Autor Tópico: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...  (Lida 1853 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Online: 24 de Fevereiro de 2013, 08:17 »


Olá Pessoal, bom dia!

É o seguinte: tenho feito uma propaganda danada do Ubuntu para meus amigos e inclusive tenho a proposta (não oficial, ainda só na intenção) de tentar levar o Ubuntu (Linux) para o serviço público onde trabalho (Belo Horizonte).

Pois bem. Eu uso o Ubuntu LTS 12.04 e já está bem configurado e funcionando muito bem.

Contudo, alguns dos meus amigos não tem hardware que consiga rodar o Ubuntu com o Unity. Para eles (e inclusive para mim num Netbook) eu indico o Lubuntu. Vai então a pergunta:


Como fazer uma cópia do meu sistema LTS 12.04 (via, por exemplo, systemback) que possa, no login, permitir a escolha entre Unity e Lubuntu (não sei se isso é possível, posso estar falando asneira) ou que possa, essa cópia, pelo menos ser transformada em Lubuntu.

Ou seja, resumindo: Ubuntu 12.04 LTS ---> Lubuntu 12.04 (para os amigos menos favorecidos).

Acho que inclusive esta dúvida deve ser a dúvida de muita gente que quer indicar o Ubuntu para alguém mas não sabe a melhor forma de fazé-lo.

No mais, agradeço a ajuda! Abraços!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 08:34 »
Lubuntu não é ubuntu, é uma derivação, usa programas diferentes.

O que você pode fazer é usar o programa remastersys, e colocar a interface lxde ou xfce como queira para escolha na tela de login do 12.04 que você tem, usa o remastersys e tira uma cópia deste sistema e pronto.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 08:50 »
Olá Haereticus.

Na verdade, discordo de você. A interface realmente é diferente, mas a grosso modo o sistema é o mesmo e inclusive todos os programas que tenho no Ubuntu do desktop rodam sem problemas no Lubuntu (via pendrive) no Netbook. Todos, incluindo o próprio nautilus, meu navegador padrão.

A minha dúvida é, em outras palavras: como: trocar a interface do Ubuntu 12.04 para Lubuntu 12.04 e ofertar uma opção de escolha (se for possível) no Loguin. Só isso.

Agradeço a ajuda.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 08:51 »
No terminal :
sudo apt-get install lxde

Depois tira uma imagem usando o Remastersys

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-1204-LTS-Instalando-o-Remastersys

Ai ele gera uma imagem, grava em cd e distribui, os caras terão a escolha do lxde como interface gráfica.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, 08:53 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:29 »

Ok! Só mais uma questão: quando dou o comando:  " sudo apt-get install lxde " (no caso aqui no meu desktop) ele vai instalar o lxde e remover o Unity ou vai me dar mais uma opção de loguin (igual por exemplo ao que acontecia com o "gnome-fallback") mantendo a opção de logar com o Unity.

Agradeço a ajuda!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:49 »

Ok! Só mais uma questão: quando dou o comando:  " sudo apt-get install lxde " (no caso aqui no meu desktop) ele vai instalar o lxde e remover o Unity ou vai me dar mais uma opção de loguin (igual por exemplo ao que acontecia com o "gnome-fallback") mantendo a opção de logar com o Unity.

Agradeço a ajuda!

Vai aparecer mais uma opção no login, no caso o lxde (interface padrão do lubuntu), você poderá alterar entre elas sempre no login ao iniciar o computador.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline edempoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como Instalar Diferentes Versões do Ubuntu para amigos...
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 16:56 »
O que você quer é instalar o ubuntu e o lubuntu ao mesmo tempo no mesmo pc?

Faz assim, instala o ubuntu, depois que iniciar o sistema instalado você vai no terminal e digita:

Código: [Selecionar]
apt-get install lubuntu-desktop
Pronto. Na tela de login você vai poder escolher entre um e o outro.