Autor Tópico: segurança na compra com cartão  (Lida 3255 vezes)

Offline gasp2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
segurança na compra com cartão
« Online: 26 de Fevereiro de 2013, 09:20 »
Olá,

Eu, a poucos dias atrás fiz uma compra no walmart pela internet e usei meu cartão de crédito, ontem eu recebi uma ligação do banco me avisando que estavam tentando utilizar meu cartão para comprar passagens aéreas, mandei cancelar imediatamente, e ok.
Agora fica a duvida, eu estou utilizando o linux ubuntu 12 e está atualizado, posso estar com um virus em meu sistema, ou a segurança do walmart é que é falha???
(no ultimo ano eu só usei meu cartão para fazer esta compra...)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 11:10 »
Probabilidades irreais :

Isto não tem nada a ver com o sistema operacional. Linux ainda por cima. Virus ?  ::)

--
Probabilidades reais :

Você pode ter sido vitima de phising em seus dados online, ter um email infectado com os dados do cartão e da compra.

Pode até ter feito a comprar em um site espelhado, daqueles que mandam promoções via email e não é a pagina oficial, e sim uma falsa para captura de dados.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 11:46 »
ja aconteceu isso comigo e a culpa (segundo a policia federal) foi do site que nao ofereceu segurança..
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline pauloj100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #3 Online: 06 de MAR?O de 2013, 09:17 »
Ontem, 05/04/2013 tive a conta BB invadida com tranferencia não autorizada. Utilizo somente UBUNTU no computador.
O que pode ter ocorrido?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2013, 10:10 »
Ontem, 05/04/2013 tive a conta BB invadida com tranferencia não autorizada. Utilizo somente UBUNTU no computador.
O que pode ter ocorrido?
lembra do que você fez antes de acontecer isso? uma compra, etc?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2013, 10:32 »
Ontem, 05/04/2013 tive a conta BB invadida com tranferencia não autorizada. Utilizo somente UBUNTU no computador.
O que pode ter ocorrido?

Se abriu um e-mail solicitando fazer alguma coisa no BB, foi redirecionado para um site "fake" identico ao do banco, digitou sua conta e senha e deu ao meliante suas informações de "bandeja".

Ontem mesmo recebi este e-mail, e vi que ele era de um site .ru ou da romênia.

Como não tenho conta no BB da romênia....

[]'s

Offline pauloj100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2013, 11:18 »
Olá

Não foi email, foi durante pagamento inss e transferencia entre contas. No mesmo horario.

Offline pauloj100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2013, 11:30 »

O pagamento e transferencia ocorreram normalmente

Offline pauloj100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2013, 14:44 »

Já Não tenho tanta certeza da segurança. Ontem acessando o site BB e fiz duas transações, logo apos recebi telefonema do banco que tinha sido feita transação de valor não normal. Não era site fake com certeza pois as duas transaçoes aconteceram mais uma terceira não autorizada. Pra quem como eu confiava plenamente no ubuntu passei a ficar desconfiado.
Alguem com alguma idea do que pode ter acontecido?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #9 Online: 06 de MAR?O de 2013, 15:00 »
Quem tem que te informar isso é o banco... mas eu te garanto que tem um monte de lugares onde dá pra capturar as tuas conexões --- e o teu roteador é o primeiro deles. Qual é (marca/modelo)?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #10 Online: 06 de MAR?O de 2013, 15:06 »

Já Não tenho tanta certeza da segurança. Ontem acessando o site BB e fiz duas transações, logo apos recebi telefonema do banco que tinha sido feita transação de valor não normal. Não era site fake com certeza pois as duas transaçoes aconteceram mais uma terceira não autorizada. Pra quem como eu confiava plenamente no ubuntu passei a ficar desconfiado.
Alguem com alguma idea do que pode ter acontecido?

Ola

Voce já não trata disto aqui ? => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103778.msg573668.html#msg573668

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #11 Online: 06 de MAR?O de 2013, 15:11 »

Já Não tenho tanta certeza da segurança. Ontem acessando o site BB e fiz duas transações, logo apos recebi telefonema do banco que tinha sido feita transação de valor não normal. Não era site fake com certeza pois as duas transaçoes aconteceram mais uma terceira não autorizada. Pra quem como eu confiava plenamente no ubuntu passei a ficar desconfiado.
Alguem com alguma idea do que pode ter acontecido?

Se você usa um banco (internet banking) que trabalhe com java ou flash você não está seguro.

O sistema operacional não tem nada a ver com isto.

O problema é entre o seu banco e o que ele usa para por no site o sistema (java ou flash ou outra coisa).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: segurança na compra com cartão
« Resposta #12 Online: 06 de MAR?O de 2013, 15:12 »

O pagamento e transferencia ocorreram normalmente

Se você usa um banco (internet banking) que trabalhe com java ou flash você não está seguro.

O sistema operacional não tem nada a ver com isto.

O problema é entre o seu banco e o que ele usa para por no site o sistema (java ou flash ou outra coisa).

---

Outro detalhe é não confundir invasões remotas a emails ou dados nas nuvens com o sistema operacional.

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2