Autor Tópico: Configurar servidor de telnet e ftp passo a passo  (Lida 6587 vezes)

Offline oliv.luis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Configurar servidor de telnet e ftp passo a passo
« Online: 11 de Setembro de 2006, 14:07 »
Caros,

Baixei os pacotes(inetd, proftpd, telnetd) via Sinaptic mas não estou conseguino configurar a máquina como servidor de telner e FTP.

O que tenho que configurar no hosts.alow, deny, proftpd.conf ??

Poderiam me ajudar, por favor?

Segue o aquivo INETD.CONF:
tftp            dgram   udp     wait    nobody /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/in.tftpd --tftpd-timeout 300 --retry-timeout 5     --mcast-port 1758 --mcast-addr 239.239.239.0-255 --mcast-ttl 1 --maxthread 100 --verbose=5  /tftpboot
ftp     stream  tcp     nowait  root    /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/proftpd
telnet          stream  tcp     nowait  telnetd.telnetd /usr/sbin/tcpd  /usr/sbin/in.telnetd


Obrigado

Sds,

Luis

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de telnet e ftp passo a passo
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2006, 17:41 »
1 - Utilizar telnet é muito inseguro, hoje em dia utilizar ssh é quase obrigatorio (pacote: openssh-server)
2 - Instala o servidor de FTP em modo de stanadlone (sem inetd), é mais eficiente e mais fácil de gerir
3 - Desinstala o inetd
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline oliv.luis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de telnet e ftp passo a passo
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2006, 09:07 »
Caro Lamego,

Agradeço a recomendação de usar o ssh. A questão é que aqui na empresa as pessoas já estão na cultura de usar o telnet e vai ser difícil mudar isso. Além do mais o acesso é na rede interna, por isso creio que o telnet atenda a necessidade.

Poderia me ajudar a configurar o servidor de telnet e ftp ou indicar algum tutorial ou página na Net?

Agradeço antecipadamente.

Luis


Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de telnet e ftp passo a passo
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2006, 18:54 »
Oliveira,
essas pessoas sabem que utilizando telnet, o colega do lado consegue ver o utilizador/passwor delas ?
Sabem ainda que a utilização telnet está sendo banido das empresas por esse mesmo motivo ?
Sabem que a utilização de um cliente tipo putty é igual com telnet ou com ssh ?
Código: [Selecionar]
Agradeço a recomendação de usar o ssh. A questão é que aqui na empresa as pessoas já estão na cultura de usar o telnet e vai ser difícil mudar isso. Além do mais o acesso é na rede interna, por isso creio que o telnet atenda a necessidade.Para instalar o servidor de ftp basta:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ftp-serverDepois escolhe umas daz várias versões disponíveis e instala.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu