Autor Tópico: Vários problemas com instalação e atualização  (Lida 6540 vezes)

Offline leodok

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #15 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 21:24 »
Respondi mas não vi no topico, me desculpe se está indo de novo, tenho 3 hds, um de 1tb não particionado, e + dois, cada um com 500 gb, como sou músico e tenho um pequeno estúdio, necessito ainda do windows (infelizmente) pois a minha placa pinacle e programas como o Nuendo não rodam no ubuntu,acho que não consigo fazer as altearções de partições sozinhos, tenho medo de apagar as partiçoes com win xp e win 7

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 21:30 »
Respondi mas não vi no topico, me desculpe se está indo de novo, tenho 3 hds, um de 1tb não particionado, e + dois, cada um com 500 gb, como sou músico e tenho um pequeno estúdio, necessito ainda do windows (infelizmente) pois a minha placa pinacle e programas como o Nuendo não rodam no ubuntu,acho que não consigo fazer as altearções de partições sozinhos, tenho medo de apagar as partiçoes com win xp e win 7

Nuendo => Ardour  ;)

Offline leodok

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 21:34 »
Gostei bastante do Ardour, mas o problemas são os plug ins, no Nuendo voce testa os plug ins em tempo real e tem uma infinidade deles, acho que com o tempo vai ter também no Linux, mas por enquanto não rola

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 22:09 »
Você tem arquivos importantes no Linux?

Se tiver faça back up.

Reparticionar pode fazer voce perder dados.

Depois do back up entre com o live cd do ubunu e escolha o modo de testar o ubuntu

Lá, abra o gparted ( gerenciador de partições )

Remova a partição swap

Formate o espaço livre onde era a swap para ext4

Junte a partição sda5 com esta nova vazia ( mova pelas laterais do espaço indicado)

Aplique as mudanças.

Agora você terá duas partições Linux

Encolha a partição sda7 de 44 gigas para 30 gigas se houer espaço.

Aplique a mudanca

Junte a sda5 ao espaço vazio recém criado

Agora sua sda5 deve ter 20 gigas (6 da swap, 14 que eram da sda7 e os 136 originais)

Salve as mudanças

Volte a sua antiga sda7 e encolha ela em 2 gigas para fazer a nova swap

Aplique as mudancas

Formate o espaço de 2 gigas como swap

Aplique as mudanças

Ao reiniciar o sistema, se não houve corrupção de dados, uma mensagem de erro irá surgir, pois o arquivo fstab ainda mantém as configurações antigas e não encontrará sua swap

Edite seu arquivo fstab em /etc/fstab para a nova realidade

Com isto seu problema de espaço deve ser resolvido

Quando tudo estiver ok, o fórum pode ajudar no erro de atualizações.

[]'s

Por favor corrijam qualquer erro meu, estou sem Linux, postando "de cabeça" usando um iPhone, obrigado
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 22:12 por Tota »

Offline leodok

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 22:32 »
No Linux não armazeno nada, obrigado pela dica, vou tentar fazer isso amanhã.
Abçs

Offline leodok

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Vários problemas com instalação e atualização
« Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 21:15 »
Gostaria de postar como estão configuradas as minha partiões, pra evitar de eu apagar algum dos sistemas windows que tenho instalados:Sda1     /mnt/c-win      inicializar     Primária                   NTFS                               52427,94

Sda5    /boot                                     Lógica                    Linux ext2                         139,83

sda6   /swap                                     Lógica                   Linux  swap/solaris             6349,92

sda7    /                                            Lógica                   Linux ReiserFS                   45938,19

sda8  /mnt/f-win                              Lógica                   NTFS                                   395185,11

sda9  /mnt/d-win                             Lógica                   NTFS                                   209719,97

sd1   /mnt/win-xp sys                     Lógica                    NTFS                                   500105,25

sdc1  /windows/hd3                        Lógica                   NTFS                                  1000000,00


# Grub.conf      Dev/sda

Obrigado pela atenção!