Autor Tópico: Perda de Arquivos  (Lida 9027 vezes)

Offline sirlantj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Perda de Arquivos
« Online: 07 de MAR?O de 2013, 18:45 »
Galera, tenho o ubuntu 11.4, e sem querer apaguei o meu /home que estava em outra partição com o rm -RF, tentei varios tutoriais na internet e não consegui recuperar meus arquivos, meu file system é ext4, procede essa informação que ext4 não recupera os arquvios deletados?? pois se for isso é ridiculo ele, se um hacker acessar um servidor e apaga tudo, não tem recuperação, de boa, conseguindo ou não recuperar, NUNCA MAIS uso o linux, estou extremamente decepcionado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2013, 20:03 »
Ola

Já ouviu falar no pacote chamado testdisk?

Até quem usa Windows precisa dele.

Ah! Esqueci, o executavel nativo do windows chamado undelete deixou de existir desde o Windows 3.1, assim, nunca mais use Windows também.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2013, 20:08 »
É um depoimento? Essa informação sobre o ext4 não procede, existe inclusive um utilitário exclusivo: extundelete. Isso também não significa que você vai conseguir alguma coisa, cada tentativa sua de recuperar diminuiu as chances. Recomendações:

-- Tenha sempre backup. Nada o substitui.
-- Se pagar algo importante que não está no backup, para maximizar as chances de recuperar:
        a) Pare de usar o disco, imediatamente, e crie uma cópia bit a bit.
        b) Use as várias ferramentas de recuperação em cópias da cópia do disco.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2013, 20:10 »
Citar
NUNCA MAIS uso o linux, estou extremamente decepcionado

Com você mesmo, né? Pois quem deu o comando foi você.

Ah, se eu parasse de usar um SO a cada burrada que eu fazia...  ::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2013, 20:42 »
O cara faz a m&#$ e bota a culpa no S.O ?

(modo sarcástico ON)

O S.O. não teve culpa alguma e vai deixar de ser usado ? então num universo paralelo qualquer o GNU/Linux tomaria uma decisão e deixaria de ser usado por usuários como o autor do tópico por livre e espontânea vontade.

(modo sarcástico OFF)
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline sirlantj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2013, 17:48 »
Blz, dei uma burrada mesmo, mas isso não é uma coisa normal?? Mas vim falar que o sistema não tem culpa?? no Ruimdows é so usar um easy recovery da vida e ta tudo resolvido, eu desmontei meu /home, não esta sendo usado pelo sistema desde o ocorrido, o extundelete não funfa no 11.4 e o testdisk recuperou so historico de navegação do chrome, com as pastas e os arquivos com nomes nada haver, impossível achar alguma coisa la

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2013, 18:04 »
ola

oh agora vemos mais um troll dizendo que nao vai mais usar o linux por que

ele mesmo fez a cagada de detonar o /home e agora vem aqui no forum disser que nao vai usar o linux por um erro dele

quer saber o que eu acho saia do linux mesmo nao ira fazer diferença voce no forum ou nao.
ubuntu 12.04

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #7 Online: 08 de MAR?O de 2013, 18:24 »
Não tem culpa alguma, só fez o que você mandou, também não é normal ficar recuperando dados apagados, se é o seu caso, passou da hora de manter backups. Outra coisa, "não fufa" é pra lá de vago, se quer ajuda vai ter que fornecer detalhes.

Offline sirlantj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #8 Online: 09 de MAR?O de 2013, 14:53 »
So disse o meu lado, ajuda não vou precisar pois ja pesquisei vários métodos e nenhum deu certo, a coisa certa era manter um bkp, infelizmente uma coisa do dia anterior que não tinha feito o bkp ainda era o que eu mais precisava, e o pessoal aqui vem de lero lero querendo zoar, mas ninguém entendeu o que eu disse, que é realmente ridiculo isso do ext4, tem que ser alterado, pois no meu caso foi cagada minha, mas pode ser cagada de outra pessoa, hacker, coisa do tipo que não vai conseguir recuperar, ate o ext2 recupera na maioria das vezes, o ext4 muito dificilmente

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2013, 18:52 »
Intendemos e discordamos veementemente, nessas suas tentativas - como já havia mencionado - você deve ter acabado com a chance de recuperar alguma coisa, fora que sem detalhes, vai ficar nisso: você achando que tem algo errado no sistema de arquivo (que o sistema tem alguma culpa), e a gente afirmando que foi tudo de origem humana.


Obs: se não veio pedir ajuda, isso é um depoimento, então movi pro local correto.


--------

Outra coisa, nesse possível cenário (hacker invadir e apagar tudo de um servidor, ou coisa parecida), o que salva é backup. Primeiro que, mesmo que ele não apagasse nada, já não daria pra confiar no que está lá, segundo que se ele consegue apagar, ele também pode "zerar" o disco (escrever, por exemplo zeros, tornando uma recuperação extremamente improvável).
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2013, 19:03 por irtigor »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2013, 20:06 »
Em tempos de HD's externos com preços cada vez mais acessíveis e utilização em massa de sistemas nas nuvens (cloud), onde dá para fazer backup de tudo em servidores remotos, é injustificável alguém reclamar que foi culpa do sistema ter perdido seus dados, ainda mais por ser algo que todo mundo recomenda, de fazer backup sempre que for alterar o sistema e partições.

Não existe sistema no mundo que seja à prova de usuário.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2013, 19:39 »
he-he-he
Ah! Se meu hd falasse de toda burrada que já fiz!
Ah! Se eu parasse de usar este ou aquele sistema pq eu fiz "kakinha" e pq "siskeci" de fazer BKP de meus arquivos importantes
Hoje eu nem teria pc e nem netbook

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #12 Online: 15 de MAR?O de 2013, 11:21 »
Galera, tenho o ubuntu 11.4, e sem querer apaguei o meu /home que estava em outra partição com o rm -RF, tentei varios tutoriais na internet e não consegui recuperar meus arquivos, meu file system é ext4, procede essa informação que ext4 não recupera os arquvios deletados?? pois se for isso é ridiculo ele, se um hacker acessar um servidor e apaga tudo, não tem recuperação, de boa, conseguindo ou não recuperar, NUNCA MAIS uso o linux, estou extremamente decepcionado

Tas decepcionado com o Linux? Tu é que fizes-te a porcaria, se os dados são importantes faz backup ou monta um esquema RAID.
Eu prefiro ter um sistema que apague definitivamente os ficheiros e que seja eficiente do que um NTFS que tenha que ser desfragmentado uma vez por mês.
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2013, 11:25 por BrunoPT »

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Perda de Arquivos
« Resposta #13 Online: 15 de MAR?O de 2013, 16:09 »
Use um cd do ubuntu 11.4 e faça uma reinstalação do SO durante o processo marque a opção instalação de recuperação do sistema, talvez isso resolva.