Autor Tópico: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?  (Lida 18220 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 03:45 »
Consegui!

Resolvi o problema de um jeito bem insólito, em duas etapas:

1º Atualizando a BIOS;
(Modelo Placa: P5GC-MX/CDK/POST/SI ACPI BIOS Revision 207)

Primeiro, achei o arquivo P5GCPOST.ROM – Revisão 329, salvei em um CD-RW que eu tinha aqui e coloquei na máquina.

Depois pressionei as teclas ALT + F2 durante a inicialização, para que o PC, mesmo sem setup, rodasse um programa chamado EZ Flash que já tinha nele, para achar o arquivo .rom

Na verdade, ao se pressionar essas teclas, o PC começou a enviar mensagens na tela, dizendo que estava procurando justamente o arquivo P5GCPOST.ROM em todas as mídias. Quando o arquivo foi achado no CD, ele simplesmente instalou e avisou na tela.

A partir daí, na próxima inicialização, o nº da revisão mudou de 207 para 329:
“P5GC-MX/CDK/POST/SI ACPI BIOS Revisão 329”
e as informações do POST passaram do inglês para o português (!)

Obs: Mesmo assim, o comportamento da máquina permaneceu o mesmo, já descrito nas postagens anteriores.

2º Enganando a máquina: “gambiarra”
(Essa foi uma luz que eu tive de repente, he, he, he)

Descobri que ao se desconectar o cabo do HD, o setup voltava a aparecer! E ainda, solicitava o pressionamento das teclas F1 para escolher dispositivo de boot e F2 para configurar o setup.

O que fiz foi simplesmente colocar o CD de instalação do SO na máquina, desconectar o cabo do HD, pressionar F1 e fazer o boot a partir do DVDRom e,  enquanto o SO era carregado do CD de instalação, reconectar o cabo do HD...

O SO reconheceu o HD, mas se recusou a formatá-lo na primeira tentativa. Para resolver isso, bastou usar uma ferramenta de recuperação que havia no próprio CD de instalação apenas uma vez (era o CD do Win 7 Ultimate – minha irmã infelizmente se recusa a experimentar o Ubuntu) e reiniciar a máquina.

Na segunda tentativa já estava tudo normal.

Provavelmente fiz um procedimento que deve ser pra lá de “manjado” pelo pessoal que entende de hardware. Ou devo ter feito de um jeito mais complicado, quando deve existir o modo certo de fazer.

Mas para quem não sabe nada de hardware (para os testes de funcionamento de componentes, tirei fotos do PC com celular para conseguir reconectar depois, já que não faço ideia de pra que serve tanto fio!) até que não me saí tão mal...

Abraço!

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 03:47 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 10:59 »
Estou com um Lenovo 470 aqui, com problema apenas similar... não passa da BIOS.

A tela inicial aparece, mas se você tecla F2 ou F12, em uns 10 segundos, a máquina desliga. Não acessa CD ROM, USB, nada...

Com ou sem o HD ocorre a mesma coisa.

Já me disseram que pode ser problema na placa-mãe.

Já desconectei HD, jumpers, fiz o que foi possível a um leigo fazer e nada.

Abri chamado (819774) na Lenovo, sem retorno!

O problema ocorreu justamente depois de eu ter feito alterações em partições com o GParted.
O micro apitou forte por alguns segundos e foi desligado...

Nunca mais acessou muito menos "atravessou" a BIOS.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 11:08 por alevian »
Linux User 586375

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 13:21 »
Estou com um Lenovo 470 aqui, com problema apenas similar... não passa da BIOS.

A tela inicial aparece, mas se você tecla F2 ou F12, em uns 10 segundos, a máquina desliga. Não acessa CD ROM, USB, nada...

Com ou sem o HD ocorre a mesma coisa.

Já me disseram que pode ser problema na placa-mãe.

Já desconectei HD, jumpers, fiz o que foi possível a um leigo fazer e nada.

Abri chamado (819774) na Lenovo, sem retorno!

O problema ocorreu justamente depois de eu ter feito alterações em partições com o GParted.
O micro apitou forte por alguns segundos e foi desligado...

Nunca mais acessou muito menos "atravessou" a BIOS.
ola

eu ouvi falar que o bios deste modelo tem alguns problemas com o gparted no caso tente uma atualizaçao no bios

ah e quase esquecendo caso o bios depois de atualizado continue com este mesmo comportamento

recomendo que voce troque a placa mae do teu laptop
ubuntu 12.04

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 14:44 »
O problema é que, ainda que eu consiga a atualização da BIOS e grave, por exemplo, em um CD ou PEN DRIVE, o micro não acessa os dispositivos.

