Autor Tópico: [RESOLVIDO] Partição Inacessível  (Lida 4008 vezes)

Offline Tupi_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Partição Inacessível
« Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:14 »
Prezados,

Sou novato no linux. Resolvi abandonar o windows de vez há poucos dias quando instalei o Ubuntu 12.10. Pois bem. Fiz tábua raza no meu HD e criei 3 partições (pelo cd de boot do windows, por que não tava rolando no gparted, não sei pq): uma para o SO (15gb), outra para o SWAP (2gb ) e outra para guardar arquivos (-+100gb). Achei o procedimento de escolha das partições na instalação muito confuso e talvez por isso tenha me atrapalhado. O fato é que o sistema está funcionado bem, porém me parece que a partição swap não está sendo reconhecida como tal e, além disso, minha partição destinada aos arquivos está inacessível. Ela está sendo reconhecida pelo sistema, mas não consigo gravar nela. Agradeço se puderem me ajudar a resolver essa bagunça. Segue um printscreen do gparted.

Cordialmente,

Tupi

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 21:08 por Tupi_BR »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Partição Inacessível
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:20 »
Incie por Live-CD ou Live-USB, e abra o Gparted..!

Nessa partição desconhecida, exclua ela..! Após, crie uma nova partição para Swap..! Clique com o Botão Direito do mouse na nova partição e clique em Ativar Swap..!

Após isso, recupere o Grub2 ==> http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=14614.0

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Partição Inacessível
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 15:36 »
Ola tupi agregando ao que o artur reportou, esta um pouco estranho talvez o seu particionamento.

Na imagem que vc postou vc usa ext 2 ao invez de ext4 que e o padrao. Ha algum motivo para usar ela? tem um SSD conectado nessa maquina?

A partição que vc se refere tem 100 mega e outra tem 100 gigas ou estou vendo errado?

Sugiro que vc primeiro leia alguma apostilas e documentação na minha assinatura sobre particionamento, depois refaça do zero seu particionamento, nao esquecendo de salvar seus documentos antes.

Seu HD deve ser entao de 120 gigas vc nao esta usando windows em dual boot com essa maquina, pode deixar assim;

partição ṕrimaria de swap de 1 ou 2 gigas(se vc tiver 4 giga de ram nao ha necessidade de swap, salvo se vc for querer usar a hibernação e tbm se o seu equipamento e compativel)
partição primaria para / de 25gigas para o sistema
partição primaria para /home do que restar para seus arquivos.

Veja alguns videos no youtube antes de fazer.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 15:48 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tupi_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Partição Inacessível
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 18:07 »
Olá pessoal. Obrigado pelas respostas. Pelo visto fiz do meu HD um balaio de gatos rsrs. Essa instalação foi um desastre... Pretendo fazer o seguinte em breve: refazer as partições (com os sistemas de arquivos ext4), sendo uma de 25g para a RAIZ; outra de de 2gb para SWAP (ainda vou avaliar se vou usar isso, pois pelo visto não é tão necessária uma vez que tenho 4gb de memória); uma de uns 7gb para  /HOME e, por fim, outra com o restante do disco. Essa última gostaria de deixá-la completamente desvinculada do sistema para não cometer nenhuma presepada em futuras atualizações. Contudo, até lá, será que a dica do Arthur me dará acesso à minha partição SDA4 (a de 95 gb)? Agora entendi que minha instalação não está legal, mas será que consigo destravar essa partição? Não dá pra salvar nada nela no momento. De todo modo, estou gostando do Ubuntu. A comunidade como um todo está de parabéns. Adeus Windows!

ps: não tenho ssd, mas apenas um HD de 120gb mesmo.

Valeu demais,

Tupi

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Partição Inacessível
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 19:05 »
Ola a dica do arthur deve funcionar sim tupi! e vc pode tentar.

Eu faria uma formatação completa e colocaria tudo como deve ser, ate mesmo para evitar problemas posteriores e sem querer, colocar a culpa no sistema por porque foi feita de forma equivocada. :)

Isso e natural quando se esta aprendendo, eu mesmo formatei varias e varias vezes o meu note com Ubuntu porque nao sabia resolver os problemas, coisas coloquiais e simples de arrumar e resolver era motivo para formatação.

Entao nao se acanhe, é fazendo , colocando a mao na massa que se aprende. :)  

PS: sua partição /home tem que ser maior, 7 giga nao vai dar nem para o começo.


partição ṕrimaria de swap de 1 ou 2 gigas(se vc tiver 4 giga de ram nao ha necessidade de swap, salvo se vc for querer usar a hibernação e tbm se o seu equipamento e compativel)
partição primaria para / de 20gigas para o sistema
partição primaria para /home de 80gigas.
partição primaria de 20 gigas para reserva vazia
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 19:10 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tupi_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Partição Inacessível
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 21:06 »
Consegui restaurar a partição swap. No entanto, continuo sem acesso à outra partição. Por algum motivo não tenho os privilégios de Root, não obstante esteja logado como tal (o que parece ser outro problema). Vou seguir as recomendações dos colegas no que diz respeito ao correto particionamento do disco e instalar tudo de novo. Muito obrigado pelas dicas. Espero poder contribuir em um futuro próximo mas, por ora, sigo apanhando rsrs.

Abraços,

Tupi
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 21:09 por Tupi_BR »

Offline Tupi_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Partição Inacessível
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 23:01 »
Resolvi o problema de acesso à partição com:

sudo nautilus

de lá configurei as permissões e deu certo!

Falow!

Tupi