Autor Tópico: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?  (Lida 10506 vezes)

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Online: 15 de Fevereiro de 2013, 00:56 »
Olá, eu sempre tive vontade de conhecer e até mesmo ficar com o ubuntu,mas sempre tive esse pé atrás com o linux a respeito da compatibilidade ,mas hoje (14/02/13) com essa notícia da chegada da steam e alguns jogos para o linux acabou me motivando novamente. O problema é que eu ja tentei usar o ubuntu e não tive uma boa experiencia, não consegui instalar todos os drivers e isso acabou me forçando a voltar para o windows .
Outro ponto é que eu uso bastante  programas de design como o Adobe premiere, After effects , maya e etc , e não sei ao certo se o linux teria uma boa compatibilidade, é isso queria saber qual a opnião de vocês sobre a minha situação se eu devo ir para o linux de uma vez ou não.

Também queria saber se é possivel instalar o driver de video da placa  Radeon 6870 1 gb gddr5 no ubuntu porque na minha ultima tentativa não consegui instalar corretamente os drivers, obrigado.


Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 07:43 »
Sugiro que faça um dual boot.

Na mesma máquina poderá usar o windows e o ubuntu ao mesmo tempo.

Tutorial :
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 07:56 »
Veja que você necessita de vários softwares que foram feitos para Windows, assim sugiro o dual boot também, dessa forma você fica com os dois sistema, pode ir aprendendo e se familiarizando no Ubuntu e para qualquer problema que surja existe a saída para o Win2.
Boa sorte !
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 09:32 »
Continue no Windows.

De qualquer modo você vai acabar usando ele mesmo (seja por wine, seja por máquina virtual, seja por dualboot...).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 09:38 »
ola

se voce quer experimentar o linux sem mexer muito no rwindows instale o ubuntu pelo wubi que e uma especie de previsao de instalaçao

depois se voce gostar do sistema voce o instala em dual-boot com o windows.
ubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:05 »
ola

se voce quer experimentar o linux sem mexer muito no rwindows instale o ubuntu pelo wubi que e uma especie de previsao de instalaçao

depois se voce gostar do sistema voce o instala em dual-boot com o windows.

Wubi na minha opinião não devia nem ser citado, tipo há uma perda de desempenhos e bugs que não acontecem na versão instalada diretamente no HD. (opinião minha).

Ai acaba o novo usuário ficando com uma visão distorcida, pensando que sistema é pesado ou bugado.


---

Mais o wubi pode ser uma opção também, não tão viável mais é.


---

Particularmente o dual-boot ainda é mais prático por dar oportunidades de usar todo potencial do S.O. sem ser um programa instalado dentro do windows, que convenhamos fica tosco.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:18 »
Você citou aí Adobe Première, After Effects e Maya. Se você usa profissionalmente essas ferramentas e, sendo assim, realmente depende muito delas, talvez nem seja o caso de migrar pra Linux, e sim pra Mac. Essa é a plataforma "padrão" no mundo da autoração de vídeo, 3D, artes gráficas, editoração de livros, revistas e jornais, etc.
Por outro lado, se o objetivo for procurar por programas alternativos que cumpram as mesmas funções, esses existem sim no Linux. No caso de alternativa ao Première tem o OpenShot e o Cinelerra, por exemplo. A alternativa ao Maya, acho eu, seria o Blender. Não sei quanto ao After Effects, mas deve ter alguma alternativa, ou senão pode tentar instalá-lo via Wine, que é um programa que imita as chamadas API do Windows, o que faz com que alguns programas dessa plataforma possam funcionar no Linux. Não garanto que isso vá funcionar, pois o Wine não consegue executar todos os programas, mas não custa tentar.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 12:27 por eliseu_carvalho »

Offline Dih_Negretto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 15:06 »
Para quem ainda não está tão familiarizado com o Ubuntu é legal fazer um dual boot. Toda mudança abrupta pode causar "traumas".
Com o dual boot vc continua sendo produtivo ao mesmo tempo em que aprende sobre o Ubuntu.