Quanto à troca da placa mãe, acredito que seja inviável, se eu tiver de custear, pois mesmo no Mercado Livre, o produto é anunciado por mais de R$500,00 e "meia vida".

Gostaria de ter parecer realmente técnico, preferencialmente mais de um. Por isso estou tentando com a Lenovo. Pena que em vão.

Pensei ter comprado um produto de qualidade, o que envolve durabilidade razoável - não algo descartável.

Recentemente, vi um estudo com diversas marcas, que apontavam para problemas na placa mãe, com três anos de uso. Mas mesmo as marcas que não se saíram tão bem no teste, o índice não chegava a 30%.
(http://tecnoblog.net/9795/laptops-da-hp-sao-os-que-mais-dao-defeito-diz-pesquisa/)

Ou seja, esperamos que a grande maioria dos notebooks não apresente problema por pelo menos três anos, que haja suporte, peças de reposição e, acima de tudo, razoabilidade...

No mais, poderia dizer onde recebeu a informação referente à BIOS Lenovo e irregularidades com o GParted?
Grato!
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 14:51 por alevian »
Linux User 586375

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:02 »
O problema é que, ainda que eu consiga a atualização da BIOS e grave, por exemplo, em um CD ou PEN DRIVE, o micro não acessa os dispositivos.

Quanto à troca da placa mãe, acredito que seja inviável, se eu tiver de custear, pois mesmo no Mercado Livre, o produto é anunciado por mais de R$500,00 e "meia vida".

Gostaria de ter parecer realmente técnico, preferencialmente mais de um. Por isso estou tentando com a Lenovo. Pena que em vão.

Pensei ter comprado um produto de qualidade, o que envolve durabilidade razoável - não algo descartável.

Recentemente, vi um estudo com diversas marcas, que apontavam para problemas na placa mãe, com três anos de uso. Mas mesmo as marcas que não se saíram tão bem no teste, o índice não chegava a 30%.
(http://tecnoblog.net/9795/laptops-da-hp-sao-os-que-mais-dao-defeito-diz-pesquisa/)

Ou seja, esperamos que a grande maioria dos notebooks não apresente problema por pelo menos três anos, que haja suporte, peças de reposição e, acima de tudo, razoabilidade...

No mais, poderia dizer onde recebeu a informação referente à BIOS Lenovo e irregularidades com o GParted?
Grato!
ola

eu nao lembro onde eu vi esta noticia mas eu acredito que os laptops da lenovo sejam de qualidade no caso

acredito que tenhas algum problema grave com o bios ou a placa.
ubuntu 12.04

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:15 »
Ola vc tem que prestar a atenção nos sinais que ele por ventura esteja apresentando, exemplo os bipes indicam varios problemas, pesquise na internet o codigo que e usado por exemplo um bipe longo seguido de um bipe curto indica problema de memoria, entao com essa tabela em maos vc pode identificar onde esta o problema.

Outra coisa sao as luzes do note, quando ha problemas elas podem diagnosticar alguma falha, como por exemplo a luz do caps lock piscando intermitentemente.

Se esta na garantia mande a assistencia tecnica, evitando abrir o note e perdendo a garantia.

Outro exemplo e vc ligar o note e ele simplesmente ficar na bios passar o post e simplesmente ficar parado com tela preta, sem dar bipe nem nada, isso pode insdicar que as memorias estao soltas, isso e muito frequente em notebooks, abra a tampa e remova as memorias da forma correta limpe com borracha branca e recoloque.

Se vc puder fazer um video seria interessante postar no you tube para vermos.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:27 »
Caro Platão,

Grato pelas dicas!
No entanto, o micro só "bipou" uma vez... foi até desligar e bem alto.
Depois não ligou mais.

No que se refere à garantia, o micro tem aproximadamente um ano e meio.
Antes, comprava HP, que estimula os usuários a abrir a máquina, até para fazer upgrades de memória, sem qualquer implicação na "perda de garantia".
A HP até coloca um selo, dizendo que o consumidor pode abrir e tal.

O Lenovo abri agora, para tentar soluções simples, como desplugar fios, desconectar HD, nada que pudesse implicar em "perda de garantia".

Não descarto a possibilidade de que minha máquina possa ter vindo com o aquilo que se conhece por vício oculto. Em casos assim, o fornecedor responde - há garantia legal, que começa a contar a partir da constatação do vício...Essa independe do que possa constar nos termos e certificados elaborados unilateralmente pelas empresas.

