Autor Tópico: Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10  (Lida 1547 vezes)

Offline DR.HANK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10
« Online: 19 de Fevereiro de 2013, 02:08 »
Comprei um note LG A550 com W7 e 750GB de HD que segundo o Ubuntu a particao do W7 esta com 161GB. E existe uma segunda particao de 578GB em Ntfs (sem uso).
Agora quero de cara instalar o Ubuntu nele, mas nunca manjei desses particoes, mesmo sempre instalando Linux no meu desk.

Como faco para instalar o Ubuntu usando 100GB da particao de 578GB apenas para o sistema? Nao quero espaco para diversos, apenas programas. Os diversos ficarao nos 478GB que restariam da particao sem uso.

O note tem 4GB de memoria.

Valeu pessoal! ;)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 08:40 »
Ola o que vc pode fazer e ficar com o dual boot no caso, diminua a partição ntfs que esta vazia redimensionando essa partição e deixando espaço para o ubuntu. Geralmente o pessoal deixa a /home separada entao nao precisa deixar uma quantia de gigas muito grande para o sistema em / 35 giga para o sistema se vc vai isntalar muitos aplicativos e games e o resto para a /home esta de bom tamanho.

Vc tem 4 giga de ram nao precisa de swap, salvo se vc quiser usar a hibernação e se o seu hardware e compativel.

Use a versa 12.04 do ubuntu.

Vc tbm pode vender essa licença do windows ou fazer um upgrade para windows 8 pagando um pouco a mais, ou entao manter o windows, ja que vc pagou por ele.

Ou tra opção e instalar o ubuntu em todo o HD, 30 giga para o / e um espaço grande para a /home e se vc desejar uma partição de dados para salvar seus documentos importantes.

pegue apostilas na minha assinatura abaixo, ha varias mostrando o processo de partição do HD
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 08:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

clodoaldops

  • Visitante
Re: Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 12:13 »
-use o gpatred no live-cd  do ubuntu e crie uma ext4 de 100gb p/ instalar o ubuntu
-no passo-4 da instalação use a opção avançada

Offline DR.HANK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:33 »
Ola o que vc pode fazer e ficar com o dual boot no caso, diminua a partição ntfs que esta vazia redimensionando essa partição e deixando espaço para o ubuntu. Geralmente o pessoal deixa a /home separada entao nao precisa deixar uma quantia de gigas muito grande para o sistema em / 35 giga para o sistema se vc vai isntalar muitos aplicativos e games e o resto para a /home esta de bom tamanho.

Vc tem 4 giga de ram nao precisa de swap, salvo se vc quiser usar a hibernação e se o seu hardware e compativel.

Use a versa 12.04 do ubuntu.

Vc tbm pode vender essa licença do windows ou fazer um upgrade para windows 8 pagando um pouco a mais, ou entao manter o windows, ja que vc pagou por ele.

Ou tra opção e instalar o ubuntu em todo o HD, 30 giga para o / e um espaço grande para a /home e se vc desejar uma partição de dados para salvar seus documentos importantes.

pegue apostilas na minha assinatura abaixo, ha varias mostrando o processo de partição do HD

É dual boot que eu quero. Quero manter o W7 e na partição sem uso instalar o Ubuntu usando apenas 100GB. No caso seria só apagar a partição e instalar o Ubuntu usando 100GB, depois é só formatar o restante em ntfs.
Mas me perco nas partições do prórprio linux. Entende?

Offline DR.HANK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Duvidas nas particoes do Ubuntu 12.10
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:35 »
-use o gpatred no live-cd  do ubuntu e crie uma ext4 de 100gb p/ instalar o ubuntu
-no passo-4 da instalação use a opção avançada

E esses 100GB da ext4 é para o sistema todo? Até onde eu vi, o lugar para os diversos no Ubuntu é a home. Posso deixar a home com 0?