Autor Tópico: Converter meu jogo para o Linux  (Lida 6264 vezes)

Offline peq42

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
    • TwitDown
Converter meu jogo para o Linux
« Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:29 »
Olá,

Estou desenvolvendo um jogo(no windows) usando um programa chamado Game Maker(e desenvolvi um software na mesma plataforma), porém (a versão que utilizo) só permite que eu compile meu game para .exe

Como eu poderia fazer(assim que eu finalizar o game) para converte-lo para um formato que fosse suportado no linux(em geral, não só no ubuntu)?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:51 »
Cara, programação é mais complicado do que isso um pouco, fica difícil te dar uma resposta assim sem saber nem como é seu jogo. Se fosse simples assim converter um executável de uma linguagem para outra pura e simplesmente não teríamos um aplicativo como o wine.
Mas vamos lá>

dê uma lida: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/SDL-Otimo-para-criacao-de-jogos

dê uma olhada, pois aqui tem tutoriais: http://www.gamedev.com.br/



Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:53 »
Já ouvi falar desse game maker, mas nunca mexi. Em qual linguagem vc programa? GNU/Linux aceita qualquer linguagem, há compilador para tudo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline peq42

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
    • TwitDown
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:58 »
@nomade: Meu jogo é bem simples,é 2D e como usa o Game maker, a .exe usa alguns recursos do directx 9(o que pode complicar um pouco a conversão).
Mas, se for necessário eu re-fazer o jogo em alguma linguagem/editor que funciona no Linux, acho que vou desistir de uma versão dele para linux.

@Sergio Benjamim:

Ele tem uma linguagem propia, conhecida como GML(que possue mais possibilidades que a linguagem Basic, e até delphi imagino) .É basicamente ingles XD e por incrivel que pareça é uma linguagem bem "extensa".Sem necessidade de extensão nem Dlls, ja consegue fazer grandes jogos(e até softwares).Com Dlls e Extensões então fica ilimitado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:02 »
@nomade: Meu jogo é bem simples,é 2D e como usa o Game maker, a .exe usa alguns recursos do directx 9(o que pode complicar um pouco a conversão).
Mas, se for necessário eu re-fazer o jogo em alguma linguagem/editor que funciona no Linux, acho que vou desistir de uma versão dele para linux.

@Sergio Benjamim:

Ele tem uma linguagem propia, conhecida como GML(que possue mais possibilidades que a linguagem Basic, e até delphi imagino) .É basicamente ingles XD e por incrivel que pareça é uma linguagem bem "extensa".Sem necessidade de extensão nem Dlls, ja consegue fazer grandes jogos(e até softwares).Com Dlls e Extensões então fica ilimitado.

É cara, desenvolvimento de jogos não é minha praia. Posso te indicar IDE's genéricas de programação e editores de textos, e só isso.

IDE's: Netbeans, Eclipse, Code::Blocks

Editores: Gedit, Geany (meu preferido), Vim (tem o Gvim), Emacs
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:17 »
Veja aqui..!

Obs: Se alguém tiver interesse em programação de jogos Linux entre em contato dbx@ig.com.br
Arthur Bernardes, seu link não tá abrindo.


peq42, o que posso sugerir é que num projeto futuro tente usar o Sandbox Game Maker para Linux, ou o SDL...
se você criou o game para rodar com directx creio que não vai rolar portar pra Linux, vai ter que refazer umas coisas pra isso. Teria que usar opengl no lugar do directx.
Mas creio que não deve ser difícil rodar seu jogo pelo wine, vito que ele é 2D.

http://www.sandboxgamemaker.com/
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2012, 21:20 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

baraujo28

  • Visitante
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 16:49 »
Olá, eu não tenho experiência com desenvolvimento de jogos, mas teoricamente deve ser a mesma coisa que desenvolvimento de softwares.

Para converter o seu jogo que roda no Windows para o Linux os passos básicos seriam:

1ª Ter todos os códigos fontes do jogo
3ª Retirar do código fonte do jogo tudo o que é relacionado ao Windows, por exemplo as bibliotecas DLLs
4ª Dar uma ajeitada no código fonte para rodar na plataforma Linux
5ª Arrumar um compilador em linux que compile a linguagem que você utilizou para criar o jogo

(Pode parecer simples, mas infelizmente não é!)

Não tem como você pegar o jogo compilador o .exe e converter para rodar na plataforma Linux, isto não existe, o que você pode fazer é tentar emular ele o .exe com o wine.

Offline Edimartin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #7 Online: 07 de MAR?O de 2013, 11:53 »
Olá. Eu conheço Game maker e o que você está tentando hoje é impossível mas, talvez o Game Maker venha para o linux.
Após o steam vir para o ubuntu, as empresas estão começando a ver o sistema operacional do pinguim com bons olhos.

A unity 4 virá para linux então, porque não o game Maker (vamos rezar para dar certo).
Agora o porte de um jogo de Game Maker para linux, você necessitará programar tudo do zero com bibliotecas gráficas estilo SDL, SFML, etc. um conselho. Use a SFML. Os tutoriais são ótimos e é mais fácil.

Este é o grande problema de usar um motor proprietário para a construção do jogo. As atualizações são feitas através da boa vontade dos criadores. Se fosse opensource: o porte para linux existiria à muito tempo.

Eu não culpo o Game Maker. Eu estou juntando dinheiro para comprá-lo um dia. É uma ótima plataforma mas, o único problema é que a sua multiplataforma fica só com Windows, MacOS, windows mobile, android e IOS.
Quando houver a necessidade de desenvolvimento para Linux, WiiU, PS3 e Xbox 360, você vai ter que aprender a boa e velha programação.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Converter meu jogo para o Linux
« Resposta #8 Online: 15 de MAR?O de 2013, 12:01 »
Se quiseres aprender a programar e se não te importas de ter o código aberto tens o PyGame