Por outro lado, espera-se que um produto desses tenha qualidade e seja durável...

Por fim, realmente, eu gostaria de enviá-lo a uma assistência técnica autorizada e especializada, mas é isso o que a Lenovo não indica!

Não aparece a tela preta. Só a primeira tela, com as marcas da Lenovo e algo realacionado à BIOS, além dos indicativos para teclar F2 ou F12. E quando teclo qualquer uma delas nada mais acontece... Em poucos segundos a máquina simplesmente desliga.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 15:31 por alevian »
Linux User 586375

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:31 »
Acho que é nessas horas que o PROCON deve ser seu aliado e que você deve exigir seus direitos como consumidor.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:54 »
Prezado Eliseu,

Você está certo. Seria um caso para o Procon, em primeiro momento, e até para um Juizado Especial Cível, caso outras alternativas não surtam efeito.

Mas falam tão bem das redes sociais e das formas alternativas de solução de conflito, que tenho esperança que o caso se resolva assim, sem sobrecarregar ainda mais a estrutura do Estado.

Por enquanto, tenho pesquisado neste e em outros foruns pareceres para o problema, tenho cobrado reiteradamente a Lenovo pelo Twitter e postado internet afora, sempre que encontro algo similar.
Depois temos as rádios, os jornais, o Reclame Aqui...

É impossível que os técnicos da empresa não possam me dizer o que está ocorrendo.
E é também quase inacreditável o descaso a que estou sendo submetido.

A última vez que fiz contato telefônico com eles me pediram 48 horas para indicar uma assistência técnica. Espero há semanas...

Penso que, para quem entende, possa até ser uma solução simples.
Se a Lenovo se debruçar sobre o problema, resolverá!

Daqui do fórum, como sempre, sou grato pela participação de todos e em especial pela solidariedade.
Linux User 586375

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 16:11 »
1 - Bom, eles sao obrigados a te indicar uma assistencia tecnica autorizada na sua cidade ou regiao sem delongas.

2 - Ver se a sua garantia expirou ou nao, as vezes vc pode ter comprado uma garantia extendida, mas pelo que sei a garantia  é de 1 ano.

3 - se ficar constatada o vicio a garantia se renovapor mais 1 ano a pertir da data da costatação, por isso que vc precissa de um laudo da assistencia, que provavelmente vai trocar o aparelho nesse caso especifico.

4 - Vc nos disse que tentou 'soluçoes simples" isso e um pouco complicado de entender, tente ligar somente na bateria, depois sem a bateria somente na alimentação direta, trocar o alimentador da energia eletrica por outro de outro note que vc sabe que esteja funcionando, hd com problema,ha inumeras possibilidades. No proprio encarte da caixa que acompanha o note e obrigado a ter a lista de assistencias tecnicas disponiveis em todo o pais.

Se ele esta ligando e porque a placa mae nao esta queimada aparentemente, e tbm nao creio que seja problema de bios corrompida nad do tipo, vc pode resetar a bios as configurações de fabrica e ver o que acontece, ha algumas opçoes nas bios mais novas que podem confundir um pouco, enfim precisa ver ate onde vai o seu conhecimento e os equipamentos que vc tem em maos para consertar e diagnsticar o problema.
 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo resetar a BIOS. Mas será que é mesmo a BIOS?
« Resposta #25 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 17:38 »
Platão e amigos,

Para computadores que estão em garantia, conforme o próprio “site” da Lenovo, há apenas uma assistência, em São Paulo – a Tynex (http://www.tynex.net).

Segundo apurei pelo “site” Reclame Aqui, tal assistência não recepciona todos os modelos.

Meu notebook foi comprado em julho de 2011 – a garantia contratual está expirada.

Inicialmente, a Lenovo disse que a Rewar (www.rewar.com.br) prestaria assistência em máquinas cujo prazo da garantia contratual houvesse expirado. Mas ao ligar para tal empresa, me disseram que falta ajustar com a Lenovo algo sobre a reposição de peças.

E, então, estou sem assistência. Foi quando deram o tal do protocolo, para indicar outra.

Fiz o que você sugeriu.
Tentei com a bateria, sem a bateria...

Quanto ao HD, acredito que não seja, porque liguei a máquina sem HD e o problema persiste!

Gostaria de saber resetar a bios...
E gostaria mesmo que não fosse problema com a placa mãe.

De qualquer modo, mais uma vez, obrigado.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 17:43 por alevian »
Linux User 586375