Depois de um tempo usando apenas o Ubuntu (Linux em geral) vc vai esquecer como é usar Windows  ;)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 15:13 »
Continue no Windows, ou como falou eliseu_carvalho, tente o Mac. É o mais recomendado na sua situação.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 15:27 »
Muito obrigado pelo retorno! vou acabar testando pelo dual boot mesmo, quando terminar de instalar tudinho volto aqui para contar como foi minha experiência.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 15:47 »
Muito obrigado pelo retorno! vou acabar testando pelo dual boot mesmo, quando terminar de instalar tudinho volto aqui para contar como foi minha experiência.
Quanto aos drivers, no Linux quase todos eles já vêm no kernel(núcleo) do sistema, somente alguns drivers proprietários, que estão em configurações do sistema>drivers adicionais (normalmente para placas de rede e de vídeo(Nvidia e AMD), logo não precisa se preocupar , como no Windows, para instalar pelo cd ou baixar do site do fabricante do hardware.
Outra coisa, sugiro instalar o 12.04 LTS, pois, terá suporte até abr/2017.
Boa sorte!
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 15:51 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 11:42 »
Olá, eu sempre tive vontade de conhecer e até mesmo ficar com o ubuntu,mas sempre tive esse pé atrás com o linux a respeito da compatibilidade ,mas hoje (14/02/13) com essa notícia da chegada da steam e alguns jogos para o linux acabou me motivando novamente. O problema é que eu ja tentei usar o ubuntu e não tive uma boa experiencia, não consegui instalar todos os drivers e isso acabou me forçando a voltar para o windows .
Outro ponto é que eu uso bastante  programas de design como o Adobe premiere, After effects , maya e etc , e não sei ao certo se o linux teria uma boa compatibilidade, é isso queria saber qual a opnião de vocês sobre a minha situação se eu devo ir para o linux de uma vez ou não.

Também queria saber se é possível instalar o driver de video da placa  Radeon 6870 1 gb gddr5 no ubuntu porque na minha ultima tentativa não consegui instalar corretamente os drivers, obrigado.

Em questão de jogos o linux ainda esta muito desfazado. Mais por culpa do patrocínio da Microsoft que qq outra coisa.
Sobre drivers, já tem alguns anos que o linux não tem problemas com drivers. Se faltou algum, pode ser que você desconheça o que fazer, o fórum pode te ajudar.
Os softwares Adobe premiere, After effects e Maya não tem suporte ao linux. No entanto existem opções no linux que podem atender as tuas necessidades, o Blender por exemplo é uma opção tão boa ou superior ao Maya.

O que eu recomendaria no teu caso, é uma instalação dual boot. Teste todos os programas de edição gráfica que você achar no linux, ele não opensource e não tem custo, o que pode fazer uma grande diferença se você estiver pensando em abrir alguma empresa. Caso já trabalhe com os outros programas, eu sugiro que você teste do mesmo jeito, pois pode ser que encontre efeitos e filtros que não exista no Adobe.

O mais importante é abrir a mente, pois a tecnologia não se limita ao sistema operacional que você está utilizando. Sempre irá surgir coisas novas e melhores.

Offline jrobertoct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Devo migrar para o linux ou continuar no windows?
« Resposta #12 Online: 17 de MAR?O de 2013, 19:01 »
Oi,
Isso, siga as instruções acima; guando eu comecei usava o Ubuntu em outra partição, e percebi o quanto o Ubuntu é melhor, primeiro não precisamos estar desfragmentando sempre, e ainda por cima não necessitamos de anti-virus com o Ubuntu, e além do mais ficar gastando dinheiro demais com legalizações do Windows(R) ou comprando os programas para utilizarmos nele ou então o mais chato de tudo corrermos atrás de programas piratas... irq. Um pé no saco isso tudo. Descobri após muitos anos, o quanto o Windows(R) é chato!!! Mesmo que no futuro o Windows(R) e seus parceiros se tornem populares nos preços ou até mesmo gratuitos não penso em retornar e deixar os programas em Linux e esta comunidade mundial muito simpática e importantíssima.
Hoje só uso Ubuntu e tudo o que seja para plataforma Linux.
E temos agora o Dreamlinux 5  também qual me parece ótimo, ainda não uso, mas vi e li artigos a respeito dele, e outros programas em plataforma Linux como Debian, Fedora, ...ubuntus, Kurumin, Suse e outros, todos excelentes e pra todos os gostos, alguns lembram um pouco Windows(R).
Meu abraço a todos da Linux e Ubuntu específicamente.
E aos que chegam sejam muito bem vindos.
Obs.: apesar dos problemas circunstanciais e bugs possíveis, e um pequeno ali e outro lá, enfim é comum e muito menos que no ambiente Microsoft-Windows(R).
Até.