live CD e durante a instalação.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 12:59 »
olá mano, tenho a mesma placa que você,e o 3d não inicia nem a pau, o jeito foi usar o unity 2d que tem no 12.04, que vai ter suporte por 5 anos e será a última versão com unity 2d. tenta aí ou usa uma interface mais leve.
ps.: tu verificou a integridade da imagem iso?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 16:48 »
Só pra constar: fui descobrir que é possível instalar o Unity 2D no Ubuntu 12.10, e é simples o processo:

sudo apt-get install unity-2d

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 16:55 »
Tenho o mesmo chip gráfico no meu notebook e desisti do Ubuntu 12.10. Instalei o Xubuntu 12.10, muito bom por sinal (pelo menos para mim).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Leandro Leite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 22:22 »
Vou testar outros ambientes gráficos conforme sugerido, depois posto os resultados. Já testei o kubuntu 12.10 e também não obtive sucesso na inicialização do live cd.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 22:28 »
Leandro, Xubuntu é levinho e bem bonito..!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.10 Não Inicia Ambiente Gráfico Pelo Live CD (Placa SIS Mirage 3)
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 22:29 »
Só pra constar: se conseguir instalar o sistema e iniciá-lo pelo modo gráfico - ainda que na resolução errada, o que é normal nas placas SiS - pode tentar esse tutorial aqui:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html

É pra Ubuntu 11.10, mas funciona em qualquer versão, inclusive 12.10 e as futuras. E é pra SiS671, mas acredito que deve funcionar com outras placas também, não custa tentar.